ArtigosNotícias

Como a formação profissional do IOS pode ajudar a evitar o ‘apagão técnico’ na área de Tecnologia?

Empresas do setor de tecnologia clamam por mão de obra qualificada. Dados da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – mostram que a demanda anual do setor é de 70 mil novos profissionais, porém, apenas 46 mil pessoas se formam por ano no Brasil com o perfil necessário para essas vagas. A entidade alerta para risco de “apagão técnico” no setor, com um déficit que pode chegar a 290 mil profissionais em 2024. Esse é o tema do Podcast “Acontece no IOS” (Instituto da Oportunidade Social), que há 23 anos forma gratuitamente jovens e pessoas com deficiência com menos acesso às oportunidades do mercado de trabalho de Tecnologia.

Apresentado por ex-alunos: Richard Santana, Matheus Cabral e Iuri de Oliveira, o podcast contou com as participações da presidente do IOS, Izabel Branco, presidente da Brasscom, Sergio Paulo. Ouça pelo Spotify.

Para superar o gargalo no mercado de tecnologia com mais agilidade, empresas têm investido na formação de seu próprio pessoal por meio de parcerias com centros e Ongs especializados em formação em TI para jovens que desejam ingressar nesse mercado. Esse é o trabalho do IOS (Instituto da Oportunidade Social),

Por meio de parcerias com diversas empresas, em toda sua trajetória o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49% .

É mantido por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – Dell, Microsoft e Zendesk. Para falar sobre como a qualificação por meio do ensino técnico pode contribuir para diminuição de gap no setor.

Os cursos do IOS são focados em tecnologia e administração, incluem o pacote Office e a operacionalização de sistema de gestão empresarial ERP. Além disso, com base na sua experiência de mais de duas décadas formando profissionais para o mercado de trabalho, criou quatro pilares para que seus cursos possam reunir os diferenciais que o jovem espera em sua formação profissional:

• Atividades práticas

Desde o início do curso, os alunos aprendem praticando. Além de conteúdos tecnológicos, os cursos do IOS abrangem conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills) trazendo para a prática a vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar desde e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão de negócio até desenvolver o briefing e apresentação de um produto.

• Tecnologia dentro e fora de aula

O IOS fornecerá aos alunos que precisarem a internet 4G gratuitamente para acesso às plataformas do curso, com metodologias e ferramentas que colocam o aluno como protagonista de sua formação, por meio de workshops, gamificação, dinâmicas de debates. Além disso, realiza o trabalho transversal em outras disciplinas com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades como trabalho em equipe, criatividade, liderança, empatia, cidadania digital, organização, disciplina, diversidade, negociação, resolução de conflitos etc.

• Apoio psicológico

Muito antes da pandemia, desde sua criação, o IOS atua com um dos diferenciais mais significativos para colaborar com a carreira profissional dos jovens: o desenvolvimento comportamental (Soft Skills) para o preparo completo dos alunos para os desafios do mercado de trabalho.

A equipe composta por assistentes sociais e psicólogas ficam à disposição dos alunos para apoio em suas questões emocionais e sociais. São realizados atendimentos individuais e, quando necessário, relacionamento com a rede socioassistencial. O trabalho tem por objetivo auxiliar nas demandas relacionadas à ansiedade, depressão, conflitos familiares, defesas de direitos, dificuldade de aprendizagem, inclusão e diversidades e demais situações que possam interferir no bom desempenho em sala de aula.

• Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.

Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o IOS formou cerca de 1.500 jovens e pessoas com deficiência e, também colaborou com o ingresso de 815 alunos no mercado de trabalho.
Tags: apagão, ios, técnico

Você também vai gostar

Leia também!