Inteligência ArtificialNovidades e Lançamentos

Bemobi lança agente de IA para pagamentos recorrentes via WhatsApp e aposta em experiência mais fluida que chatbots tradicionais

A Bemobi (BMOB3), empresa especializada em soluções de pagamento digital, acaba de anunciar o lançamento de sua nova plataforma baseada em inteligência artificial: a Bemobi Grace. O agente de IA conversacional permite que consumidores realizem pagamentos de serviços recorrentes diretamente via WhatsApp, oferecendo uma experiência mais natural e eficiente do que os tradicionais chatbots.

A tecnologia já está sendo utilizada por clientes de setores estratégicos para a companhia — incluindo telecom, utilities, educação e saúde — e conta com contratos firmados nessas áreas. Um dos destaques é a adoção da solução por um grande cliente do setor de saneamento.

O objetivo da Grace é claro: transformar a experiência do consumidor no momento do pagamento. A IA permite interações multimodais — por texto, voz, documentos e imagens — para facilitar a vida dos usuários. A novidade atende a uma demanda real, especialmente nos setores de telecomunicações e utilities, onde 80% dos atendimentos via WhatsApp estão relacionados a pagamentos.

“A Grace é mais do que uma tecnologia nova, é uma mudança cultural na forma como as empresas interagem com seus consumidores, simplificando processos, reduzindo fricções e gerando eficiências operacionais significativas”, afirma Lucas Zardo, VP for Conversational Payments da Bemobi.

A plataforma é resultado de uma abordagem interna que também faz uso de IA no desenvolvimento de software, acelerando o time-to-market. “Nossa agilidade vem do uso nativo da inteligência artificial na criação de códigos, o que nos permite lançar soluções complexas em prazos extremamente curtos”, explica Zardo. Segundo ele, a plataforma foi estruturada em duas frentes: uma voltada à combinação de ferramentas para atender a diferentes demandas do mercado e outra voltada às empresas já integradas ao ecossistema Bemobi.

A Bemobi já opera no modelo white label com 563 empresas, incluindo todas as principais operadoras de telecom do país, como Vivo, TIM e Claro; grandes grupos de utilities como Energisa, Equatorial, Enel, NeoEnergia, Light e Copel; instituições de ensino como Grupo Salta, Farias Brito e YDUQS; além de diversos provedores regionais de internet. No primeiro trimestre de 2025, a companhia registrou um recorde de R$ 2,4 bilhões em volume de pagamentos processados (TPV).

Com a Grace, a Bemobi reforça sua posição no mercado de pagamentos móveis e conversacionais, apostando em IA como vetor estratégico para impulsionar a digitalização do relacionamento entre empresas e consumidores.

Você também vai gostar

Leia também!