Games

Tiny Wings – Um joguinho viciante para iOS

Os dispositivos móveis da Apple, iPhone, iPod Touch e principalmente o iPad, se tornaram verdadeiras plataformas de joguinhos casuais. Vide o sucesso que títulos como Angry Birds, Cut the Rope e Fruit Ninja fazem. Porém, até bem pouco tempo atrás (bem pouco tempo mesmo) os brasileiros ainda não contavam com a categoria Jogos na App Store brasileira. Assim nós, donos de iGadgets que quisessem desfrutar de joguinhos em seus aparelhos, tinham de recorrer a algumas “gambiarras”. A mais comum era criar uma conta na loja dos nossos hermanos argentinos e comprar jogos de lá com nossos cartões internacionais brasileiros. Eu fazia isso. Até a Apple bloquear nossos cartões lá. Assim eu desanimei e desde então não havia comprado mais jogos e nem tido disposição para recorrer às outras gambiarras.

Porém isso mudou semana passada quando a Gigante de Cupertino finalmente (ALELUIA!) resolveu fazer a mesma coisa que a Google já fazia há tempos em sua loja de apps, ou seja, se valeu de uma “brecha” na legislação brasileira para poder vender jogos aqui. Eu, claro, aproveitei. No mesmo dia baixei dois jogos: Angry Birds Space, que está sensacional, e Tiny Wings. E é sobre ele que falarei neste post.

Posso dizer que me apaixonei completamente por este joguinho! A história é bem simples e cativante: é sobre um pássaro que tem o sonho de voar, porém suas asas são muito pequenas (daí o nome do jogo). Felizmente, ele mora em uma terra com muitas montanhas, que lhe permite dar grandes saltos e sentir a sensação de estar voando. Veja um trailer do jogo:

A composição e harmonia dos elementos é tão grande e tão bela que é impossível não se viciar em Tiny Wings. O seu visual é simples e belo, o personagem, o pequeno pássaro de asas curtas, é absolutamente cativante! Pelo menos pra mim, que sou apaixonado por pássaros. Tenho 3 periquitos em minha casa. :) A trilha sonora, que você pôde conferir no vídeo, também se encaixa perfeitamente no modo de jogo. Mas não se deixe enganar pelo personagem bonitinho e os cenários coloridos e que encantariam qualquer criança. Tiny Wings é difícil, muito difícil! Você tem de fazer o pequeno pássaro ganhar velocidade e dar grandes saltos, para isso você tem que pegar impulso na descida de cada morro. O jogo só tem um controle: tocar na tela. Ao tocar na tela, o passarinho se encolhe e pega impulso. Mas você tem de saber a hora certa de fazer isso, por que senão ao invés de ganhar velocidade você perde, caso esteja subindo um morro.

Jogando Tiny Wings :D
Jogando Tiny Wings :D

Ele é um game endless, ou seja, não tem fim ou um objetivo específico. A partida acaba quando a noite chega. Ao cair da noite o passarinho dorme imediatamente. Então você deve percorrer o máximo de espaço possível durante o dia. No canto inferior esquerdo há um mostrador que indica o caminho do sol e o quão perto a noite está. Quanto mais rápido você conseguir ir, mas demorada será sua partida e mais lentamente a noite chegará. O jogo possui alguns objetivos que, quando cumpridos, liberam achievements como maior multiplicador de pontos. Ele se integra ao Game Center e você pode ver a sua posição atual no ranking bem como desafiar seus amigos. É bem legal! Eu achei o game tão gostoso de ser jogado, que no dia que comprei, passei a noite praticamente toda jogando ele.

O mais incrível é que quem desenvolveu tudo, desde a arte, os gráficos, a trilha sonora e a jogabilidade, foi um único homem. O alemão Anderas Illiger. Ele possui um site, pena que não há muitas informações sobre ele e seu trabalho. É raro achar um designer que seja tão bom programando quanto cuidando da arte de um jogo. Mas é possível achar um wallpaper lindão do Tiny Wings e um arquivo em .mp3 da música tema! :D Enfim, se você tem um iGadget, eu aconselho fortemente a você baixar o Tiny Wings, é simplesmente fantástico e maravilhoso! E é só US$ 0,99! Quase nada!

Download | Tiny Wings

Tags: Apple, Downloads, Jogos

Você também vai gostar

Leia também!