Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Instale o último LibreOffice no seu Ubuntu

Hoje é dia de mais um “Dicas para Linux” aqui no Guia do PC, e o assunto desta coluna é LibreOffice. Ele é o pacote de escritório concorrente do Microsoft Office e que pode ser usado nos principais sistemas operacionais para desktop disponíveis. O LibreOffice nasceu após a cisão do grupo que desenvolvia o OpenOffice com a Oracle, companhia compradora da Sun, empresa por trás da suíte de escritório. Com um objetivo bem claro de tornar o programa independente, deixando longe de caprichos de megacorporações, o time de programadores criou a The Document Foundation.

A fundação responsável pelo LibreOffice é independente, mas conta com o apoio de grandes empresas, como Google, Novell, Canonical, Red Hat e até a brasileira 4Linux.

LibreOffice

Apesar de não ser tão poderoso como o Microsoft Office, o pacote de escritório é sim um forte concorrente da suíte da empresa de Redmond. O conjunto de aplicativos serve muito bem para usuários, empresas e governos que fazem um uso médio e até relativamente avançado das funções tradicionais desse tipo de programa. Portanto, o LibreOffice tem uma vantagem competitiva tremenda, pois faz o que o Microsoft Office faz e não custa nada, é inteiramente grátis.

Outro ponto positivo do LibreOffice é sua força política. Das mãos de seus programadores, ainda quando trabalhavam no OpenOffice da Sun, saiu o ODF (Open Document Format), usado hoje pelo LibreOffice. ODF é um padrão de documentos aberto e universal, que tira o sono da empresa de Bill Gates. ODF veio como uma força avassaladora, sendo aprovado pela ISO, pela ABNT e recomendado não só pelo governo brasileiro como padrão de documentos da administração pública (e-PING), mas por outros Estados pelo planeta também. A preocupação da Microsoft com o ODF foi tão grande que a empresa não pensou duas vezes antes de pedir ajuda à Embaixada estadunidense no Brasil para fazer pressão no governo brasileiro, a fim de cessar a ameaça do ODF, como revelou vazamentos do Wikileaks.

Mas para você que não está interessado em desenvolvimento, em política e jogo de interesses, deve estar mesmo é querendo usar o LibreOffice, não é verdade? O LibreOffice pode ser baixado no site oficial ou ser usado em qualquer distribuição Linux agora mesmo, por já ser instalado por padrão. No entanto, no Linux, acontece um fenômeno curioso, ou chato, para alguns. O programa, geralmente, não é atualizado frequentemente. Não que seja uma versão defasada, mas o que ocorre é a opção dos desenvolvedores do sistema Linux por usarem uma versão mais estável. No Ubuntu, por exemplo, a última versão dos repositórios oficiais da Canonical é a 3.5.4.2, mas no site oficial é disponibilizado versão do ramo 3.6.

Apesar do site possuir um pacote .deb de simples instalação, o bom mesmo seria ter um repositório onde fosse possível instalar e receber facilmente atualizações, não é mesmo? Pois o time do LibreOffice fez isso, pelo menos para o Ubuntu. No sistema da Canonical agora é possível instalar o novo LibreOffice pela Central de Programas, usando um repositório PPA.

Aviso

Primeiro, saiba que não é recomendado instalar em computadores de produção, como o seu principal que contém informações importantes ou da empresa. A recomendação, para maior segurança, é sempre ficar com programas recomendados nos repositórios oficiais.

Desinstale a versão anterior do LibreOffice

Não é recomendado instalar se houver uma versão anterior do LibreOffice. Então vá à Central de Programas e desinstale o libreoffice-core. Ou simplesmente vá ao Terminal e digite:

[sourcecode]sudo apt-get remove –purge libreoffice-core[/sourcecode]

Instalação do repositório PPA

Após realizar a desinstalação, clique no menu perto do relógio e entre no gerenciador de atualizações. Ou vai estar escrito “Software atualizado” ou “Atualizações disponíveis”.

Gerenciador de atualizações
Por aqui entra-se no Gerenciador de Atualizações, onde existe um botão para ir ao Canais de Software

Agora aperte no botão “Configurações…” para entrar em “Canais de software”. Na aba “Outro software”, adicione o repositório:

ppa:libreoffice/ppa

Feche e clique em “Verificar” na tela do gerenciador de atualização, a fim de atualizar as informações do repositório. O próximo passo será ir à Central de Programas e instalar o LibreOffice.

Método mais fácil

Há um método mais fácil de adicionar o repositório e instalar o programa. Para isso basta usar o Terminal. Copie e cole no Terminal:

[sourcecode]sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice libreoffice-gnome[/sourcecode]

Com esse único código você já fará tudo de uma vez só. Aproveite então as melhorias do último LibreOffice ou deixe aqui seu motivo para não atualizar ou mesmo não usar o programa da The Document Foundation.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!