Dicas e tutoriais

Melhore a navegação privada do Firefox

A navegação privada permite ao usuário navegar em qualquer site sem deixar rastros no histórico. É uma ferramenta muito útil e que está presente nos principais browsers do mercado, como Safari, Chrome, Internet Explorer e Firefox. Definitivamente é uma ferramenta que veio para ficar.

Quem usa com frequência o modo de navegação privada do Firefox e já teve a oportunidade de testar o mesmo recurso em outro navegadores, sabe que o browser da Mozilla não é nada flexível. Para abrir uma única página no modo privado é necessário fechar tudo que está aberto e reiniciar o navegador no modo privativo. Em seguida, todas as páginas são reabertas e recarregadas.

Mas há como melhorar isso no Firefox 3.6, deixando a navegação privada parecida com a do Internet Explorer ou Chrome – uma nova janela exclusiva para esse modo de navegação. Para isso, entra em ação um dos maiores trunfos da Mozilla: as extensões. O add-on Private Browsing Window faz a mágica. Após instalada, a janela de navegação privada pode ser acessada pelo atalho Crtl + Shift + P ou no menu Ferramentas, Private Browsing Window. Um novo add-on será oferecido, instale-o para melhor integração entre a navegação normal e privada.

O funcionamento da extensão é simples: Ela cria um novo perfil no Firefox para o modo privado. Assim que a janela é fechada, o perfil é limpo. E é ai fica a grande desvantagem da extensão: no modo privado, seus favoritos e personalização do Firefox não estão disponíveis – mas nada o impede de personalizar o perfil privado.

Apesar da extensão estar em estágio de desenvolvimento (experimental), é uma ótima solução para usuários que frequentemente usam a navegação privada do Firefox. Agora nos resta torcer para que a Mozilla melhore a ferramenta no Firefox 4 – já que a versão 3.7 foi cancelada e a empresa não fez isso no recém lançado Firefox 3.6.

Fonte: Lifehacker.

Tags: Google, Microsoft, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!