Dicas e tutoriais

Como fazer um blog no Blogspot

Design de modelo facilitando sua vida

Quem conferiu o primeiro post da série “Como fazer um blog” aprendeu a se cadastrar, configurar e fazer o primeiro post no WordPress. Este é o segundo e último post da série, e como prometido, você vai aprender passo-a-passo como criar seu primeiro blog no Blogspot, do Google. Preparado? Então mãos a obra!

Blogger vs Blogspot

Na verdade, não existe nenhuma diferença entre Blogger e Blogspot. Ambos são nomes para o mesmo serviço. Aliás, o serviço de blogs do Google se chama Blogger, e foi criado em 1999 pela empresa Pyra Labs, sendo comprado pela gigante das buscas em 2003. Blogspot é a url comum para todos os blogs criados no serviço (nomedoseublog.blogspot.com, por exemplo). Porém, foi o nome Blogspot que se popularizou no Brasil, pois em meados de 2003 surgiu a versão nacional do Blogger, mantida pela Globo.com. Hoje, o Blogger.com.br está disponível apenas para os assinantes da Globo.com, enquanto o “Blogspot” é grátis para todo mundo. Nesse post, na maior parte do texto trataremos o serviço por “Blogspot” mesmo. :)

Blogspot – Primeiros passos

Para criar seu primeiro blog no Blogspot, é preciso ter uma conta no Google. Se você já utiliza qualquer outro serviço da empresa (GMail, Docs, Agenda, etc), você pode usar a mesma conta no Blogspot. Basta fazer o login normalmente e acessar o site blogger.com (ou blogspot.com). Depois, pule para “Criando uma conta Blogger”. Se você ainda não tem uma conta Google, continue lendo o post para aprender a criar a sua.

Criando uma conta Google

Ter uma conta no Google é extremamente útil pois lhe dá acesso a inúmeros serviços oferecidos pela empresa, como o GMail (melhor serviço de email, na minha opinão), o Docs (processador de texto, planilhas e apresentações), Agenda (uma agenda online :P), além do próprio Blogspot.

Para criar sua conta Google, acesse a página principal do Blogspot e clique em Iniciar, logo abaixo de “Não possui uma conta do Google?” (ou “Get Started”, logo abaixo de “Don’t have a Google Account?”, se estiver em inglês). Preencha com seus dados (email, senha e data de nascimento) e não se esqueça de marcar a caixa “Aceito os Termos de Uso”. Clique em Continuar.

Formulário de inscrição no Google
Criando uma Conta Google você tem acesso a vários serviços grátis

Criando uma conta Blogger

Fique tranquilo: criar uma conta no Blogger é apenas criar o seu próprio blog, e não mais um usuário e senha para você decorar. A conta Blogger sempre será acessada pela sua conta Google. Uma vez feito o login, você pode utilizar qualquer serviço da empresa sem precisar digitar tudo de novo.

São apenas três passos para você ter seu primeiro blog no Blogspot. No primeiro, será exibido um pequeno formulário igual ao da figura abaixo. Nele, você preenche seu nome completo ou o nome que deseja utilizar nas postagens do seu blog. Seu nome real e seu endereço de email já estarão preenchidos nos outros campos, pois são os mesmos utilizados na sua conta Google. Após escolher seu “pseudônimo”, clique em Continuar.

Criando conta no Blogger
Preencha com seu nome de batismo ou de "guerra".

No segundo passo, você escolhe o nome e o endereço do seu blog. Lembre-se de clicar em Verificar disponibilidade para saber se a url que você quer já foi escolhida por outro blogueiro. Se não der para ter uma url igual ao título do blog, pense em uma original e fácil de ser lembrada, pois é através dela que seus leitores vão acessar seu blog.

O terceiro e último passo é a escolha do Modelo. Ele será a “cara” do blog para seus leitores. Ao contrário do WordPress, que possui centenas de temas disponíveis, o Blogspot exibe apenas 8 modelos para você escolher. Porém, você pode personalizá-lo ou trocá-lo completamente depois. Escolha o que gostar mais e clique em Continuar.

Escolhendo cara do seu blog
São poucas opções, mas todas completamente personalizáveis

Seu blog está pronto! A partir de agora, você já pode postar seu primeiro texto. Porém, antes de começar escrever, vamos dar uma rápida olhada nas configurações básicas do Blogspot.

Configuração básica

Após a escolha do modelo e a confirmação de que seu blog está pronto, será exibido o painel principal do Blogspot. Nele, você pode acessar todas as configurações do seu blog, como editar postagens, aprovar ou desaprovar comentários, etc.

Painel principal do Blogspot
No painel principal você também pode conferir seus blogs favoritos

O Blogspot é extremamente simples e você quase que não precisa se preocupar com configurações extras. Mas se quiser “sujar as mãos” um pouco, pode ajustar as configurações de data e hora clicando em Configurações, no painel principal, e depois e Formatação, nos links abaixo das abas principais. Você pode escolher como elas serão exibidas e ajustar o fuso-horário para sua cidade. Clicando em Básico, você pode alterar o título do blog (que será exibido no topo da página principal) e adicionar uma breve descrição.

Não tenha medo de ler e testar as outras configurações do Blogspot. Mas faça com cuidado e um teste por vez, para não se perder durante o processo e desconfigurar completamente o seu blog.

Alterando o Modelo

Talvez o maior ponto fraco do Blogspot para blogueiros iniciantes seja a pequena variedade de modelos disponíveis no próprio sistema. Existem apenas 6. Porém, eles podem ser completamente personalizados de maneira relativamente simples no Design de Modelos. Para mudar o visual do seu blog, clique na aba Design, e depois em Design de Modelo. Nele, você pode alterar tudo: desde as cores das fontes até o formato do próprio blog (duas colunas, três colunas, etc).

Design de modelo facilitando sua vida
Você pode editar o visual do seu blog sem mexer com nenhum tipo de código

Conheça a ferramenta testando seus recursos e conferindo a cara do seu blog na pré-visualização. Quando tiver certeza de que ele está do jeito que você quer, clique em Aplicar ao blog. Você também pode construir o modelo do seu blog completamente do zero, mas é necessário ter pelo menos um conhecimento intermediário em HTML e CSS.

Gadgets para 'tunar' seu blog
São centenas de gadgets diferentes para seu blog

Além de editar layout (ou seja, o modelo), você também pode adicionar Gadgets ao seu blog, para aumentar a interatividade com seu leitor. Os Gadgets são recursos extras, como enquetes, barra de vídeo, caixa de pesquisa, etc, que você adiciona pelo menu Elementos da Página, ainda na aba Design. Dependendo do layout escolhido, você pode ter três ou mais áreas para adicionar seus gadgets. Escolha o local, clique em Adicionar um Gadget , e uma nova janela com todos os elementos disponíveis será aberta. Leia a descrição e clique no “+” para adicionar. Uma nova tela será exibida com as configurações básicas daquele gadget. Se não quiser alterar nada, clique em Salvar.

Após testar e escolher o layout e os gadgets para o seu blog, é hora de por a mão na massa (ou melhor, no teclado) e escrever seu primeiro post!

Gerenciando seus posts

Clicando na aba Postagem, você tem acesso a um gerenciador simples, porém completo, dos seus posts. Em Nova Postagem, é exibido o editor de posts, onde você pode, é claro, editar seus posts, inserir novos textos e publicá-los. Em Opções de Postagens, abaixo de “Marcadores”, você pode programar a data de publicação de um post, permitir ou bloquear comentários para aquele texto, entre outras opções.

Em Editar postagens, é exibida uma lista com todos os seus posts, onde você pode editá-los ou excluí-los. Há também a opção de Editar páginas, onde você cria páginas estáticas com informações variadas, como uma página falando sobre você, por exemplo. A criação de páginas é bem parecida com a criação de posts.

Tela de edição de posts
Capriche nos posts para conquistar seus leitores

Na caixa de texto há uma barra de formatação semelhante a que você deve estar acostumado a utilizar no Word, com opções de inserir imagens, vídeos, links, entre outras. Na aba Editar HTML, você pode inserir códigos em HTML diretamente no post. Simples assim. Mas ainda falta um passo antes de publicar seu primeiro post: organizar seus textos.

Pequeno guia sobre Marcadores

A organização dos posts no Blogspot é bem mais simples do que no WordPress, porém menos completa. Para categorizar seus textos, o Blogspot utiliza apenas os Marcadores. À primeira vista, eles são bem parecidos com as “tags” do WordPress (se não sabe o que são “tags”, clique aqui). Você os define no momento da publicação do post, e podem ser escolhidos quantos marcadores você quiser, desde que os separe por vírgulas no campo “Marcadores”, logo abaixo da caixa de texto.

Se quiser organizar seus posts de forma parecida com as “categorias” do WordPress, agrupando seus textos por grandes assuntos (por exemplo, usando apenas uma palavra chave como “Cinema” para agrupar todos seus posts sobre filmes), pode definir os marcadores previamente e utilizá-los ao publicar a postagem. Eles são criados no momento em que você publica o post, mas podem ser novamente selecionados ao clicar em Mostrar tudo.

Ou se preferir, pode utilizar os Marcadores como as “tags” do WordPress, escolhendo várias palavras-chaves que tenham relação com aquele texto e com sua temática principal. Por exemplo, um post sobre um filme específico pode conter os marcadores “Cinema”, “Filmes”, e “nomedofilme”. Porém, um post geral sobre cinema pode conter apenas o marcador “Cinema”. Escolha a maneira que achar melhor para organizar seus posts e que, de preferência, não confunda a cabecinha seus leitores!

Mais uma coisa (ou “one more thing” ;))

Uma das grandes vantagens do Blogspot em relação ao WordPress é a facilidade de acesso à ferramentas de publicidade, que podem fazer com que seu blog lhe dê uma graninha extra no fim do mês. “Coincidentemente”, a ferramenta mais utilizada pelos blogueiros profissionais foi criada pelo próprio Google: o Google AdSense. Ela exibe várias publicidades no seu blog e o paga pelos clicks feitos nelas. Se quiser testar, basta clicar na aba Gerar receita no próprio painel do Blogspot. Mas antes de querer ficar milionário com seu blog, é bom se dedicar bastante a ele, fazendo posts de qualidade e conquistando seus leitores!

E uma última observação: infelizmente não vamos cobrir todas as funcionalidades do Google Ad-sense (nem como criar uma conta no serviço) neste post, pois fugiria do foco do tutorial. Mas como você é um aspirante a blogueiro esperto, com certeza vai descobrir mais sobre a ferramenta pesquisando no próprio Google! ;)

O poder é de vocês

Agora é com você. Escreva seus textos, defina os marcadores e publique suas ideias no seu primeiro blog no Blogspot. E, claro, não se esqueça de divulgar para os amigos, colegas, familiares e aqui no Guia do PC! Se surgir alguma dúvida, pode comentar neste post ou postar no Guia do PC Respostas que sempre terá alguém para ajudá-lo em sua jornada rumo ao sucesso na Blogosfera!

Tags: Google

Você também vai gostar

Leia também!