Notícias

Canonical não enviará mais CDs do Ubuntu gratuitamente

CD e caixa do Ubuntu 10.04

A Canonical anunciou o fim do serviço ShipIt, que entregava CDs do Ubuntu em todo o mundo. O ShipIt dava a oportunidade de um usuário com conexão lenta testar e instalar a distribuição Linux mais popular do momento. Quem não possuía tempo ou paciência para baixar os 700 MB solicitava um ou mais CDs e recebia as mídias em algumas semanas, sem qualquer custo adicional.

Conceito da capa do CD do Ubuntu 10.04
Conceito da capa do CD do Ubuntu 10.04

O serviço já estava perdendo a força quando passou a limitar o número de CDs por pessoa. Nos últimos dois anos, a Canonical também limitou o número de solicitações do CD gratuito do Ubuntu. Assim, quem já tivesse pedindo um CD da versão anterior, não poderia pedir a do próximo. Ao invés disso, era exibida uma mensagem pedindo para que o usuário atualizasse o sistema operacional com a ferramenta do Ubuntu.

A próxima versão do Ubuntu, 11.04, já não terá mais o CD gratuito do ShipIt disponível. As mídias, no entanto, continuarão sendo vendidas na loja da Canonical e distribuidas por grupos regionais de usuários. Atualmente, um pack de 5 CDs do Ubuntu 10.10 está disponível na Canonical Shop por 5 libras esterlinas, o equivalente a 13 reais.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!