Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Instale Netflix no seu Ubuntu

O cara chega em casa, liga o PC, vê todos aqueles filmes baixados por torrent e tem uma epifania. Muitas coisas passam pela cabeça. Uma delas é sair da ilegalidade. Dar aos autores do filme o que eles merecem pelo belo trabalho. Ele pensa mais, em si, que é dar o que eles merecem para terem condições de criarem mais obras primas. Ele pensa: “Se eu tenho dinheiro, por que não?”. Mas ele quer comodidade. Não quer sair de casa. Não quer esperar o Blu-Ray chegar da tele-entrega. Quer ver agora! Mas ele liga seu PC, seu Ubuntu, vai ao melhor serviço de vídeo sob demanda, o Netflix, e tudo que pensou vai por terra. O serviço não é compatível com seu Linux para desktop… o que fazer?

Netflix

É, é um drama. Não existe compatibilidade do player do Netflix com o Linux. O serviço usa o Microsoft Silverlight com DRM ativado, ou seja, somente quem tem Windows ou Mac OS X pode usar, pois a Microsoft não desenvolve o aplicativo para Linux.

Mas alguém com boa alma pensou em uma maneira de usar o WINE, o interpretador “quase-emulador” que faz programas do Windows rodarem no sistema do pinguim, ser a chave para o Netflix rodar em computadores com Linux, mais especificamente com Ubuntu. E tudo de maneira simples, sem quebrar a cabeça… ou quase.

Como instalar o Netflix?

Vamos para os finalmentes. Netflix pode ser instalado no Ubuntu (e sistemas baseados neles) através de um repositório PPA. Mas como instalar? Primeiro adicione o repositório :

ppa:ehoover/compholio

Para adicioná-lo procure pelo “Gerenciador de Atualizações” no dash do Ubuntu. Após abrir clique em “Configurações”, para abrir o “Canais de software”. Na aba “Outros programas” adicione o tal repositório.

Adicione o repositório

Depois, abra o “Gerenciador de atualizações” novamente para atualizar um nome índice.

Atualize o índice de repositórios

Fazendo isso, vá à Central de Programas e instale o Netflix-desktop.

Netflix na Central de Programas

Caso queira praticidade, use o Terminal para fazer tudo que foi dito acima:

sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio

sudo apt-get update && sudo apt-get install netflix-desktop

Agora é só abrir o Netflix, aceitar a instalação do Silverlight e de outros componentes e ser feliz.

Netflix no dash do Ubuntu

Problemas

Nem tudo são flores. O Netflix adaptado para Linux não roda como no Windows. Há problemas de desempenho que comprometem a experiência para muitas pessoas que possuem um equipamento mediano. Caso tenha um PC relativamente fraco, pode ocorrer lags frustrantes.

Aperte F11 para escolher tela cheia, mas tenha um máquina boa

Netflix nativo

Mas e um Netflix nativo para Linux? Quando sai? A resposta é:  já saiu e não vai sair. Vamos entender o que quer dizer isso.

Existia uma confirmação que a Netflix estava fazendo um player compatível com Linux. A informação veio de dentro do time de desenvolvimento da empresa. Durante a OSCON 2011 (Open Source Convention) em Portland, dois engenheiros da empresa confirmaram que o Netflix para Linux já estaria em desenvolvimento e dentro de 1 ano seria a estreia no mercado.

Havia também declarações de Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, que a adoção do Netflix à Ubuntu TV seria um caminho natural. Ele não falou em planos, mas deixou transparecer que o ecossistema Ubuntu precisava de um produto como Netflix.

Após um tempo, a Netflix foi curta e grossa. Joris Evers, Diretor de Corporativo de Comunicação, falou: “Não existem planos para suportar Netflix no Linux”.

Não se sabe o que aconteceu com o Netflix nativo que estava em desenvolvimento, como os engenheiros da empresa afirmaram. Não há informação alguma e, o mais curioso, é que existe desde 2011 um plugin Netflix para o Chrome OS, que é Linux e funciona dentro da base do navegador Chrome.

Entretanto, o plugin do Chrome OS é propositalmente incompatível com o navegador Chrome e até qualquer sistema Chrome OS ou Chromium OS que não tenha vindo de um Chromebook. Por que criariam um plugin em um sistema Linux e que funciona dentro da estrutura do Chrome mas que não funciona fora do Chromebook? Ninguém sabe e a Netflix nunca respondeu. Mas todos esperam que o serviço esteja disponível, pelo menos, para a futura Ubuntu TV.

Netflix pode ser testado por 1 mês grátis. Quem já assinou, gostou do Netflix rodando no Ubuntu? Ou encontrou outra alternativa que funcione em Linux? Deixe seu comentário.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Esperamos que ela seja útil e ajude você a finalmente usar o Netflix, o mais popular serviço de vídeo online do mundo. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Destaques, Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!