Séries

Série Hardware para iniciantes Parte 4: Memória RAM

Praticamente tudo dentro do computador gira em torno do processador, a peça central de sua máquina. Ontem, falamos sobre os coolers, que têm a importante missão de mantê-lo resfriado, para que ele possa trabalhar tranquilo. Hoje, trataremos sobre a Memória RAM e a sua também importante função no computador. Saiba por que ela é a amiga mais íntima do processador. Sem ela, seu chip central não seria ninguém!

Introdução

A memória RAM é um componente importante. É um dos primeiros componentes a ser checado assim que o computador liga. Assim que a checagem da memória é feita, o sistema operacional é retirado do HD e carregado na memória RAM, que inicia todos os drivers, programas, interfaces, etc. Que responsabilidade hein? Mas o que a memória RAM tem de diferente? RAM é uma sigla para Random Acess Memory (Memória de Acesso Aleatório). Ela tem esse nome, devido a sua capacidade de acessar aleatoriamente qualquer dado, em qualquer setor de memória, sem precisar passar por todos os dados até chegar ao desejado. É essa característica que lhe faz ser tão rápida. Essa memória é volátil, ou seja, quando desligada perde todos as informações contidas nela, diferente do HD.

É bem simples. Imagine a memória RAM como uma lousa. Quando ligamos o computador, o sistema operacional “escreve” coisas nela. Assim elas ficam ali suspensas até eventualmente serem modificadas pelo processador. Quando fechamos um programa, o sistema “apaga” ele da lousa, assim como quando desligamos o computador, a lousa fica sem nada escrito.

Igual aquela da sua escola

Assim quando abrimos um programa ele fica suspenso na memória RAM para ser processado pelo processador (por exemplo, um arquivo de texto que recebe letras)  até ser salvo em uma mídia de armazenamento permanente, um pendrive, disco rígido ou ser totalmente excluído caso não seja salvo. Voltando à analogia da lousa, a memória também tem um limite. Imagine que seu professor goste bastante de copiar. Logo, o quadro negro ficará sem espaço para novas informações. Com a memória RAM acontece a mesma coisa. Quando o usuário abre muitos programas de uma vez, todos eles ocupam espaço na memória RAM (lousa) que logo chegará ao seu limite. Aqui jaz a mágoa de muitas pessoas que perderam trabalhos importantes durante uma leve queda de energia elétrica porque esqueceu de salvar no pendrive.

Memória RAM vs Memória Cache

Como ja vimos no post sobre processadores, a CPU também tem uma memória, chamada “cache“. E qual a diferença dela para a memória RAM? Por que não usamos só memória cache ao invés de memória RAM? Vamos por partes.

Com o aumento no clock das memórias, se fez necessário o uso de dissipadores de calor | Imagem: Corsair/Divulgação

As memórias cache trabalham numa frequência (clock) muito maior que as memórias RAM, sendo a memória cache extremamente cara e rápida. Elas recebem as informações da memória RAM e, assim que são processadas pelo processador, as informações voltam para a memória RAM. Basicamente, a memória RAM é a sala de espera e a memória cache é a sala do médico e o médico são os cores do processador. Vale lembrar também que por motivos de limitação no tamanho do processador, memórias cache são menores no tamanho. Um processador comum vai ter um total de 4MB de cache, enquanto os pentes memória RAM ja chegam nos 4GB com folga.

Especificações de uma memória

Os “pentes” de memória em geral funcionam sobre barramento PCI. Basicamente, a memória RAM é um conjunto de vários chips com transístores (semicondutores) minúsculos que armazenam temporariamente um bit até ele ser requisitado pelo processador em dado momento ou até a memória ser desligada. As memórias mais modernas são as DIMM (Dual Inline Memory Module, Módulo de memória duplo em linha) que transmitem duas vezes mais conteúdo que o formato antigo SIMM (Single Inline Memory Module, Módulo de memória único em linha) pois transmitem o dobro de bits cada chip de armazenamento. Isso se deve a ideia de colocar contatos nos dois lados ao invés de um lado só. Como ninguém pensou nisso antes?

Diferenças entre DDR/DDR2/DDR3 | Imagem: Wikipedia

Nas memórias do tipo DIMM temos os subtipos DDR2  e DDR3, Double Data Rate 2 e Double Data Rate 3, (há também o modelo DDR, atualmente em vias de extinção). As memórias do tipo DDR2 tem trilhas diferentes das memórias DDR3, assim como uma diferente localização do chanfro (como é chamado o “espacinho” existente na sequência de trilhas). Memórias DDR3 gastam menos energia e tem maior frequência que memórias DDR2. Conclusão: Os pentes de memória RAM DDR3 tem mais espaço, são mais econômicos e trabalham numa frequência maior e por isso são mais rápidos.

Sobre o Dual-Channel

Dual-Channel é um estilo específico suportado pelas placas-mãe mais atuais que visa desbloquear o potencial da memória e do processador de um modo bem eficiente de funcionamento. Em suma, é algo bem simples: dois pentes de memória funcionando juntos com o espaço e o clock somados.  Em suma: o dobro do espaço na memória com o dobro do clock com o dobro de velocidade e o dobro de satisfação para você :P. Geralmente esses slots são coloridos pelo fabricante para ficarem da mesma cor na placa-mãe para indicar que são do mesmo channel. Caso você coloque em cores diferentes, eles não vão funcionar juntas.

Codificado por cor para a sua conveniência. Sérios problemas se você for daltônico...

Conclusão

Memória RAM realmente é complicado meu caro leitor. Talvez dos posts da série, esse seja o mais complexo por usar centenas de termos técnicos avançados que me causam um leve temor quanto a você entender esse texto. Tentamos diversas analogias e tentamos explicar diversas coisas técnicas, mas cada explicação precisava  mais outra explicação e acabava virando uma incepcexplicação. Se você não entendeu alguma coisa dita nesse texto, não se preocupe, o Guia do PC Respostas pode te ajudar e nós também podemos responder alguma coisa no comentário. Sugestões? Elogios? Escrevam nos comentários aqui embaixo a sua opinião sobre a série até agora.

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!