Dicas e tutoriais

Como ativar as bibliotecas no Windows 8.1

Windows-Blue-8-1

O Windows 8.1 trouxe algumas novidades no Explorador de Arquivos (antigo Windows Explorer), e uma delas é a mudança da pasta inicial. No Windows 7 e no Windows 8, a pasta inicial que se abria ao clicar no botão do Explorador de Arquivos na barra de tarefas era a pasta “Bibliotecas”, que incluía uma biblioteca de documentos, imagens, músicas e vídeos. No Windows 8.1, a pasta aberta se chama “Este computador“, e engloba a Área de Trabalho, Documentos, Downloads, Imagens, Músicas e Vídeos, além de unidades de disco. As bibliotecas foram extintas na teoria, mas é possível voltar com elas nesta dica do Guia do PC que veremos agora.

Explorador de Arquivos do Windows 8.1.
Explorador de Arquivos do Windows 8.1 juntou as bibliotecas do Windows 8 com o Meu Computador.

Considerando que já existe uma janela do File Explorer aberta, clique em Exibir, na Faixa de Opções e em seguida clique na setinha abaixo de Opções e selecione “Alterar opções de pasta e pesquisa”. Isso abrirá as Opções de Pasta.

Na janela que se abre, marque a opção Mostrar bibliotecas, clique em Aplicar e logo em seguida, OK. Note que a janela aberta no Explorador de Arquivos já exibirá um atalho para as bibliotecas na barra lateral esquerda. Ao clicar nele, será possível notar que as Bibliotecas estarão intactas.

Vale notar que a pasta inicial do Explorador de Arquivos continuará sendo “Este computador”, que exibe pastas padrão do sistema e unidades de disco. As bibliotecas permanecerão acessíveis normalmente, facilitando o manuseio de arquivos no sistema operacional.

Explorador de Arquivos do Windows 8.1 com bibliotecas
Explorador de Arquivos do Windows 8.1 com bibliotecas. A nova janela “Este computador” continuará presente e padrão, mas haverá mais uma opção para gerenciar arquivos no sistema operacional.

Eu achei o novo modo de gerenciar esses tipos de arquivos no Windows 8.1 mais interessante que as bibliotecas, por isso desativei a opção e deixei como o sistema estava antes. Para fazer isso e desativar a exibição das bibliotecas, basta apenas voltar às Opções de Pasta e desmarcar a opção Mostrar bibliotecas. Não é necessário reiniciar o computador em nenhuma das vezes, as mudanças são aplicadas instantaneamente na janela.

Tags: Dicas para Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!