Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Como instalar novas fontes no Linux

Instalar fontes novas no Linux é um grande mistério para muitos. Um dos motivos é a grande diferença dos sistemas Linux para o Windows. Qualquer mudança no modo de uso causa esse tipo de dificuldade.

Diferente mas não difícil. É, para o espanto de muitos a facilidade estraga qualquer tentativa de sentir-se O Escolhido em Linux e mostrar para as garotas como se alguma desse importância para isso que você é melhor que o Neo.

E então, como fazer? Simples:

Nas distribuições com Gnome

Nas distribuições que usam o ambiente gráfico Gnome e derivados, como o Ubuntu, que usa o Gnome com o Unity no lugar do Gnome-Shell, vem instalado por padrão o Gnome-font-viewer. Então é só baixar a fonte da internet, do site que quiser, e clicar 2 vezes no arquivo de fonte. O aplicativo vai abrir e mostrar como é a fonte. Para instalar basta clicar em “Instalar“. Espantosamente simples, não?

Clique 2 vezes no aquivo de fonte
No Gnome-font-viewer clique em "Instalar"
Você só poderá instalar a fonte em "Sistema" se tiver permissão de administrador

Nas distribuições com KDE

A lógica é a mesma e o programa é praticamente igual. As distribuições com KDE vem com o aplicativo KFont-view. Faça igual a versão do Gnome.

Clique 2 vezes no aquivo de fonte
Como no Gnome-font-viewer, é só escolher se quer instalar para todo o sistema ou só para seu usuário

Como instalar fontes Microsoft?

Há fontes livres que são idênticas às Arial e companhia, com a Liberation. Mas se quiser realmente usar as fontes padrão do sistema Windows, existe um método que evita instalar uma por uma em algumas distribuições, como no sistema da Canonical.

Na sua Central de Programas, procure e instale o pacote: ttf-mscorefonts

Como instalar manualmente?

Se realmente achou muito fácil  e não gostou disso por achar que é uma afronta à sua inteligência, você tem a liberdade de não usar a instalação amigável.

Abra o Terminal (ou Konsole) e digite:
sudo nautilus (para Gnome) ou sudo dolphin (para KDE)

Se sua distribuição não possui “sudo” para entrar como administrador, digite antes “su” e só depois de entrar com a senha escreva o nome do navegador de arquivos padrão.

Agora é só encontrar o diretório de fontes, que fica em /usr/share/fonts/truetype, fazer um pasta com o nome da fonte e jogá-la dentro. Simples assim.

Gostou da nossa dica de hoje, voltada para usuários Linux? Toda quarta-feira temos a coluna Dicas para Linux, se você simpatiza com o sistema do pinguim e quer aprender a usá-lo um pouco melhor, é só nos acompanhar. Tens alguma sugestão de pauta, entre em contato conosco através do endereço contato@guiadopc.com.br ou diretamente por nosso formulário de contato. Veja outras dicas para Linux publicadas anteriormente:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!