Dicas e tutoriais

UNetbootin: Crie liveUSBs facilmente

UNetbootin

Se você gosta de testar distribuições Linux, o UNetbootin foi feito para você. O pequeno programa permite criar facilmente liveUSBs, com a maioria das distribuições e versões existentes, a partir do seu sistema operacional principal (Windows ou Linux).

As vantagens são visíveis: A primeira certamente é a economia da mídia virgem (CD/DVD), melhor desempenho na execução do sistema, além da possibilidade de usar/instalar a distribuição em um netbook ou PC sem um leitor de CD. Entretanto, também existem algumas desvantagens: É necessário um dispositivo de armazenamento (1 GB no mínimo) e uma placa mãe que suporte a inicialização a partir de discos removíveis.

O UNetbootin está disponível para Windows e Linux. O download e uma lista das distribuições suportadas estão disponíveis no site oficial.

Preparativos para instalação
Preparativos

A utilização do programa é muito simples. Três opções estão disponíveis: Instalar a partir de uma imagem do sistema baixada da internet (o que pode demorar, dependendo da velocidade da sua conexão); instalar usando uma imagem ISO salva no HD; ou personalizada, utilizando um kernel e arquivo de inicialização (initrd) distintos.

Antes de prosseguir é importante verificar se dispositivo está limpo ou com espaço disponível para que a operação seja executada, e formatado como FAT32.

Por fim, basta selecionar o caminho correspondente ao seu dispositivo USB e confirmar (clicar em OK). Depois de alguns minutos (desprezando o tempo de download na primeira opção), tudo estará concluído!

Instalação em andamento
Processo em andamento

Para iniciar o liveUSB com sua distro instalada, configure a BIOS para iniciar do dispositivo USB. Simples, fácil e rápido!

Embora existam máquinas virtuais, algumas muito simples, como o MobaLiveCD, certamente essa é a forma mais satisfatória de usar/testar uma distribuição do pingüim sem afetar o sistema instalado no HD. Aproveite!

Tags: Destaques, Gadgets, Linux

Você também vai gostar

Leia também!