Dicas e tutoriais

Saiba como ativar o Modo Privado no Firefox 3.0

Uma novidade que muitos browsers estão investindo hoje, que já existe inclusive no Safari, da Apple, é o modo privado, aonde o navegador não grava nenhuma informação de sites que você tenha acessado, como cookies e histórico. Até agora, só o Safari tem tal recurso, mas os navegadores da Microsoft e da Mozilla investem nisso também.

Para os que gostam de “se divertir” na frente do computador, porém não gosta que outros saibam o seu “tipo de diversão”, o modo privado é perfeito, já que faz com que seu navegador não deixe rastros. Tal recurso vai vir embutido só no Firefox em sua versão 3.1, mas enquanto ele não chega, você pode ter o gostinho do modo privado em seu Firefox 3.0.* mesmo!

A extensão que permite isso tem o nome de Private Browsing (que original…), e adiciona a tão esperada opção ao seu browser. A instalação de tal extensão é simples, primeiro vá ao site “Firefox Add-ons” e faça o download. Lembrando que você precisa ter cadastro para poder fazer o download.

Clique na imagem para fazer o download
Clique na imagem para ir a página de download.

Após feito o download, reinicie seu Firefox. Agora, para ativar a ferramenta você pode ir no menu Ferramentas, e ir até o link Private Browsing, ou simplesmente apertar Ctrl+Shift+P.

sem-titulo3A extensão ainda permite ser configurada, podendo até ser iniciada junto com o Firefox. Ela permite a você não gravar o histórico, cookies, senhas, cache e muitos outros. Acessar o configurador da ferramenta é fácil, basta ir em Ferramentas e clicar em Private Browsing Preferences…, ai vai abrir a janela, que parece com essa (parece porque é essa…):

capturar1

Caso você não queira ser reconhecido pelo servidor que está acessando, não deixando rastros nem no seu PC nem no site, você pode usar um proxy, ou simplesmente usar a ferramenta Tor. Tor é uma “comunidade” (não, não é que nem Orkut) aonde você pode usar outro computador para se conectar em algum site, ou até mesmo fazer um download, e o melhor de tudo, as taxas de download são, em alguns casos, extremamente altas, em torno de 180 kbs/s (depende da sua conexão é claro)!

Vidalia, aplicação do Tor.
Vidalia, aplicação do Tor.

Tudo acontece pelo Vidalia, a aplicação que te conecta na rede Tor. Em conjunto com o Privoxy (que não deixar carregar scripts e propagandas para ficar mais rápido), a navegação se torna segura e sem que alguém possa te identificar, ideal para sites de hospedagem que tenham limites, como Rapidshare.com ou Easyshare.

O download pode ser feito aqui, para Windows.

Tags: Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!