Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Duas alternativas à loja de aplicativos do Windows 8

Uma das novidades mais interessantes que foram introduzidas com o lançamento do Windows 8 foi a Windows Store, loja de aplicativos oficial da Microsoft para o seu sistema operacional, que abriga os aplicativos modernos (antigamente nomeados de Metro) e vários dos programas clássicos voltados para a velha interface, gratuitos ou não. O seu funcionamento é semelhante as já conhecidas App Store e Google Play, que foram pioneiras neste modelo de negócio de distribuição centralizada de aplicativos por um baixo preço. Estas “lojinhas de aplicativos”, como são muitas vezes chamadas, desembarcaram primeiro nos dispositivos móveis e só depois foram portadas para os sistemas operacionais tradicionais.

Apesar da loja oficial da Microsoft ser completa o suficiente para a maioria dos usuários, na coluna Dicas para Windows dessa semana iremos falar de duas lojas alternativas, para que você não fique dependente apenas dos títulos disponíveis na Windows Store. É interessante ressaltarmos que este é um ponto positivo para a Microsoft, pois ela permite que aplicativos possam ser instalados por outros métodos diferentes do definido por ela. O mesmo não acontece com a Apple, por exemplo, que considera ilegal a instalação de apps oriundos de lojas de aplicativos de terceiros, técnica esta conhecida como Jailbreak. Assim, a Gigante de Redmond dá mais liberdade para os desenvolvedores insatisfeitos com os termos e condições da empresa para a publicação de seus apps. Já publicamos aqui no Guia do PC algumas dicas que se aplicam à loja de apps oficial da Microsoft:

Bom, vamos ao assunto deste post? Para começar, a primeira loja sobre a qual iremos falar é…

Intel AppUp

A AppUp é uma loja de aplicativos criada pela Intel (sim, aquela que desenvolve processadores) que possui centenas de aplicativos, alguns deles de grande relevância, como o Sound Forge e o Vegas, editores de áudio e vídeo (respectivamente) da Sony. Vários jogos também marcam presença na loja, como o clássico RollerCoaster Tycoon 3 e o recente XCOM: Enemy Unknown. O catálogo da loja cresce rapidamente a cada dia, em grande parte por a Intel disponibilizar um portal para os desenvolvedores que queiram publicar seus aplicativos na AppUp.

Você pode acessar o catálogo completo da loja através do site oficial, mas caso queira instalar os aplicativos da loja em seu computador, você precisa instalar o cliente primeiro e fazer um rápido cadastro. A loja não é apenas compatível com Windows 8, usuários do Windows 7 e XP também podem usufruir dela.

Intel-Appup
Intel AppUp

Great Windows Apps

Embora esta alternativa não tenha nenhum grande nome como a Intel por trás, sua proposta é bastante interessante: O Great Windows Apps foi criado por desenvolvedores que gostam de desenvolver para o Windows 8 mas ficaram desapontados com a quantidade de aplicativos de baixa qualidade presentes na loja oficial, que muitas vezes fazem com que as melhores opções fiquem escondidas, exigindo mais tempo do usuário para garimpá-las em meio à quantidade de outros títulos de qualidade duvidosa.

Basicamente, é isso que esta loja tenta corrigir. Por exemplo, nenhum aplicativo que use o ícone padrão para o app será listado na loja. Aplicativos com avaliações ruins também terão sua visibilidade prejudicada em prol da relevância dos que são melhores avaliados pelos usuários. O Great Windows Apps é a mesma loja do Windows, só que mais organizada, mais relevante e mais bonita.

Great-Windows-Apps
Great Windows Apps

A melhor parte é que, diferentemente da Intel AppUp, nenhum software adicional é necessário para instalar os aplicativos dessa loja, uma vez que estes já estão listados na loja oficial do Windows 8. Quando você clica em “Download” no Great Windows Apps, ele te redireciona para a página do aplicativo na Windows Store. Caso você queira ajudar os responsáveis pelo Great Windows Apps, um aplicativo oficial está disponível na loja por $2,99. E sim, ele é um aplicativo bem bonito.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Esperamos sinceramente que tenha gostado e que, de alguma forma, ela tenha sido útil para você, usuário Windows. Agora nos diga: Conhece alguma outra loja alternativa para o Windows 8 além das duas citadas acima que gostaria de indicar? Testou alguma das que indicamos e quer deixar suas impressões? Vamos discutir o assunto nos comentários! Caso você queira nos ajudar com alguma sugestão para esta coluna, por favor, nos envie um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Teremos o maior prazer em considerar sua sugestão e, se for o caso, publicá-la aqui. Veja as dicas que demos nas semanas anteriores:

Tags: Destaques, Dicas para Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!