Dicas e tutoriais

Acelere o carregamento dos vídeos do Youtube

O YouTube com certeza se tornou um site essencial na Internet. Todos os dias milhares de vídeos são postados. Mas não pense que no YouTube existem apenas vídeos de loucos fazendo loucuras, ou de animais bonitinhos sendo fofinhos. Definitivamente não! Existe um amplo conteúdo educacional e histórico. Estou “cansando” de pesquisar sobre fatos históricos na Internet e vez por outra encontro vídeos da época que, se não fosse o YouTube, estariam com certeza perdidos numa sala fria de algum órgão federal. Esses vídeos contribuem para nossa história e cultura. Infelizmente os vídeos (desculpe a palavra) idiotas, violentos e preconceituosos também refletem nossa sociedade.

No entanto, nós que moramos no Brasil sabemos que os serviços de Internet estão longe de se tornarem ideais. Muitos usuários ainda têm uma conexão lenta com a Internet. Para piorar a situação, algum tempo atrás o YouTube mudou seu sistema de Streaming. Não sei se vocês se lembram mas, antigamente, quando pausávamos o vídeo ele continuava carregando e isso era muito bom para quem tinha uma conexão lenta. Bastava escolher o vídeo, esperar começar a carregar e apertar o pause. Assim o vídeo carregaria e você assistiria ele completo sem pausas!

Atualmente, quando apertamos a pausa o buffer do YouTube para imediatamente e volta a carregar quando apertamos o Play.

1-vel.Youtube

Outra coisa que dificultou a vida de quem não tem uma conexão muito boa com a Internet é quando pulamos para uma parte do vídeo. O YouTube começar a carregar aquela parte do zero. O mesmo acontece quando voltamos para uma parte que já assistimos. Mas nós temos uma solução! Existe uma maneira de mudar o streaming do YouTube para o modo antigo. Assim poderá escolher seu vídeo, apertar o pause e esperar ele carregar completamente para depois assistir sem incômodos!

Vamos começar!

Nós iremos usar uma ferramenta chamada YouTube Center. Essa ferramenta está disponível para a maioria dos navegadores modernos. Ele é totalmente compatível com Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera, dentre outros navegadores. No nosso exemplo iremos utilizar o Google Chrome.

1º Passo: Acesse o site do YouTube Center e na parte de download procure pelo navegador que você usa. No nosso caso o Google Chrome. Depois baixe a extensão e instale.

3-vel.Youtube
Eu escolhi essa opção

2º Passo: Depois de instalado basta acessar o YouTube. Ao acessá-la você receberá uma mensagem de boas-vindas. Aperte em “Close”. Você notará que na parte superior direita existe um ícone de uma engrenagem. Clique nela.

4-vel.Youtube

3º Passo: Irá abrir uma janela de configurações. Primeiramente mude o idioma para Português (Brasil). Depois clique na segunda opção do menu do lado esquerdo: “Player”.

5-vel.Youtube

 

4º Passo: Na opção “Player” desmarque a opção “Reprodução DASH”.

6-vel.Youtube

 

Pronto! Você acaba de modificar o streaming do YouTube para o modo antigo! O efeito é imediato. A partir do próximo vídeo que você abrir, poderá apertar o pause e ele carregará até o final, assim como era antigamente. Ainda existem muitas outras opções do YouTube Center para você explorar. Tenho certeza que essa ferramenta será bastante útil para você!

Gostaram da dica de hoje? Então compartilhe com seus amigos e familiares! Se encontrar alguma outra opção interessante no YouTube Center, não deixe de compartilhar conosco nos comentários.

Você também vai gostar

Leia também!