Muitas das fabricantes de placas de vídeo usando chips da NVIDIA não estão conseguindo desencalhar suas placas GeForce de seus depósitos. Mesmo com um belo corte nos preços das high-end GTX 280 e 260, as vendas continuam fracas e próximas do vermelho. Os modelos que praticamente pararam de ser vendidos são os que utilizam a GPU G92 de 55nm – GeForce 9800GT, GTX e GTX+.
O motivo da queda nas vendas não é tão difícil de se imaginar: nada mais do que o grande sucesso das Radeon HD 4870 e 4850, da rival ATI, que estão saindo feito água, para prejudicar a companhia verde. Sem falar no lançamento das mid-ends HD 4830 e HD 4850 X2, que competem diretamente com o chip G92 da série GeForce. Na tentativa de contra-atacar, a NVIDIA planeja um novo corte no preços da GTX 280. De qualquer maneira, isso só confirma uma coisa: a ATI acertou sua geração HD 4xxx e, no momento, só ganha força pra cima da rival.

Podemos esperar uma bela virada da AMD/ATI pra cima da NVIDIA, que tanto a massacrou por anos e anos? No momento, a única coisa que podemos contar é com a queda nos preços, tanto das Radeons quanto das GeForces, visto que a briga agora está feia e tende a ficar mais quente ainda. Lembrando que já é possível encontrar GTX 280 custando US$ 125 a menos que as HD 4870 X2!
[Via Fudzilla]