ArtigosNotícias

Windows 7 RC: O que vem por aí?

Windows XP Mode

Ontem não deu outra coisa, é Windows 7 para todo lado. Não é para menos. Como já era previsto, ontem aconteceu o marco da última fase de testes do Windows 7: O lançamento da versão RC. O download oficial também já está disponível, mas apenas para assinantes MSDN, TechNet e Connect. A grande maioria só conseguirá a versão oficial dentro de quatro dias, quando o Windows 7 RC será liberado publicamente.

Se você faz parte dessa maioria, ou seja, terá que esperar até dia 5 (ou não), abaixo temos uma compilação com o que você precisa saber antes de instalar o Windows 7 build 7100 e as maiores mudanças.

O que você precisa saber sobre o Windows 7 RC

Os requerimentos mínimos são os mesmos do Vista, mas o espaço em disco e memória RAM variam dependendo da arquitetura (x86 ou x64).

  • Processador de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) com 1GHz;
  • 1 GB de RAM (para versão de 32 bits) / 2 GB de RAM (64 bits);
  • 16 GB de espaço em disco (32 bits) / 20 GB (64 bits);
  • Placa de vídeo compatível com DirectX 9 e Windows Display Driver Model 1.0 ou superior.

Talvez seja possível instalá-lo em configurações inferiores, mas caso a performance fique abaixo do aceitável, não culpe o sistema.

O download público, como você já está careca de saber, iniciará dia 5 de maio, no Microsoft Download Center e provavelmente na página do Windows 7. Diferentemente da versão beta, dessa vez não teremos nenhuma restrição quanto número de downloads.

Será possível baixar o sistema nas versões de 32 e 64 bits, com tamanhos de 2,47 GB e 3,2 GB, respectivamente. Os idiomas disponíveis “oficiais” são: inglês, francês, alemão, japonês e espanhol. O nosso bom e velho português provavelmente ficará de lado.

Para evitar possíveis problemas, por padrão, não será permitido fazer upgrade do Windows 7 beta (XP ou Vista) para o RC. Apenas instalação limpa está disponível. Para “burlar” essa restrição, o usuária precisa extrair os arquivos de instalação da imagem ISO baixada, procurar pelo arquivo “cversion.ini” (na pasta “sources”) e, com o bloco de notas, editá-lo: mudar o valor 7100 para 7000 (ou outro), em “MinClient”. Por fim, gravar em uma mídia bootavel e instalar fazer upgrade. A gambiarra completa foi explicada no Engineering Windows 7.

O sistema expirará no dia 01 de março de 2010, às 20h59. Após essa data, você até poderá usá-lo, mas com reinícios de duas em duas horas. Para “remover” essa restrição, obviamente, só comprando a versão final do Windows 7.

A versão final, aliás, segundo a Acer, estará disponível em 23 de outubro desse ano. A Microsoft, na pessoa do vice presidente Bill Veghte, disse que o Windows 7 sairá em 2009, antes dos feriados de fim de ano. Ou seja, o boato da Acer tem grandes chances de estar correto.

Você encontrou algum problema sério no sistema e quer alertar a Microsoft? A ferramenta de feedback pode ser acionada com o comando “rundll32.exe FeedbackTool.dll,ShowWizard” (sem aspas). Mas saiba: A prioridade da Microsoft são problemas graves, como segurança, travamentos, regressão do beta (falhas que não existiam antes e surgiram no RC), etc. Para ter a real situação de algum desses problemas é importante que a instalação do sistema seja limpa.

Quais são as novidades?

As mudanças desde a  versão beta são muitas. De detalhes pequenos e praticamente invisíveis a primeira vista, até novidades impactantes. Esse é o caso do Windows XP Mode.

Se você ainda não ouviu falar sobre, o “modo XP” nada mais é do que o Windows XP virtualizado dentro do 7. Nenhuma novidade até aqui, já que é possível fazer isso facilmente com diversos programas gratuitos. O grande diferencial é que o programa incompatível rodará “diretamente” no desktop do sistema principal. Na imagem abaixo, por exemplo, temos o Office 2003 sendo executado via XPM e o 2007 normalmente no W7.

Para usuários domésticos o XPM não fará muita diferença, pois praticamente todos os programas utilizados nessa categoria já é ou será compatível com o Windows 7 muito em breve. O grande impacto ocorrerá em ambientes corporativos, onde existe muita coisa antiga. Com essa nova ferramenta, o Windows 7 não será compatível com tudo, mas certamente estará muito próximo disso.

O Windows XP Mode também já pode ser baixado para as versões Ultimate, Enterprise e Professional do Windows 7. Se você não é assinante MSDN ou TechNet, mesmo esquema: Apenas dia 5.

Um grande problema atualmente deve acabar no Windows 7. Se trata da disseminação de vírus através de pen drivers, muito frequente hoje em dia pelo fato da popularização desses dispositivos. Essas pragas camuflam a opção de executar o aplicativo indicado no autorun.inf como a opção do sistema, de explorar os arquivos, fazendo com que usuários mais desatentos cliquem e sejam infectados. Na esquerda da imagem abaixo temos um exemplo de pen drive infectado.

A solução adotada já no RC foi reestruturar o recurso de execução automática. Agora ele não exibirá mais a opção de abrir arquivos contidos no pen drive. Apenas opções do sistema, como explorar o dispositivos, importar imagens, executar músicas, etc. Já em mídias de CD ou DVD a opção continua, mas com uma frase mais clara e explicativa. São pequenas mudanças, mas fará grande diferença a longo prazo.

Certamente uma das maiores e melhores novidades é a possibilidade de remover alguns componentes obrigatórios até então nas versões do Windows. O Windows Media Player, Windows Media Center e Internet Explorer são alguns exemplos. Apesar da atitude só ter sido tomada após muita pressão da Opera Software e União Européia, a mudança, sem sombra de dúvidas, merece um ponto positivo.

Era isso! Se você pretende instalar o RC, fique preparado: Faça backups e reserve um pouco de banda. E esperamos que a Microsoft e seus servidores também estejam preparados para o grande dia!

Tags: Downloads, Microsoft, Windows, Windows 7, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!