Dicas e tutoriais

Monitore a saúde dos seus discos rígidos com CrystalDiskInfo

Ele também é importante

Para muitos usuários que têm conhecimento acerca do assunto e disposição para tal, montar o seu próprio computador é sempre a melhor opção, em detrimento a se comprar uma máquina já montada na loja. Isso permite-nos escolher cada componente a dedo e personalizar nossa configuração.

Desta forma, os usuários escolhem o melhor processador, a placa de vídeo mais parruda, muitos gigabyte de memória etc… Ok, não há nada de errado nisso. No entanto, existem alguns elementos que são negligenciados pelos seus donos. Um exemplo: o disco rígido. Você pode ter o melho fucking processador disponível, a placa de vídeo mais estilosa da cidade, muitos gigabyte de memória, mas… se o seu HD não funcionar, de nada adiantou tanto investimento.

 

O computador, é um conjunto de componentes, e como tal, exige que seja dispensada atenção para cada peça individualmente. Então, como dar a atenção que o seu HD merece? Com o pequeno utilitário CrystalDiskInfo. De posse dele, você poderá ter informações pertinentes e profundas sobre o seu disco rígido e assim tomar as atitudes necessárias para sua manutenção.

O instalador pesa meros 2,70 MB e há versões tanto para desktop quanto para ser usado diretamente de um pendrive. Ótimo para técnicos que sempre precisam de ferramentas do tipo em mãos. Outro ponto positivo a favor dele é que há tradução para o nosso português, além de ser gratuito e bastante leve, não comprometendo de forma nenhuma o desempenho da máquina.

Se você optar por instalá-lo diretamente no seu computador, tome cuidado com apenas uma coisa durante o processo. Em determinado momento, ele pergunta se você quer instalar um programa chamado Velocidade do PC. Diga que não e pode prosseguir com a instalação normalmente.

Selecione Não instalar e clique em Next

A interface do CrystalDiskInfo é bem simplista e direta, apresentando em uma única janela as informações referentes ao seu HD. Dentre elas, podemos citar o firmware do seu disco, o número serial, a interface e o modo de transferência, a letra que identifica a unidade, tamanho do buffer, a taxa de rotações por minutos, medida em RPM e uma informação bem interessante, o número de vez que ele foi ligado e por quantas horas que ele já trabalhou.

Eu destaquei esse dado em especial, por que os discos rígidos têm uma especificação técnica que diz respeito ao número de horas que ele pode trabalhar sem dar problema, segundo o seu fabricante. Visto que ele é um dispositivo que em parte é mecânico, possuindo partes móveis, ele tem uma vida útil relativamente bem limitada, se comparado com outras peças, por isso, fique atento a esse detalhe.

Afora estas informações, o CrystalDiskInfo ainda diz a temperatura na qual o seu HD está trabalhando e diz se está dentro do limite ou não, além de um status que mede a saúde do seu disco rígido. Se for azul, ok, não precisa se preocupar. Se for amarelo, já comece a tomar medidas para contornar esse problema. Talvez um backup ou pesquisando um novo HD.

Meu HD já está pedindo outro

O utilitário, apesar de ser bem pequeno, disponibiliza várias funções para o monitoramento da saúde do seu disco rígido. Informações técnicas, gráficos, monitoramento de dois ou mais discos e uma série de personalizações. Mas note que ele é uma ferramenta para monitorar, e não reparar. Portanto, para manter seu disco rígido sempre saudável, realize desfragmentações periodicamente e faça uma limpeza de todo o lixo acumulado nele. Fazendo isso, é só acompanhar de perto como ele anda com o CrystalDiskInfo.

Tags: Downloads, Hardware, Software

Você também vai gostar

Leia também!