Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: FreeOffice uma ótima suíte de escritório

Muitas pessoas afirmam que o que falta no Linux é um bom pacote escritório. Certamente quando ouvimos essa frase uma tremenda carga de preconceito está presente contra o LibreOffice, conjunto de programas padrão na maior parte das distribuições do pinguim, pois a suíte de escritório desenvolvida pela Fundação The Document é excelente, podendo servir com maestria a maioria das pessoas e das empresas.

Claro que há fatores pessoais que podem fazer o LibreOffice ficar menos atrativo, e contando com a falta no Linux do Microsoft Office, o melhor pacote de escritório do mercado, alguns ficam decepcionados com a situação. Situação esse que poderia ser contornada se a suíte de escritórios da Softmaker Software GmbH fosse mais popular.

A suíte de escritório da empresa alemã é sem sombra de dúvidas uma das melhores disponíveis. Muitos vão achar até melhor que a da Microsoft, por ter uma interface prática e menus bem pensados.

O grande problema é que o Softmaker Office é pago e é relativamente caro. Mas a empresa resolveu ajudar os consumidores, disponibilizando uma versão grátis, chamada de Softmaker FreeOffice, para o público. A versão tem tudo o que a maioria das pessoas irá precisar. Um editor de textos, um planilha eletrônica e um programa de apresentação.

Os destaques do FreeOffice ficam para a compatibilidade com os formatos ODF e a leitura nativa de documentos OpenXML da Microsoft, como o .docx. Em relação a esse formato, a Softmaker tem uma compatibilidade infinitamente melhor que o o produto da The Document.

Baixe o FreeOffice

Acesse o site oficial, clique em “Download” e faça um pequeno registro. Com isso um número de série será enviado para seu e-mail. Ele é necessário para fazer o primeiro início do programa.

Instalação

A instalação é simples e é baseada no duplo clique. Os pacotes disponíveis são em .deb (Debian, Ubuntu, Mint) ou .rpm (Fedora, OpenSUSE, Mandriva). Ainda tem um pacote em .tgz, que serve para todas as distribuições Linux, mas com instalação manual (usuários avançados). Tudo está em 32 ou 64-bit.

freeoffice
Instalação simples

Uso

No primeiro uso será pedido seu nome, seu e-mail e código de série, recebidos por e-mail. Após isso o programa está pronto. Contudo, a suíte está em inglês por padrão.

Para passar para o português, ou qualquer dos idiomas disponíveis, aperte em “Tools”, depois “Options…”. Agora mude a língua nas abas “Apearrence” e “Language”.

freeoffice3
Por padrão, o FreeOffice vem em inglês

Aproveite, caso queira, para mudar para o sistema métrico (e largar o terrível sistema de medidas estadunidense) e também instalar o corretor ortográfico português. O arquivo está disponível na mesma página de download onde foi baixado a suíte.

A instalação é feita em “Extras”, “Configurações”, aba “Idiomas” e no botão “Hunspell dictionaries”.

Conclusão

Tudo pronto, seu FreeOffice está perfeitamente usável e você tem em mãos um dos melhores exemplares de programas para escritório. Não tem todas as funções do Softmaker Office, mas tem o que a maioria necessita.

freeoffice4
Interface do FreeOffice

Agora que está usando em seu Linux, o que achou do FreeOffice? Vai passar a usá-lo no seu cotidiano? Deixe sua opinião e aproveite, caso queira, para sugerir uma pauta sobre Dicas para Linux. Se preferir, mande-nos um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nas semanas anteriores:

Tags: Dicas para Linux, Software

Você também vai gostar

Leia também!