Dicas e tutoriais

Tenha sua própria “nuvem” com o ownCloud

Hoje em dia, quando falamos de tecnologia, temos de falar de cloud ou nuvem. Embora pareça ser recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta. Tendo em conta que o início desta investigação começou há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.

Hoje já é possível ter sua própria nuvem. O serviço ownCloud permite que você faça isso e ainda lhe garante inúmeras funcionalidades. O ownCloud permite que os usuários tenham sua própria nuvem. Ele está no mercado como uma alternativa gratuita de muita qualidade. Nele você terá acesso ao gerenciador de arquivos, suporte para música, streaming, calendário, contatos e muito mais. Também é possível desenvolver pequenos sites (veja um exemplo). Antes de começar a usar o serviço, você pode testa-lo por meio desse link. A instalação é simples e em apenas alguns passos você terá a sua própria nuvem!

ownCloud1

Entre as funções que podemos destacar está a “undelete” que permite recuperar os arquivos que foram apagados. Também podemos ver melhorias significativas nas pesquisas por documentos. Antes era bastante complicado de se encontrar um arquivo no meio de tantos outros. Agora é possível fazer pesquisas não apenas com base no nome, mas também, no conteúdo do documento.

A parte de contatos também está muito interessante, como também o calendário. Agora é possível organizar os contatos por grupos e permite uma melhor organização dos mesmos.

own_04

 

Depois de instalado o ownCloud tem suporte para muitas plataformas como Windows, MacOS, Linux, Android e iOS. Pra quem desejar testar o ownCloud, basta acessar essa página e se divertir!

Tags: Dicas

Você também vai gostar

Leia também!