Dicas e tutoriais

Evitando a LER/DORT com o WorkRave

WorkRave Ícone

D.O.R.T (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), mais conhecido como L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo), é um mal que está afetando um número muito grande de pessoas hoje em dia. A LER/DORT afeta principalmente os membros superiores do corpo, como braços, mãos e juntas dos dedos. E ela surge justamente através do uso excessivo destes membros, que trabalham muitas horas por dia fazendo um esforço repetitivo, sem nenhum tipo de pausa ou descanso.

LEROs mais afetados, curiosamente, são aqueles que passam muitas horas trabalhando em frente ao computador. No meu caso, eu chego a passar 10 horas ou mais trabalhando em meu PC, geralmente digitando. E é muito fácil se esquecer do tempo e mergulhar no trabalho, passando horas a fio naquela mesma posição, sobrecarregando costas, lombar, braços, mãos e dedos. Confesso que sofro bastante com dores nas costas. Por isso, é imperativo adotarmos medidas para evitar tais problemas que, em estágios mais avançados, pode até incapacitar o membro. Na Wikipédia tem mais informações sobre isso, caso queira se aprofundar.

Sendo assim, como podemos evitar a LER/DORT? Visto que trabalhamos muito tempo no computador, por que não usá-lo também para nos ajudar a evitar estes probelmas? O WorkRave, é um programa que pode nos auxiliar neste objetivo. Ele como que fará o papel de nossas mães, nos avisando, de maneira bem chatinha, quando deveremos fazer uma pausa, e quais exercícios devemos fazer.

O instalador pesa meros 11 MB e o processo de instalação é bem simples e intuitivo. Ele atua em background, ou seja, em segundo plano. Porém, em intervalos regulares de tempo, que no meu caso são a cada 50 minutos, uma janela popup surge, de forma bastante intrusiva, e lhe avisa que você tem de fazer uma breve pausa. Além disso, uma assistente lhe dirá quais exercícios você deve fazer. Por exemplo, fechar e abrir as mãos seguidamente, alongar os braços, movimentar a cabeça, dentre outras coisas.

Os alertas do WorkRave, tanto visuais quanto sonoros, são bem chatos e quebram a concentração, às vezes até irritando. Mas esse é um mal necessário. A título de prova, antes de eu conhecer este programa, eu configurava um lembrete no meu iPad para que a cada 50 minutos eu desse uma pausa. Mas eu constantemente apenas fechava o aviso e continuava o meu trabalho. Como o WorkRave é bem mais intrusivo, você fica mais estimulado a de fato parar e fazer o que ele pede. Antes o trabalho interrompido a dores nas costas.

Exercícios do WorkRave
Um dos exercícios propostos pelo WorkRave

O WorkRave ainda possui algumas configurações bastante úteis, que com certeza vão se adaptar às suas preferências e ao seu ritmo de trabalho. Assim, você pode facilmente definir a periodicidade das pausas e quanto tempo ela deve durar, de que forma quer receber os alertas e outros parâmetros finos. Este é um post de utilidade pública. Portanto, se você passa muito tempo no computador, seja trabalhando, jogando, stalkeando sua namorada nas redes sociais ou fazendo outros tipos de “trabalho repetitivo“, recomendo fortemente que dê uma chance ao WorkRave. Sua saúde e seu corpo agradecem.

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!