Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Unity Mail

Conforme o Dr. David Greenfield, do Centro de Estudos de Internet de West Hartford, Connecticut, Estados Unidos, 6% das pessoas que navegam na internet são compulsivas em ver e-mails. A ânsia para ler qualquer mensagem no correio eletrônico é tão grande que as pessoas sentem abstinência caso não consigam entrar em sua caixa postal. É um vício, assim como álcool e outras drogas. Como qualquer vício, é complicado deixá-lo. A Superinteressante publicou um programa da revista Time com instruções, a fim de ajudar as pessoas. Um dos passos é “desligar distrações”, como aviso de e-mail que acabou de chegar.

Bom, caso você seja um viciado em ler e-mails, sinto muito. Sinto mais ainda porque esta incrível dica, do Unity Mail, não é para você. E por que não? A razão é que o Unity Mail vai avisar para você assim que e-mails estiverem em sua caixa de entrada.
Para a grande maioria das pessoas, Unity Mail será uma benção. Além de não precisar ficar abrindo o navegador para verificar mensagens, pois avisos na tela aparecerão, em um clique será possível abrir a caixa de entrada ou redigir um e-mail.
Está curioso? Então instale e teste. Primeiro de tudo, como você pode ter notado, é preciso ter o sistema operacional Ubuntu, que usa a interface Unity. É, o nome Unity Mail vem daí. Mas você que é esperto(a) e lê o Guia do PC já sabia :P

Unity Mail
Unity Mail na barra lateral do Unity

Instalação

O aplicativo está em um repositório PPA. Para instalar é o procedimento padrão que já deve ter observado aqui no GdPC. Clique no menu perto do relógio e entre no gerenciador de atualizações. Ou vai estar escrito “Software atualizado” ou “Atualizações disponíveis”. Agora aperte no botão “Configurações…” para entrar em “Canais de software”. Na aba “Outro software”, adicione o repositório:

ppa:mitya57/ppa

Feche e clique em “Verificar” na tela do gerenciador de atualização, a fim de atualizar as informações do repositório. O próximo passo será ir à Central de Programas e instalar o Unity Mail.

Unity Mail na Central de Programas
Unity Mail na Central de Programas

Uso

Com ele instalado, será preciso configurar a conta de e-mail. Por padrão ele vem já definido o Gmail com protocolo IMAP.

Unity Mail
Já vem preenchida algumas informações

Se você tiver conta no Gmail, veja se o protocolo está ativo nas configurações do e-mail. Para isso, clique no botão em forma de engranegem no topo direito da janela do Gmail e vá às Configurações. A verificação faz-se na aba “Encaminhamento POP/IMAP”.
Para outros e-mails, veja as configurações próprias. Elas podem ser conseguidas no menu de ajuda de seu serviço de e-mail. Do Yahoo, por exemplo, existe explicação aqui.

Agora é só aproveitar.

Notificado OSD também mostra e-mail novo

E então? Gostou? Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Esperamos que ela seja útil. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!