Notícias

Roadmap da Microsoft vaza e revela possíveis datas de lançamento do IE 10 e Office 15

Se você acompanha o Guia do PC com frequência sabe que a Microsoft está trabalhando forte na atualização dos seus principais produtos. O Consumer Preview (também chamado de versão Beta) do Windows 8 está aí para quem quiser testar, o Internet Explorer 10 já está disponível, também em versão beta e só para a mais nova versão do SO da empresa, e a suíte de escritórios Office 15 está em fase Technical Preview desde o final de fevereiro. Mesmo assim, a Gigante de Redmond não dá nenhuma dica de quando esses produtos estarão finalmente prontos para o usuário final. No entanto, um homem chamado Maarter Visser, CEO da empresa Meetroo, parceira da Microsoft, soltou um tweet em que mostrava a imagem de um roadmap entregue pela própria empresa do tio Bill, e que revelava a possível data de lançamento desses principais produtos.

Caso você não saiba, um roadmap é um documento que detalha os planos da empresa para seus produtos, com datas a serem cumpridas, etc. O documento em questão é datado de 22/12/11 e foi entregue pela própria Microsoft no final do ano passado a diversos parceiros. A nova versão da nova suíte de escritório mais usada no mundo, o Office 15, entrará em versão beta em junho, se o roadmap estiver correto. A sua versão final, porém, só deverá dar as caras no começo do ano que vem. Essa nova versão do software é esperada pois ela trará várias mudanças, inclusive visuais. Ela será mais minimalista e focará no conteúdo que estiver sendo criado. Algumas screenshots já vazaram é há muita discussão em torno do novo visual.

Screenshot qualquer do Office 15
Screenshot qualquer do Office 15

No entanto, a surpresa mesmo está por conta do Internet Explorer 10. Se o roadmap estiver correto, sua versão final sairá na metade deste ano, mais tardar em junho. Segundo a blogueira especializada no universo Microsoft, Mary Jo Foley, o IE 10 Final pode ser lançado a qualquer momento! Porém, se nos guiarmos pelo que diz o roadmap, ele sairá também no meio do ano, em junho. A décima versão do navegador da Microsoft tem como principal novidade ser compatível com a nova interface Metro. E acreditem, ele está bem rápido! Mas quais serão as novidades para a versão clássica, que provavelmente será liberada não só para os usuários do Windows 8, mas também do 7 e do Vista (ou não)?

O documento quase não faz menção ao Windows 8. fala apenas no Developer Preview, lançado em 2011. Porém, ele é esperado ainda para este ano. Neste post, nós especulamos que ele seria lançado em setembro. Mas antes disso, virá a versão RC, que é esperada para… junho! O mesmo mês que o IE 10 Final e o Office 15 Beta serão supostamente lançados. Será que o tio Bill está preparando estes dois presentinhos para acompanharem a versão Release Candidate do Windows 8? Vale destacar também que outros produtos da empresa foram mencionados do roadmap, dentre eles investimentos no Windows Phone, Silverlight, Visual Studio e outros. Então, o que você acha do lançamento da versão final do IE 10 e a Beta do Office 15? Está ansioso por elas? Vamos conversar nos comentários. :)

[ZDNet]
Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!