A Casa das ONGs abre entre os dias 10 e 12 e 16 e 19 de novembro e oferece uma programação repleta de atividades para dar voz às demandas da sociedade civil durante a realização da COP 30 – Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A iniciativa é uma forma de colocar a população e, especialmente a amazônida, no centro do debate sobre as mudanças climáticas. A ação é um projeto da Abong – Associação Brasileira de ONGs.
As atividades abrangem diversos segmentos, com destaque para as ações relacionadas à tecnologia e mudanças climáticas. Algumas propostas, como “memes para salvar o clima” e “desinformação e negacionismo climático” estão entre os destaques da programação de oficinas e painéis.
Confira as atividades relacionadas ao uso de tecnologia que serão realizadas na Casa das ONGs:
Oficina “IA, Justiça Climática e Defesa dos Territórios”
🗓️ Dia: 11/11/2025⏰ Horário: 14:00-15:30 – 🏷️ Tipo: Oficina/Roda
Organizações proponentes: SabIAr e Coletivo Labô
Ementa: A oficina trará um diálogo coletivo sobre os riscos e potências do uso da inteligência artificial na defesa dos territórios e na luta por justiça climática. A partir de dados, vivências e dinâmicas participativas, será realizada a atividade para o uso ético da IA por coletivos e movimentos sociais, com foco no protagonismo de populações historicamente excluídas.
Oficina “Memes pra Salvar o Clima”
🗓️ Dia: 11/11/2025⏰ Horário: 16:00-17:30 – 🏷️ Tipo: Oficina/Roda
Organização proponente: Escola de Ativismo
Ementa: Oficina teórico-prática sobre o uso de memes como ferramenta de comunicação e mobilização em causas climáticas. A atividade apresenta a história e o potencial político dos memes, conecta essa linguagem a campanhas e ações diretas, e convida os participantes a criar conteúdos sobre temas da COP 30 e de seus territórios.
Painel “Desinformação e Negacionismo Climáticos: impactos e estratégias de enfrentamento”
🗓️ Dia: 17/11/2025⏰ Horário: 10:00-12:00 – 🏷️ Tipo: Painel
Organizações proponentes: InfoAmazônia, Instituto Democracia em Xeque, Casa Galileia, Greenpeace Brasil, PROCAM/IEE/USP.
Ementa: O painel propõe debater os desafios relacionados à integridade da informação e ao negacionismo climático, analisando como a circulação de dados imprecisos ou manipulados afeta a preservação ambiental, a saúde das comunidades e a formulação de políticas públicas.
Com tradução simultânea para Inglês, Espanhol e LIBRAS.
A Casa das ONGs estará aberta a todos e as atividades são gratuitas e a participação é sujeita à capacidade dos ambientes, com atividades acontecendo desde às 10h até às 19h30h. A programação completa fica disponível no site da Abong.
Casa das ONGs
Local: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 315 – Umarizal
Período de realização das atividades: 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de novembro
Horário de funcionamento: entre 10h e 23h, nas datas em que houver programação
Confira aqui a programação completa.







