Séries

Série Hardware para Iniciantes: Parte 10 – Conclusão

Por onde começar?

Escrever um série de 10 posts não é fácil: exige tempo, pesquisa, paciência, atenção e dedicação. Fazer essa série surgiu numa aula do meu curso técnico: Instalação e Manutenção de Computadores. Para quem não sabe, estou entrando agora no segundo módulo do curso técnico em informática na ETEC onde eu estudo e uma das aulas que tivemos na grade é essa já citada. A principal motivação veio em fazer uma série que fosse capaz de explicar de forma bem simplificada e direta qual a função de cada componente interno do computador e desmistificar toda a “bruxaria” por trás disso, sem textos muito longos ou complexos. Simples e objetivo.

Pois bem, durante algumas semanas de pesquisas e algumas outra escrevendo e pautando os textos e os temas, foi decidido que a série teria 10 posts que seriam publicados diariamente aqui no Guia do PC com uma ordem definida numa lista. Alguns dias escrevendo, e um imprevisto aconteceu: fiquei doente alguns dias e quase que a série atrasa! Felizmente correu tudo bem e me recuperei rápido o suficiente para terminar de escrever todas as postagens como planejado.

Uma curiosidade: todos os posts (incluindo este) foram escritos ao som de música clássica e barroca. Ajuda muito a relaxar a faz as ideias fluírem melhor. Agora mesmo eu estou ouvindo “As Quatro Estações” de A. Vivaldi mas também foram executadas sinfonias de Bach, Mozart e Tchaikovsky.

Sobre a série

Como já dissemos, o propósito da série foi explicar o funcionamento básico de cada um dos componentes do computador e usar analogias para explicar algumas coisas mais complexas e técnicas. Tentamos ao máximo evitar usar termos técnicos sem explicá-los ou evitar coisas mais confusas, mas confesso: alguns foram realmente difíceis de se escreverem e outros precisavam da ajuda de outros assuntos e de outros assuntos e assim em diante, causando um planejamento maior durante a escrita do texto.

A parte que diz respeito as explicações foram textos que eu escrevi pensando em explicar algo para alguém, caso eu e essa pessoa estivéssemos em  uma conversa. Por vezes, usamos uma linguagem mais descontraída e com várias comparações para explicar melhor algum fenômeno técnico, como a diferença entre processadores 64 bits e 32-bits. Não foi fácil me convencer de que estava bom o suficiente: depois de algumas horas refletindo consegui escrever algo que fosse o mais amigável possível e explicativo para o leitor.

Alguns textos demoraram algumas horas para sempre planejados, enquanto outros, precisaram de um fim de semana todo de pesquisa para ampliar meus conhecimentos sobre o determinado hardware, afinal eu não sei tudo e cometi um erro ou outro durante a série, que foi prontamente corrigido assim que notificados, afinal ninguém é perfeito.

Conclusão da conclusão

A maior parte dos textos da série começam com introdução e são finalizados num subtitulo final de conclusão, como um artigo normal, e aqui estamos na conclusão da conclusão. Para manter as coisas frescas e servir de base para futuras séries, gostaríamos de saber sua opinião sobre a série como um todo: O que não gostou? O que gostou? O que poderia ter saído melhor? O que saiu melhor que o esperado? Escreva nos comentários abaixo e leremos todos com carinho. Até a próxima série :D

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!