Dicas e tutoriais

Como mudar as associações de arquivos no Windows 8

Uma das melhores características do Windows é a liberdade dada ao usuário para personalizar boa parte do sistema. Embora a maioria dos painéis através dos quais é possível modificar mesmo os aspectos mais detalhados do sistema fique escondido, sendo acessível apenas abrindo o nome do executável manualmente, muitas das opções são relativamente simples de mudar e podem ajudar o usuário a deixar o sistema com a sua cara, de acordo com as suas preferências.

Além das várias opções de personalização visual, algumas modificações mudam o funcionamento do sistema em si e como ele lida com todo tipo de arquivo. Uma das principais é a troca de associação de extensão, ou seja: Determinar qual programa abre, por padrão, os arquivos com alguma determinada extensão. Por exemplo, arquivos de textos, geralmente, possuem uma extensão *.doc ou *.docx. Se você tiver o Microsoft Word e o Writer instalados em sua máquina, pode definir qual deles abrirá, por padrão, arquivos com a extensão *.doc ou *.docx. Neste tutorial, você irá aprender como fazer este simples procedimento no Windows 8.

Mudando associação de arquivo no Windows 8

Para começar, abra a tela de início e digite “tipo de arquivo”. Em seguida, clique à direita no item Configurações e selecione a opção “Alterar o tipo de arquivo associado a uma extensão de arquivo” dentre os resultados da busca. Veja na imagem abaixo:

Busca-Windows-8

Em seguida, um painel de configurações será aberto no ambiente clássico do Windows 8. Este painel irá mostrar todas as extensões de arquivo registradas pelo sistema até o momento. Procure neste painel, em meio às milhares de extensões, a que você procura e clique em cima dela. Um menu será aberto mostrando algumas opções de programas compatíveis com esta extensão:

Painel-Associacao-Arquivo
Escolhendo o programa-padrão para cada extensão

Caso a opção que você procura não se encontre entre as sugestões do Windows, o botão “Mais opções” aumenta a lista para algumas opções adicionais. No fim dessa lista, se encontram duas opções importantes. A primeira delas, “Procurar um aplicativo na Loja”, te leva à loja de aplicativos do Windows e procura automaticamente por softwares que suportam os arquivos da extensão em questão:

Windows-Store-Extensao
Apps que suportam a extensão 3gp

A opção seguinte, “Procurar outro aplicativo neste PC”, permite que você possa indicar qualquer executável no seu computador para torná-lo padrão para abrir os arquivos dessa extensão. Use essa preferência com cuidado, pois embora seja fácil refazer a associação da extensão, é possível que algum aplicativo mal-intencionado passe a ter acesso aos seus arquivos quando alguma extensão é atribuída a ele. Use essa opção com cuidado.

Como muitas vezes o usuário tem opções melhores que as definidas por padrão no Windows para a execução dos mais variados formatos e extensões, é interessante utilizar a mudança de aplicativo padrão para facilitar a utilização do computador. Convenhamos: É muito mais prático abrir o arquivo e ele já abrir no seu programa favorito do que precisar clicar com o botão direito e usar o submenu “Abrir com”.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Esperamos sinceramente que você tenha gostado. Diga nos comentários o que você achou dessa dica e, caso tenha alguma sugestão de pauta, pode nos enviar um e-mail para admin@guiadopc.com.br com a sua dica. Teremos o maior prazer em analisá-la e, se for conveniente, publicarmos aqui no Guia do PC. Aproveite para ler também as dicas que postamos nas semanas anteriores. Elas estão logo ai embaixo. E, se estiver gostado de nossa dica, divulgue nosso post. Os botões de compartilhamento no Facebook, Twitter e Google+ estão logo aí embaixos. Use-os. :)

Até a próxima semana com mais uma Dica para Windows!

Tags: Dicas para Windows, Windows

Você também vai gostar

Leia também!