Notícias

Steam para Linux pode chegar a qualquer momento

Depois de anos de especulações finalmente sai uma notícia em definitivo: Steam está sendo portado para Linux. A confirmação veio de Micheal Larabel, do prestigiado site Phoronix.

Larabel foi convidado por Gabe Newnell, co-fundador da Valve e atual diretor de projetos da empresa, para ajudar a encontrar desenvolvedores com experiência em OpenGL no ambiente Linux. O objetivo é contratar profissionais qualificados para lançar dentro de pouco tempo um client. Porém não se trata somente do client Steam. Valve está portanto também o motor Source, base de jogos como Left 4 Dead e Portal. A ideia é criar ferramentas para o desenvolvimento de jogos no sistema do pinguim, para ter uma estrutura suficientemente boa que um ecossistema forme-se dentro do Steam Linux. Desse port inclusive já saiu o jogo Left 4 Dead 2, que em breve estará rodando no Linux de todos.

Newnell está trabalhando diretamente com o projeto para Linux e está empolgado, principalmente após seu contato com o Windows 8, no qual resultou em muitas críticas e um julgamento de “ruim para games”. Gabe afirma que a experiência com o novo sistema da Microsoft é mais voltada para tablets do que um computador doméstico tradicional, onde os jogos de computador realmente são rodados e onde estão o público alvo dos games.

Left 4 Dead 2 já roda nativamente no Linux
Left 4 Dead 2 já roda nativamente no Linux

Quem ganha com essa impressão negativa de Gabe sobre o Windows 8 — mesmo que seja algo muito precipitado — e a iniciativa do Steam para Linux são os gamers. A tentativa da Valve em desbravar um ambiente nada tradicional para jogos de computador pode dar o início a uma verdadeira sacudida no mercado caso seja bem sucedida a empreitada. Os resultados de um sucesso pode finalmente trazer independência quanto à plataforma e causar reflexos até no Mac OS X, que como o Linux usa OpenGL no desenvolvimento de jogos. Sabe-se que a atual estrutura da industria de jogos para computador pouco contribui para o lançamento multiplataforma por tornar cara e complexa a conversão de games de DirectX para OpenGL. Caso tenha uma boa recepção pode fazer, aos poucos, criar uma tendência de desenvolvimento baseado em OpenGL, dando mais possibilidades multiplataforma de maneira mais acessível para softhouses de todos os portes.

Fonte: Phoronix

Tags: Jogos, Linux, Software

Você também vai gostar

Leia também!