Já imaginou ter o Windows com suporte a plugins, totalmente customizável, e ainda com suporte a multi-desktop? Os desenvolvedores do Cairo Shell, uma espécie de programa que substitui o Windows Explorer pensaram, e se basearam nisso para fazer o projeto Cairo.
Olhando a imagem que está na homepage do site do projeto, é fácil ver o que é o Cairo Shell e como ele pode ser:
O Cairo Shell é conhecido como full shell replacement, isso é, pretende substituir inteiramente o Explorer do Windows, tomando como base suas dlls. Segundo o site do desenvolvedor, o Cairo trará, entre várias coisas (detalhes a seguir), um visual totalmente novo e diferenciado para o Windows.
Suporte a plugins
Ao invés do Cairo trazer tudo embutido, assim deixando-o mais pesado e instável, ele traz somente o essencial, sendo um deles o suporte a plugins. Com os plugins, você pode deixar seu computador exatamente como você quer, sem mais, nem menos. Resumindo, é algo completamente customizável.

Você pode adicionar temas e funcionalidades diferenciadas. O Cairo ainda é um ambiente onde a maioria das coisas se controla pelo drag and drop, ou seja, você seleciona algo, e arrasta ela a outro lugar, fazendo assim, tudo ser completamente fácil e rápido de mexer, sem maiores complicações.

Sem falar que tudo é novo, desde o “menu iniciar”, até a própria janela do explorador de conteúdo, com um visual que lembra muito o Mac OS X. Temos que reconhecer que, pelos conceitos, é fácil ver o quão simples a shell será, e quanta facilidade irá nos trazer, deixando as tarefas simples, como visualizar imagens, fáceis com o CoverFlow que o próprio explorer trará.
Dynamic Desktop
Que tal passar o mouse em cima de uma música e ela começar a tocar, sem precisar abrir qualquer player? Ou ao selecionar uma foto, ela abrir uma pequena janela em escala maior? Esse é o objetivo do Dynamic Desktop que virá com o Cairo Shell, tornar tudo mais fácil e interativo.

Sem falar do alternador de janelas, altamente inspirado no Linux. Fica muito mais fácil organizar suas janelas em vários desktops diferentes. Com isso, você pode separar suas áreas de trabalho, alocando cada grupo de janelas em um dos desktops.
Está perto!
O Cairo Shell é esperado para janeiro de 2009, em sua versão alfa para todos que doarem, no mínimo, 5 dólares, além dos “alfa-testers” (para comprar doar, clique aqui). O prazo para “doar” acabará no dia 5 do mesmo mês.

Há ainda um vídeo mostrando um pouco mais sobre o recurso drag’n’drop da Cairo Shell. Em desenvolvimento desde dezembro de 2007, a Cairo Shell poderá finalmente chegar (em sua versão alfa), porém, segundo o desenvolvedor, suportando inicialmente apenas o Windows Vista, sendo portada depois que tudo estiver pronto para o velho Windows XP.
Exagero por parte dos desenvolvedores ou o Cairo Shell é tudo isso mesmo? Só o tempo dirá.