Notícias

O preço dos discos ópticos aumentará 50% em 2013

O mercado de discos ópticos perdeu muito terreno desde que os cartões de memória, pendrives e discos rígidos portáteis foram evoluindo e ficando com preços mais acessíveis, gerando uma grande mudança na tendência do mercado no momento da compra de discos ópticos. Essa mudança acarretará no aumento de preço em até 50% durante o segundo trimestre de 2013.

Início do fim para o CD e o DVD?

O aumento do preço se deve à baixa demanda e a interrupção da produção destes dispositivos em várias fábricas de Taiwan. Estima-se que em 2012 a demanda por CDs e DVDs caiu entre 10-15%, mas os mercados emergentes e os discos Blu-Ray em mercados maduros conseguiram segurar a queda em níveis inferiores a 10%.

O CD (abreviatura de Compact Disc) ou disco compacto foi inventado em 1979 e comercializado a partir de 1982, e atualmente ainda é muito popular como meio de comercialização de música e softwares.

O DVD (Digital Versatile Disc) ou Disco Digital Versátil surgiu em 1995 e devido ao maior espaço para armazenamento, em comparação com o CD (4,7GB x 700MB), mudou o mercado de vídeos, algo que se nota ainda nos nossos dias.

Mais recentemente, em 2010, acompanhamos a popularização do Blu-Ray. O primeiro protótipo foi apresentado no ano 2000, mas a disputa com o formato HD DVD da Toshiba acabou atrasando sua adoção em massa. E apesar do grande espaço que o disco oferece (até 128GB), sua chegada tardia e o avanço de serviços online que oferecem armazenamento de dados e acesso a partir de qualquer dispositivo, não permitiram o avanço que se esperava.

Cloud, esta é, provavelmente, a palavra que ficará marcada como a causa da morte das unidades ópticas. Afinal, por que manejar diversas unidades físicas, quando é possível ouvir uma música, assistir um filme, ou acessar um arquivo importante utilizando um smartphone, tablet ou outro dispositivo qualquer com acesso à grande rede?

Tags: blu-ray, cd, cloud, dvd

Você também vai gostar

Leia também!