Dicas e tutoriais

Como ativar a aceleração gráfica por hardware no Google Chrome

No período Cretáceo, há 65 milhões de anos atrás no padrão do mercado tecnológico, os navegadores não tinham abas. Eu sei, um absurdo hoje. Mas naquela época, o recurso bam-bam-bam de qualquer browser era se ele suportava ou não abas. Depois o foco foi o visual minimalista, iniciado pelo Chrome e seguido pelos demais, posteriormente a Sandbox e, agora, o recurso da vez é a Aceleração Gráfica por Hardware.

Apesar do Opera já usar esse recurso desde sua versão 1.0, quem começou com a brincadeira foi o tão mal falado Internet Explorer 9. E para a sorte de todos nós, é uma feature que deu muito certo, já que todo computador possui placa de vídeo, mesmo que seja aquelas fedorentas onboard. Como deu certo, o Firefox e até o Safari também implementaram a função. Mas curiosamente o Google Chrome, navegador que está despontando no cenário atual, não possui esse recurso ativado por padrão.

Acontece que o Chrome com a aceleração por hardware ativada, é muito mais rápido que qualquer outro navegador! Vai lá, faz o teste! A Microsoft tem um benchmark (aquele dos peixinhos no aquário) que avalia a perfomance do navegador na renderização gráfica. Primeiro faça o teste comparando o IE 9 e o Chrome sem aceleração gráfica ativada. Depois ative no Chrome e repita o teste.

Benckmark no Chrome
Benckmark dos peixinhos dourados

Mas primeiro (como diria o Máscara), vamos aprender a ativar essa bagaça no Chrome. Digite na barra de endereços “about:flags“, sem as aspas. Então, ative as opções Substituir a lista de renderização do software, Criação de GPU em todas as páginas, Desativar GPU VSync e por fim GPU Accelerated Canvas 2D,como na figura abaixo. Agora é só reiniciar o Chrome e correr para o abraço.

Ativando aceleração por hardware no Chrome
Ative as 4 opções destacadas

Se você tirar dois minutinhos do seu tempo, pode fazer a comparação do IE 9 e Chrome no teste do aquário. Teste primeiro o Chrome sem aceleração por hardware ativada. Depois ative e veja a diferença. É brutal! Se você perceber algum tipo de instabilidade no uso normal, cotidiano, basta fazer o caminho inverso e desativar as opções acima. Simples. Enjoy ur Chrome, now! :)

Tags: Google, Software

Você também vai gostar

Leia também!