Notícias

V8.Tech inaugura Innovation Labs, polo de inovação para desbloquear a maturidade digital em empresas brasileiras

Em um cenário de crescente pressão por agilidade e inovação, a V8.Tech, empresa brasileira de tecnologia com amplo portfólio de soluções, anuncia a inauguração de seu Innovation Labs, em São Paulo. O laboratório, que abriga o AI Studio como sua frente central, nasce com a missão de traduzir desafios complexos do mercado corporativo em soluções tecnológicas customizadas e escaláveis, reforçando a importância de espaços dedicados à inovação aplicada dentro das empresas de tecnologia.

A iniciativa se alinha a uma tendência global: a necessidade de empresas não apenas adotarem novas tecnologias, mas de criarem ecossistemas que promovam a pesquisa, a troca e o desenvolvimento contínuo, “O Innovation Labs é a materialização do nosso compromisso com a inovação contínua, que permite engajar nossos clientes e parceiros para identificar desafios, co-criar produtos, testar a viabilidade de soluções inovadoras, implementar MVPs, e capturar sinergias entre os desafios comuns, pavimentando o caminho para a adoção sustentável de IA, de modo a mover o ponteiro do negócio.  Ouvimos nossos clientes, e entendemos que embora estejam realizando uma série de provas de conceito com IA, não conseguem avançar com produtos que fazem a diferença no resultado do negócio; com uma metodologia testada e um conjunto de aceleradores para agilizar as fases de ideação, testes e escala, estamos dispostos a mudar essa realidade”, destaca Guilherme Matos, VP de Inovação da V8.Tech.

A primeira fase do Labs focou em resolver dores persistentes no mercado brasileiro de TI, como a modernização de sistemas legados – um gargalo que, além de oneroso, é agravado pela escassez de talentos qualificados. “Nossa proposta é acelerar a transformação digital envolvendo soluções escaláveis, integradas e de alto impacto, capazes de otimizar custos e capacitar equipes”, completa Matos.  Nesta etapa, algumas soluções emergiram do Labs, como a plataforma Accelerate, para acelerar todo o ciclo de desenvolvimento de software. A plataforma já opera e colhe seus primeiros frutos, otimizando a eficiência e reduzindo o tempo de entrega em serviços de desenvolvimento e modernização de sistemas. “O Accelerate é a primeira grande entrega do Innovation Labs. Ele reforça nosso compromisso em transformar desafios empresariais em oportunidades reais, aplicando IA de forma estratégica, escalável e, acima de tudo, responsável “, conclui Guilherme Matos.

O lançamento do Innovation Labs acontece em um momento fundamental para a adoção de Inteligência Artificial. O setor de IA deve movimentar entre US$780 bilhões e US$990 bilhões até 2027, conforme o Tech Report da Bain & Company. Além disso, a IA generativa já demonstra um impacto direto na engenharia de software, com empresas alcançando reduções de 10% a 15% no esforço humano, aumento de 61% na produtividade e corte de 30% nos custos operacionais, segundo dados do All About AI.

Apesar do otimismo, o mercado ainda enfrenta um hiato significativo entre a ambição e a prontidão para a IA. O Cisco AI Readiness Index 2024 revela uma dicotomia: embora 90% dos líderes empresariais estejam investindo em capacitação, apenas 29% confiam plenamente na preparação de seus talentos para implementar IA de forma eficaz. Adicionalmente, 76% das organizações ainda carecem de políticas abrangentes de IA, apontando uma lacuna de governança.

Neste contexto, a próxima fase do Innovation Labs focará em soluções baseadas em Agentes de IA para outras áreas de negócio, como atendimento, financeiro, RH, vendas e operações, áreas que possuem inúmeras oportunidades de automação, e que, se bem selecionadas e implementadas, podem gerar ganhos expressivos de eficiência, qualidade, custos e experiência do cliente/usuário.  Para mitigar o gap de governança, o Labs também focará na implementação de uma fundação que ofereça as capacidades técnicas necessárias para a implementação de produtos de IA de forma sustentável e segura.

Você também vai gostar

Leia também!