Análises

Review: Windows 8 Consumer Preview

Windows Store, por enquanto com tudo de graça.

Lançado esta semana, o Windows 8 Consumer Preview agradou e desagradou vários nichos de usuários por aí. Alguns não gostaram  da radical “reimaginação” do sistema e outros a aprovaram 100%. Para alguns, ele rodou lisinho e estável, para outros, congelamentos súbitos e desgosto. Veja o que nós achamos do novo sistema da Microsoft.

Interface Metro: amada e odiada

A interface Metro foi a mudança mais radical do Windows 7 para o Windows 8. Tudo ficou mais parecido com um smartphone com Windows Phone. Uma tela de bloqueio que permite acesso por senha, código de segurança e até por gestos feitos em uma imagem. Isso tudo pode ser mostrado ao empurrar a tela de bloqueio para cima com o dedo ou com o mouse. Ao fazer isso e desbloquear a tela, o Windows exibirá a famigerada Start Screen, que ganhou muitas mudanças desde o Developer Preview. No Consumer Preview, um novo recurso chamado de Semantic Zoom faz o trabalho de mostrar todos os apps da Start Screen na tela.

Start Screen do Windows 8 Consumer Preview.
Start Screen do Windows 8 Consumer Preview.

O menu Iniciar, no Windows 8, foi completamente extinto do modo desktop. No Developer Preview, o menu Iniciar ainda poderia ser recuperado por meio de uma gambiarra no registro do sistema. Agora, nem um acesso ao menu há mais, a barra de tarefas do sistema está mais vazia, o Windows perdeu algo clássico em nome da evolução. Tudo está disponível na Charm Bar e nos cantos de tela do sistema. Passando o mouse no canto inferior esquerdo da tela ou nos cantos da direita, o botão para acesso à Start Screen e o menu Charm aparece, e, se estiver na Start Screen, um atalho para o app aberto antes da ida para a Start Screen aparece. Passando o mouse no canto e depois deslizando o ponteiro para cima (sem clicar), os últimos apps abertos aparecem. Clicando com o botão direito no canto inferior esquerdo, no botão Start, um menu de contexto é aberto com diversas opções, como o Task Manager, Command Prompt e itens do Painel de Controle em geral.

Menu de contexto que aparece ao clicar no cantinho esquerdo do Windows 8.
Menu de contexto que aparece ao clicar no cantinho esquerdo do Windows 8.

Algo que eu achei bacana no Windows 8 é a possibilidade de rodar um app Metro ao lado do desktop clássico ou ao lado de outro aplicativo Metro. O sistema permite que você ajuste a largura do app que ficará como uma barra lateral ao lado de todas as outras coisas.

App Weather à esquerda rodando simultaneamente com o IE 10 no desktop.
App Weather à esquerda rodando simultaneamente com o IE 10 no desktop.

Integração é tudo!

O acesso à sua conta agora é feito usando sua Windows Live ID (futura Microsoft Account), integrando o sistema operacional, suas configurações e coisas do tipo com a nuvem. Durante a instalação, o sistema pede o e-mail atrelado à Live ID e recupera informações. Após isso, ele pede a senha e começa a configurar a sua conta no sistema operacional. Vale notar que ele recuperou algumas informações da minha instalação do Windows 8 Developer Preview, como os sites mais acessados do Internet Explorer 10. Ah, não tente removê-lo da Start Screen. :P

Sincronização do Windows 8 com a Live ID, futura Microsoft Account.
Sincronização do Windows 8 com a Live ID, futura Microsoft Account.

Segurança é ter três opções de login

No Windows 8 há nada mais, nada menos que três opções de login no sistema: senha comum, PIN e senha de imagem. A senha comum é aquela que os computadores em geral usam, fornecida pelo usuário durante a instalação do sistema. As novidades aqui são o PIN e a senha de imagem. O PIN consiste em digitar uma simples senha numérica de 4 dígitos. Como diz a Microsoft, é uma forma rápida e conveniente de login no sistema. É bem interessante quando se quer uma segurança básica para impedir que algum curioso entre na sua conta sem autorização.

Senha de imagem no Windows 8.
Senha de imagem no Windows 8.

Já a senha de imagem consiste em gestos desenhados em uma imagem escolhida pelo usuário que dão acesso ao sistema. Qualquer imagem pode ser usada. Escolha uma imagem qualquer, use pontos característicos dela e desenhe três traços que darão acesso ao sistema. É possível fazer retas, círculos, cliques, etc. Feito isso, repita os desenhos e tente não esquecer deles. É um item de segurança bem criativo, devo dizer.

A Windows Store

Com o lançamento do Windows 8 Consumer Preview, a Windows Store deu as caras pra nós. A nova loja no maior estilo Central de Programas do Ubuntu e/ou Mac App Store chegou para reunir os bons programas do Windows em um só lugar. Ela já está completamente acessível a partir da Start Screen.

Windows Store, por enquanto com tudo de graça.
Windows Store, por enquanto com tudo de graça.

Não sei por que, mas aqui alguns itens na Store apareceram em idioma alemão pra mim e pra alguns outros usuários do sistema, mesmo com este em inglês. Felizmente, há como relevar isso por enquanto, mas corrija isso, dona Microsoft. Entre os vários apps da Microsoft, acho que merecem destaque o Evernote, o WordPress.com, Photobucket… Mal foi lançada a lojinha do Windows 8 já tem boas opções. Se bem que já estavam encorajando desenvolvedores há tempos, né? Parece que deu certo.

Mais e mais edições

Parece que a Microsoft quer segmentar ainda mais as versões do Windows. Notícias recentes mostram que o sistema operacional provavelmente será distribuído em oito edições diferentes.

Versões do Windows 8, no registro do sistema.
Versões do Windows 8, no registro do sistema.

São elas:

– Windows Enterprise Edition;
– Windows Home Basic Edition;
– Windows Home Premium Edition;
– Windows ARM Edition;
– Windows Professional Edition;
– Windows Professional Plus Edition;
– Windows Starter Edition;
– Windows Ultimate Edition.

Em vez de diminuir, vão é aumentar o número de versões. Dona Microsoft não tá aprendendo…

Screenshots com mais facilidade

Screenshots: pressionou o atalho, o sistema faz a imagem e manda pra biblioteca de imagens.
Screenshots: pressionou o atalho, o sistema faz a imagem e manda pra biblioteca de imagens.

Até então era um mistério saber como as screenshots funcionariam no Windows 8, já que ele também será adaptado para tablets e eles não têm a tecla Print Screen no teclado. No Windows 7 ainda há todo aquele trabalho de pressionar a tal tecla, abrir um editor de imagem e salvá-la. Ou usar a Snipping Tool (Ferramenta de Captura). Mas no novo Windows isso não será necessário. Com a combinação de teclas WinKey + Print Screen, a imagem será capturada e salva automaticamente na biblioteca de imagens, no maior estilo Mac OS X, só que com mais facilidade, afinal, são menos teclas e malabarismos em relação ao sistema da Apple. Para o caso de imagens mais específicas, como a de uma janela, a Snipping Tool ainda está presente e funcional na lista de apps.

Leitor de PDFs agora é real

Arquivo PDF aberto no Windows Reader.
Arquivo PDF aberto no Windows Reader.

Um problema do Windows até agora é o fato de que é necessário um programa de terceiros para ler PDFs, mas o Windows 8 finalmente mudará esse fato. O novo sistema virá com um app Metro chamado Windows Reader, que abre arquivos PDFs nativamente (e em tela inteira, graças à interface Metro). Com isso, não precisaremos mais instalar um Adobe Reader da vida.

Windows Explorer agora tem Ribbon e mais detalhes em operações de arquivos

Lixeira com Ribbon no Windows 8.
Lixeira com Ribbon no Windows 8.

Mais parecido com as versões mais recentes do Office, o Windows Explorer ganhou a interface Ribbon (Faixa de Opções), que dá um acesso fácil a várias opções que, porventura, entrariam num menu de contexto. A Ribbon adaptará menus e opções para determinados tipos de arquivos ou pastas, dando opções relacionadas a eles, facilitando o manuseio deles. Experimente inserir um disco removível, clicar nele e observar a Ribbon. Você verá atalhos para abrir, formatar, ejetar, etc..

Processo de cópia de arquivo no Windows 8: mais detalhado.
Processo de cópia de arquivo no Windows 8: mais detalhado.

Além disso, ao fazer operações com arquivos entre locais, uma janela com mais detalhes aparecerá na tela, substituindo aquela simples barrinha de progresso de arquivo. Informações como velocidade de cópia e um gráfico com a oscilação dela acompanham o processo. Quando duas ou mais operações são feitas ao mesmo tempo, elas são reunidas em uma janela só. É uma bela melhorada, na minha humilde opinião.

Internet Explorer 10: indeciso

Internet Explorer 10 versão Metro.
Internet Explorer 10 versão Metro.

O título pode confundir, mas isso meio que define o atual rumo do Internet Explorer 10 no Windows 8, separado em um app Metro e um pro desktop clássico. Um suporta plugins e o outro não. Diz a Microsoft que é por motivos de segurança e que o HTML5 já é bom o suficiente para a necessidade de plugins na interface Metro. Para os que — assim como eu –, não concordam com isso, ainda há a opção de usar o navegador da Microsoft no desktop. E mais, instalar outros navegadores ainda não vai causar uma explosão no sistema. Pode congelar, mas não vai explodir.

Instabilidades e coisas que toda versão de testes tem

É uma versão de testes, logo, ela tem seus problemas. E acredite, cada computador pode ter problemas bizarros e que talvez não cheguem nem perto do computador que está do lado do seu neste exato momento (?). Aqui, eu sofri com um festival de congelamentos inesperados do sistema que forçavam o pobre usuário a pressionar o botão Reset do gabinete, telas brancas e pretas aleatórias que tapavam o conteúdo na tela, Windows Explorer fechando e dando pane no sistema, entre outros.

Problemas e pioras

O Windows 8 é a reimaginação do Windows em si. É tudo novo, diferente, e demanda um tempo a mais para se acostumar. Mas isso talvez seja uma tarefa árdua para quem vem de versões mais antigas do sistema operacional. Um dos problemas da Metro UI em desktops é a alta exigência do botão direito do mouse. Usuários mais novatos ficarão perdidos com a infinidade que o botão direito proporciona no Windows 8. Algumas opções triviais de apps do sistema só podem ser vistas clicando com o botão direito. Isso, ao meu ver, derruba a produtividade terrivelmente.

Desligar nas Configurações do Windows 8? Não parece ser muito intuitivo.
Desligar nas Configurações do Windows 8? Não parece ser muito intuitivo.

Desde versões de décadas atrás, para desligar o computador era só entrar no menu Iniciar e clicar em Desligar. No Windows 8, infelizmente, o buraco é mais fundo: O acesso aos recursos de desligamento, reinício e coisas do tipo estão acessíveis apenas através do menu Charm > Settings, não importa o app em execução. Isso soa positivamente como uma centralização de tudo, mas não é muito cômodo aos usuários. O menu do usuário, localizado lá no canto direito da tela, permite trocar a imagem do usuário, desconectá-lo e travar o computador. Por que não colocar uma opção de desligar/reiniciar ali?

Outro problema: as configurações dos apps foram escondidas dentro do menu Charm, acessível pelas pontas do lado direito da tela. O problema aí é o fato de que não há algo que informe “Ei, cara, é ali que estão acessíveis as configurações do teu aplicativo!”; ok, ok, apenas um “Configurações do app” seria de bom tamanho. Mas só é exibido um botão “Configurações”, algo que, dentro do menu Charm, implicaria para a abertura do Control Panel (Painel de Controle).

Conclusão

O Windows 8 trouxe um pouco dos tablets para os desktops. Eu, particularmente, achei deveras exagerado usar um app Metro na minha tela de 19″, com resolução de 1440×900, mas não deixou de ser uma sensação boa. A essência passada é de que a produtividade aumenta quando apenas uma janela está em foco e ocupando todo o espaço disponível, impedindo que o usuário perca o foco da tarefa olhando para outro aplicativo na área de trabalho. Eu recomendo que você faça o download e experimente o que há de mais novo no mundo das janelas; mas não se esqueça de verificar se seu computador roda o sistema tranquilamente! Ele pode ter seus problemas, mas acho que vale a pena encarar. :D

Tags: Microsoft, Software, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!