Notícias

Windows 7: União Europeia acusa Microsoft de monopólio com IE

A Opera Software e a União Europeia acusam a Microsoft, com seu futuro sistema operacional, o Windows 7, de praticar táticas monopolistas. Desta vez o Internet Explorer 8 foi apontado por vir pré-instalado no Windows.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft é acusada de monopólio. Já houve outro processo sobre o Windows Media Player, fazendo com que a empresa tivesse que comercializar duas versões do Windows na Europa, uma com e outra sem o player.

microsoftuebg1

“As provas recolhidas durante a investigação, levam a comissão a concluir que, o acoplamento do Internet Explorer ao Windows, resulta em que este browser, esteja disponível em cerca de 90% de todos os PCs do mundo, prejudicando a competição dos outros browsers, e a sua demonstração de méritos. Isto resulta numa vantagem dada ao Internet Explorer, fruto de uma distribuição artificial, que outros web browsers não serão capaz de acompanhar”, diz a comissão Europeia.

A Microsoft pode ainda estar tentando “blindar” seu navegador, fazendo com que aplicações web sejam desenvolvidas especialmente para serem usadas com o browser, tirando outros navegadores do mercado pela falta de compatibilidade.

limagem_windows_no_ie

A Microsoft tem um prazo máximo de dois meses para dar explicações sobre a acusação, seja por meios escritos ou por audiências.

Caso a Microsoft perca o processo, como aconteceu com o WMP, a empresa pagará uma multa milionária, além de ter que fazer algo sobre o navegador, como tirá-lo do Windows ou adicionar a opção de não instalá-lo na configuração do sistema, ou qualquer outro método que a UE não considere monopolista.

Fonte: Omitek e PeopleWare

Tags: Internet, Microsoft, Windows

Você também vai gostar

Leia também!