Dicas e tutoriais

Como alterar o local da sua pasta Dropbox

O Dropbox é uma ferramenta muito interessante e é uma mão na roda em muitos casos! Por padrão a pasta Dropbox fica em seus usuários no caminho C:\Usuários\<seu usuário>. Já no OS X e Linux fica na pasta Home. Se você deseja mover essa pasta para outro local o processo é bem simples.

Cadastre-se no Dropbox!

Por que mover minha pasta Dropbox?

Essa pasta realmente será mais útil para você se a mesma estiver no local mais adequado para o seu tipo de uso. Pode ser que você tenha uma unidade menor, apenas para o sistema operacional e outra maior, talvez um SSD para armazenar seus arquivos. Nesse caso, pode ser interessante mudar a pasta Dropbox para esta última unidade. Talvez você prefira que ela fique na pasta Documentos. Na verdade, o local onde a pasta Dropbox ficará dependerá muito de você. No entanto, é necessário saber algumas coisas antes de fazer essa mudança:

  • Você não pode armazená-la em uma unidade removível. O Dropbox requer uma conexão constante com a pasta para garantir que tudo esteja em perfeita sincronia. Mesmo uma unidade externa que esteja sempre conectada ao computador pode, vez ou outra, desligar ou se desconectar. Assim, o melhor é manter o Dropbox em um local do seu disco rígido ou SSD que ficam permanentemente conectados.
  • O Dropbox não funciona com redes/unidades compartilhadas. Durante uma sincronização normal, o Dropbox monitora os eventos de atualização de uma unidade para saber que arquivos foram alterados e iniciar a sincronização propriamente dita com o servidor. Unidades físicas enviam esses eventos ao sistema operacional. Unidades de rede não fazem isso.
  • Não mova sua pasta manualmente, sempre faça isso pelo aplicativo Dropbox. Se você mover manualmente sua pasta Dropbox, ou seja, simplesmente copiar/recortar e colar em outro local, o Dropbox irá recriar a pasta e sincronizar tudo novamente.

Alterando o local da pasta Dropbox

Agora que você já sabe o que não fazer ao mover sua pasta Dropbox, vamos ao tutorial! A primeira coisa que você deve fazer é localizar o ícone do Dropbox na bandeja do sistema. Clique nele e depois clique no ícone da engrenagem e escolha a opção preferências.

como-alterar-local-pasta-dropbox-01

Na janela de preferência que apareceu clique na guia Conta. Nesta guia você verá o local atual da pasta Dropbox, clique no botão Mover.

como-alterar-local-pasta-dropbox-02

Agora você deverá navegar até o local desejado e apertar o botão Ok. Uma pasta Dropbox será criada dentro de qualquer pasta que você escolher, então não crie uma pasta chamada Dropbox.

como-alterar-local-pasta-dropbox-03

Na mensagem que aparecer clique em Ok para dizer que você tem certeza que deseja alterar o local da pasta.

como-alterar-local-pasta-dropbox-04

Depois disso o Dropbox moverá todos os seus arquivos para o novo local. Você poderá continuar usando o serviço normalmente!

Você também vai gostar

Leia também!