Ubuntu: Linux para seres humanos

129 Comentários

A nova versão da distribuição Linux mais utilizada e conhecida no mundo chega aos usuários com algumas novidades. Uma das mais destacadas na mídia é a melhoria no tempo de boot: Matt Cutts conseguiu iniciar o Ubuntu 9.04 em 17,5 segundos, marca boa para uma distribuição Linux, principalmente para o Ubuntu, distribuição que preza pela praticidade – o que acaba acarretando em serviços automáticos no boot e consequente aumento na espera da inicialização do sistema. É claro que o teste foi realizado num computador top de linha com solid-state drives, mas como o que vale é a intenção, parece que a comunidade e o pessoal da Canonical conseguiram driblar o problema muito bem.

A distribuição

O Ubuntu é uma distribuição Linux que provê um sistema estável e atualizado para usuários finais, com foco em usabilidade e facilidade de instalação. Em 2007, foi eleita a mais popular das distribuições Linux, com aproximadamente 30% de participação nos computadores com o pinguim instalado. Neste mês, a distribuição já possuiria mais de 100 milhões de usuários, segundo a revista INFO.

Ubuntu

A distribuição possui novas versões a cada seis meses, todas com suporte por dezoito meses, provendo correções de falhas de segurança, patches para falhas críticas e pequenas atualizações nos programas. A cada dois anos é lançada uma versão LTS (do inglês Long Term Support), com suporte de três anos para desktops e cinco anos para servidores.

Além do Ubuntu, existem variantes oficiais da própria Canonical: o Kubuntu, para os que preferem o ambiente gráfico KDE; Xubuntu, para computadores mais modestos, com o ambiente gráfico Xfce; e o Edubuntu, que contém uma série de aplicativos voltados ao uso escolar.

Instalação descomplicada

O instalador do Ubuntu é um dos mais intuitivos, sem sombra de dúvidas. Não é tão completo como o do openSUSE ou do Mandriva, mesmo porque sua proposta não é esta. No entanto, é bastante fácil e não traz problemas para os usuários que estão iniciando no mundo do pinguim. Na forma de assistente, o instalador pergunta primeiramente o idioma que o usuário deseja utilizar no sistema e nos aplicativos. A segunda etapa é a configuração do fuso horário. O mapa dos fusos, inclusive, sofreu algumas reformas em relação a versão anterior: nada daqueles pontinhos chatos impossíveis de se clicar.

Seleção do fuso horário

Seleção do fuso horário

Após o fuso horário, vêm as configurações de teclado, com direito a sugestão automática; o particionador de disco, agora com suporte ao sistema de arquivos Ext4, que traz algumas vantagens em relação ao Ext3; o login automático (ou não) na inicialização do sistema e a migração de arquivos e configurações do Microsoft Windows. Basta pedir, e o Ubuntu importa suas configurações do Mozilla Firefox, seu wallpaper, documentos e até imagem de usuário. Em cerca de 20 minutos, dependendo do seu hardware, você tem um sistema completo, com cliente de e-mail, navegador decente, player de mídia e jogos para passar o tempo – do campo minado ao xadrez. Dificuldade de instalação não é, há um bom tempo, motivo para deixar de instalar o Ubuntu. E, para fazer testes, nem instalar é realmente necessário!

Facilitadores de tarefas

Por motivos legais, a Canonical não pode incluir softwares proprietários no Ubuntu. Um dos principais problemas disso é que usuários iniciantes poderiam ficar perdidos: abrem um arquivo de música em MP3 ou um vídeo em DivX, mas o player de mídia retorna alguma mensagem de erro. Felizmente, ao abrir um arquivo de formato proprietário no player de mídia padrão do Ubuntu e do GNOME, Totem, o usuário recebe recomendações sobre pacotes restritos que podem ser instalados para rodar o tal arquivo multimídia.

Codecs de MP3 e outros formatos proprietários

Codecs de MP3 e outros formatos proprietários

Outro problema são os drivers de vídeo proprietários. Lembro que, na época do Ubuntu 5.10, era necessário instalar os drivers da NVIDIA em modo texto, o que assustava bastante os iniciantes. Quando digo modo texto, estou falando do modo texto de verdade, com aquela “tela preta” – e somente ela.

Além disso, o usuário precisava editar o xorg.conf (arquivo de configuração do servidor gráfico) para que o sistema utilizasse o driver da NVIDIA, e não o driver opensource. Não raramente, esses procedimentos de receita de bolo resultavam em problemas, e era necessário restaurar o xorg.conf original. Hoje, o Ubuntu avisa quando existem hardwares no computador com driver proprietário disponível. Você clica num botão para habilitar o driver e reinicia o computador quando o Ubuntu pedir. E só precisa fazer isso.

Ativação de driver de vídeo proprietário da NVIDIA

Ativação de driver de vídeo proprietário da NVIDIA

Após a instalação do driver de vídeo proprietário, os efeitos gráficos serão automaticamente ativados na próxima inicialização do Ubuntu, caso sua placa de vídeo suporte, obviamente. Eles são bastante leves, de modo que uma placa gráfica onboard razoavelmente boa com 32 ou 64 MB de memória consegue rodá-los com perfeição.

As formas de instalação de programas

Algumas pessoas têm mania de dizer que instalar programas no Linux é difícil. Muitas vezes, essa afirmação não leva em consideração que Linux não Windows. A frustração começa a ocorrer quando o usuário que utilizou Windows por vários anos acessa um site de downloads, baixa um arquivo em .tar.gz e não sabe o que fazer com aquilo. Geralmente, os arquivos .tar.gz são apenas códigos-fontes que precisam ser compilados para serem instalados, o que não é nada fácil para quem ainda está começando.

Para os novatos, a ferramenta Adicionar/Remover do menu Aplicativos cumpre bem sua função, podendo ser configurado para exibir apenas aplicativos suportados pela Canonical, o que resulta em uma confiabilidade maior do sistema. Basta selecionar o programa (ou os programas) que deverão ser instalados e clicar em Aplicar mudanças. O resto, o Ubuntu faz para você. O único problema que encontrei no utilitário é a falta de internacionalização nas descrições dos programas.

Adicionar ou remover aplicativos

Adicionar ou remover aplicativos

É claro que esta não é a única forma. Para quem prefere fazer tudo de uma vez em um único lugar, instalando programas, jogos, codecs, temas, drivers, plugins e outros tipos de pacotes, o gerenciador de pacotes Synaptic, que veio do Conectiva (atual Mandriva) é uma boa pedida. Os repositórios do Ubuntu são bastante completos: são quase 30 mil pacotes e centenas de mirrors, alguns deles nacionais.

Gerenciador de pacotes Synaptic

Gerenciador de pacotes Synaptic

Para os usuários acostumados com o Windows, o Ubuntu vem com o Gdebi por padrão. Se você tiver um arquivo .deb, basta dar um duplo-clique nele e o Gdebi se encarregará de exibir informações sobre o pacote. Daí, basta clicar em Instalar Pacote e esperar o programa ser instalado, sem o famoso Next, Next, Finish. Esses pacotes podem ser baixados em sites específicos. Um que conheço e recomendo é o GetDeb.net.

Instalação de programas no estilo Windows, mas sem NNF

Instalação de programas no estilo Windows, mas sem NNF

Visual: pode não ser bom, mas pode ficar bom

Notificação do sistema

Notificação do sistema

O Ubuntu não inclui um tema matador, história que pode mudar com a versão 9.10. Apesar disso, a versão 9.04 vem com três temas novos: Dust, Dust Sand e New Wave. Infelizmente, esses temas não fogem muito do padrão Ubuntu, frustrante para quem espera por algo novo.

A tela de bootsplash foi alterada, bem como a tela de login. Tela esta que o usuário não visualizará caso tenha marcado a opção de login automático no ato da instalação. O sistema de notificações, que é utilizado quando, por exemplo, você aumenta o volume por meio de um teclado multimídia, ou uma música nova do Banshee é tocada, ou ainda quando algum contato no messenger envia uma mensagem, também foi alterado.

É claro que o fato de o Ubuntu não ter como ponto forte o visual não significa que você não o possa deixá-lo do seu gosto. O ambiente GNOME é extremamente personalizável, e o GNOME-Look ajuda muito aos que desejam personalizar suas áreas de trabalho.

Ubuntu 9.04 após algumas modificações

Ubuntu 9.04 após algumas modificações

Conclusão

O Ubuntu é uma daquelas distribuições que se destacam em relação às outras, sendo responsável por grande parte da atual popularidade do Linux, simplesmente porque faz jus ao slogan Linux para seres humanos. Eu, pessoalmente, recomendo a utilização para todos os usuários comuns – ou seja, aqueles que acessam sites na internet, ouvem músicas, assistem filmes, leem e-mails, conversam pelo messenger e, às vezes, fazem algum trabalho escolar.

A performance não é aquelas coisas, principalmente se formos considerar o Ubuntu como distribuição mais conhecida de um sistema operacional que se gaba de ressuscitar computadores antigos, mas no geral, é boa. Nada comparado ao irmão mais velho, Debian, mas também não é um elefante branco que utiliza toda a memória do computador para abrir um editor de texto. O boot, apesar de nada excepcional, é razoavelmente rápido para uma distribuição Linux deste nicho.

Outro ponto muito forte da distribuição é a comunidade, bastante ativa. Por esse motivo, você raramente encontrará um problema que não conseguirá resolver pesquisando no Google ou no fórum em português do Ubuntu. Aliás, já que você está aí, que tal dar uma passada no Fórum Guia do PC?

Galeria de imagens

sobre o autor
""
  • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

    Opa, cara, excelente análise do Ubuntu. Parabéns ! :D

    Usando Safari 3.1.1 Safari 3.1.1 em iPod iOS 2.2.1 iPod iOS 2.2.1
  • + 1

    Esse guri é bom!

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • + 1

    tem futuro

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • Fernando

    Totem = Lixo

    Nautilus = muito fraco

    Mac4Lin = lindo, vale a pena este tema

    Konqueror = pena que seja do KDE

    EXT4 e tempo de boot: a grande curiosidade !!!!

    Saiu o Kubuntu 9.04 também? o 8.10 estava tão instável….

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Saiu sim: http://www.kubuntu.org/getkubuntu

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
    • DeathCrawler

      Nautilus = muito fraco

      E o que poderíamos falar do Dolphin?

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        Eu gosto do Nautilus. Alias, uma das poucas aplicações do Gnome que eu gosto. O Dolphin também me agrada, mas pra mim o Konqueror ainda é o melhor :)

        Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          Odeio o Konqueror. Sei lá, não gosto muito da idéia de juntar navegador + file manager juntos. Isso não conbina (Além do visual dele não me agradar muito). Digamos, me acostumei demais ao Windows Explorer :P

          Usando Firefox 3.1b3 Firefox 3.1b3 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15928961493799727266 João Pedro

          [2] João

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
        • DeathCrawler

          "[...]mas pra mim o Konqueror ainda é o melhor :)"

          [2] – Simplicidade e praticidade em primeiro lugar. ;-)

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Eu gosto do nautilus. Não tem nada q eu não goste nele. O que vc acha fraco? O_o

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
    • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

      "Totem = Lixo"

      Nesse ponto tenho que concordar. O Totem é muito fraco se comparado a outros como AmaroK e Banshee.

      Usando Firefox 3.1b3 Firefox 3.1b3 em Windows 7 Windows 7
  • http://vegbrasil.com Veg

    Meu desktop ja está atualizado, agora falta o meu notebook hehe :D

    Ubuntu melhora cada vez mais, e eu não volto pro Windows tão cedo!

    Agora só falta eu saber persosalizar ele (“deskmod”), falando nisso qual os nome das coisas usadas no http://www.guiadopc.com.br/wp-content/uploads/2009/04/captura_de_tela.png

    Valeu

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Só fuçar no GNOME-Look.org, citado na análise. :D

      Quanto aos resources, são:

      Wallpaper: Ubuntu Glossy Orange
      Tema: Shiki-Colors
      Ícones: Tangerine (vem por padrão no Ubuntu)

      O gDesklets é o responsável pelos widgets na parte inferior do desktop.

      Abraços!

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
      • http://vegbrasil.com Veg

        Opa valeu! Cansei dos Mac-Copy que baixei do gnome-look.org :D

        Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Já usei muito temas Vista copy no XP. Mas hoje vejo isso como bobagem. Além de não ficar perfeito, dá muito trabalho. Estilo próprio é muito melhor, seja no Linux ou Windows. :)

          Usando Firefox 3.5b4 Firefox 3.5b4 em Windows 7 Windows 7
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          [2]
          Até um belo dia que eles ferraram diversas Dlls do sistema e desisti.

          Usando Firefox 3.1b3 Firefox 3.1b3 em Windows 7 Windows 7
        • http://vegbrasil.com Veg

          DLLs só no Windows né? :P

          Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          Sim. O "Inferno das Dlls" já me complicou milões de vezes.

          Usando Firefox 3.1b3 Firefox 3.1b3 em Windows 7 Windows 7
        • Ramires

          Sinceramente não tenho saco de ficar brincando com Temas e outras configurações de cosmética. Prefiro usar On-state.

          Computador é para produzir e gerar dinheiro, para brincar vou para a praia com minha filha. Muito mais divertido.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Computador é pra produzir e gerar dinheiro se for usado pra fins produtivos. Pra fins domésticos tanto serve pra ter acesso ao conhecimento como também diversão. Computador é vc que decide o que fazer com ele.

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
  • Gustavo Ferreira

    Ficou muito bonito o Deskmod do Ubuntu. Dá até vontade de baixar a nova versão e fazer umas modificadas nele, mas… Esse negócio de dual-boot eu acho um saco, máquina virtual nem pensar. Quem sabe, estou planejando em montar um outro computador e colocar Linux nele.

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows Vista Windows Vista
    • marcos

      não precisa montar outro computador, basta voce comprar mais um hd se sua mobo der suporte a SATA. Conecte o segundo hd, vai no setup e defina a ordem de boot tendo o Windows como o primeiro boot (se não for assim vai dar pau) e quando voce quiser acessar o linux aperta F8 e seta o boot para o hd onde está o linux.

      Com o ntfs-config voce enxerga o hd com windows caso o linux não monte o volume automaticamente.

      abcs

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Pedro Henrique

    Meus parabéns também quando se trata de Linux o Paulo mostra e explica tudo muito bem :D

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • http://llucasrc1l.deviantart.com/ Lucas Carvalho

    Excelente, Acho que vou fazer dual-boot, e não instalar pelo Wubi, é fácil né?

    Usando Firefox 3.1b3 Firefox 3.1b3 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Só não vai esquecer de desfragmentar a partição do Windows. Sabe como é, o NTFS joga tudo pelo HD e pode deixar muitos arquivos no final e no redimensionamento pode haver perdas (nunca se sabe) se não fizer a desfragmentação.

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
      • http://llucasrc1l.deviantart.com Lucas Carvalho

        Já tenho as partições, eu tinha um dual-boot com o Windows 7 ;D

        Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          então faz assim. apaga a partição NTFS (essa q vc não quer mais) com o gparted (tem no Ubuntu em Sistema > Administração > Editor de partições) e na instalação coloca "assistido – instalar no maior espaço livre contínuo", daí fica mais fácil ainda :-)

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Moleza. Em menos de 20 minutos você tem um sistema pronto. :)

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    Muito bom.
    Ubuntu é e tá tão fácil, a cada dia, de mexer e configurar que nem sei mais o q a Canonical pode inventar agora.

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
  • http://alexandrefv.blogspot.com Alexandre

    Parabéns pela matéria cara …

    Muito boa MESMO !

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • http://googlediscovery.com/ Willian Max

    Usar a busca personalizada do Google para Linux também ajuda
    http://www.google.com.br/linux

    Usando Safari 4.0 Safari 4.0 em Mac OS X 10.5.6 Mac OS X 10.5.6
  • Pingback: Guia do PC

  • Gérson W&aacu

    Eu até que achei divertidos o Ubuntu e o Xubuntu quando os usei aqui, mas depois voltei pro Windows mesmo. Sou preguiçoso e prefiro ter compatibilidade com as coisas que quero, mesmo sabendo sobre o Wine e tal.

    Talvez algum dia, quando eu arrumar um HD maior, eu brinque de dual boot com os dois. E quem sabe alguma outra distro também.

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
    • DeathCrawler

      Claro que Linux é incompatível com os programas do Windows, porque SÃO PROGRAMAS DE WINDOWS.

      Eu também gosto de ter compatibilidade com programas de Windows, eu acho incrível a possibilidade de passar um limpador de registro e um desfragmentador de disco. =)

      (Não me leve a mal, mas esse tipo de comentário me incomoda um pouco)

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

        Acho q ele deve tá falando de algum hardware específico ou games :-P

        Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
        • DeathCrawler

          As pessoas deveriam especificar, falar que o Linux é "incompatível" hoje é uma heresia. =)

          Em jogos que ele é inferior, mas de resto…

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          [2]

          Usando Safari 3.1.1 Safari 3.1.1 em iPod iOS 2.2.1 iPod iOS 2.2.1
        • JuaAo

          gosto de WMP(11) da pra por?

          gosto do WLM 2009 da pra por?

          uso meu pc pra jogos,da?

          da pra fazer tudo que eu faço no windows sem ter que usar outro programa pra rodar um programa? =/

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          WMP é de menos. Exitem players muito melhores. WLM tem substitutos com os mesmos recursos. O problema são jogos. Existem bastantes jogos comerciais no Linux, mas não na quantidade que tem pra Windows. O Cedega, CrossOver Games e WINE rodam bastantes jogos do Windows, mas não são todos. Veja alguns exemplos:

          - http://www.cedega.com
          - http://appdb.winehq.org
          O trunfo da MS é o DirectX. Com ele dá pra segurar os gamers e principalmente os hardcore que se tivesse games com certeza iriam pra Linux por causa das possibilidades de customização como sistema de arquivos pra escolher, ambiente gráficos mais leves, compilação de kernel (imagina jogar com kernel compilado especialmente pra seu hardware), etc.

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
        • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15928961493799727266 João Pedro

          compra um video game /)

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
  • Raptor

    Não gostei desse desktop, está muito poluido e eu achei o wallpaper feio.

    Eu uso o tema Human mesmo, só deixo um pouco mais claro e troco os ícones pelo GNOME-Colors.

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • Patrique

    Ótima análise.. parabéns

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • Alexandre

    Otima materia. (Estranho ninguem ter começado uma discussão até agora… mas tudo bem)

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • Bill

    Muito bom Paulo Seikishi Higa.

    Usando Firefox 2.0.0.20 Firefox 2.0.0.20 em Windows XP Windows XP
  • Fantasma

    Gosto muito do Ubuntu… é um dos linux mais fácil que conheço, juntamente com os brasileiros BigLinux e o Kurumin. Alias, o BigLinux 4.2 está uma verdadeira obra de arte de tão bom… vale a pena conhecer. Voltando ao Ubuntu, posso afirmar que o sistema vem evoluindo a passos largos. Lembro-me de versões anteriores que tinha grandes problemas com drivers Nvidia, ATI, SIS, Via (o Ubuntu se negava a compilar drivers proprietários), sendo o usuário obrigado a fazer na "marra" todo o processo. Felizmente isto mudou, sendo possível baixar, compilar e instalar diretamente no Synaptic, sem maiores traumas ao usuário. Outro ponto de controvérsias, é o uso do Gnome como ambiente gráfico. Muitas pessoas preferem o KDE, outras torcem a cara para o Kubuntu (Ubuntu + KDE), outros preferem o KDE 3.5 ao KDE 4, outros gostam do Xubuntu (Ubuntu + XFCE), ou ainda tem o Window Maker, gOS, AfterStep, Étoilé, etc. Enfim, linux é tudo isto, e muito mais, sempre com novidades e opções para explorar e divertir.

    Usando Unknown Unknown em Unknown Unknown
    • DeathCrawler

      O BigLinux é uma ótima distro brasileira, mas das brasileiras, estou achando o Epidemic Linux( http://www.epidemiclinux.org ) bem melhor que ela.

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

        O Epidemic É melhor que o BigLinux. Inclusive, tou usando ele agorinha.

        Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          Caraca, esse Plugin do User-Agent tá doido. Eu tou usando o Iceweasel 3.0.7 no Epidemic Linux o.O

          Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux
        • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15928961493799727266 João Pedro

          normals, ele reconhece Pc-bsd como FreeBSD, Biglinux como ubuntu, dele au nao duvido nada :P

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
        • DeathCrawler

          PC-BSD –> Baseado no FreeBSD.

          BigLinux –> Baseado no Ubuntu.

          Epidemic Linux –> Baseado no Debian.

          Não é tããooo absurdo assim. ;-)

          Usando Firefox 3.5.0 Firefox 3.5.0 em GNU/Linux GNU/Linux
  • MalarKeY

    Linux?

    Não… Obrigado.

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows 7 Windows 7
    • Paulo Henrique

      O Linux até que é um sistema bom.

      O Windows sim é uma merda de sistema.

      Estou usando ele neste momento, portanto sei do que estou falando.

      Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
      • Ramires

        Para quem não sabe usar, até uma Ferrari pode ser uma merda, eis a minha opinião.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • Franco

          Concordo com o que disseram aí em cima.

          Se for colocar o Linux (Ubuntu) e o XP numa balança, o Ubuntu dá de mil no XP.

          A única falha são os jogos para PC, que são todos em DirectX, mas como os videogames de hoje arrebentam em jogos, o Windows pode perfeitamente ser deixado de lado neste quesito.

          Eu mesmo estou pensando em abandonar o Windows.

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          No "sistema em si" eu concordo que hoje o Ubuntu bate o Windows XP. Só que em programas e jogos o Windows (XP e outros) leva vantagem. Mas temos que considerar que o XP é de 2001, embora só tenha ficado bom a partir do SP2, em 2004.

          Usando Firefox 3.5b4 Firefox 3.5b4 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Mesmo assim acho dificil o Ubuntu (ou o Linux em geral) chegar no Windows nesse sentido. No fim das contas, contrariando todo mundo, o Linux acaba sendo indicado mesmo aqueles que so usam o computador pra msn e orkut. Para usuarios que precisam de aplicativos especificos ta dificil.

          *testando user agent

          Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          Pra quem quer algo específico deve usar o SO que atende a sua necessidade.

          Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Aplicativos específicos são de nichos muito restritos. Ainda assim em muitos nichos bem restritos o Linux leva uma certa vantagem relativa. Por exemplo, pra fins científicos nada melhor que o Scientific Linux do CERN e FERMILAB (ou mesmo as distribuições "solo" de cada um, CERN Linux e Fermi Linux), ou pra animação pra quem usa Maya, Blender ou renderizadores, ou mesmo na engenharia pesada pra fazer cálculos. Então depende muito do fim. Quando pra esse fim há intersecção de soluções entre Windows e Linux, ou ganha no desempenho ou no custo-benefício.

          Mas como eu disse, isso são pra nichos restritos, no geral, pra usuários comum, distribuições como Ubuntu, Mandriva, OpenSUSE, Fedora, Xandros, são tão boas pra usuários comum quanto o Windows.

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
        • Cara

          Cara,

          Eu discordo, eu uso Linux faz muito tempo e só o que posso dizer é que o windows é muito mais fácil de usar, além de ter uma variedade de programas muito maior. Entretanto, há problemas nele e eu acredito que se você olhar no Linux bem, verá que ,apesar dele "estar inferior" ao Windows ,no momento, ele chega perto da perfeição e ainda faz isso sendo OpenSource!

          Eu uso Linux porque é um protesto (acho que sendo OpenSource pode-se chegar a algo melhor que Windows), não porque é melhor que Windows ou MAC.

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em openSUSE x64 openSUSE x64
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          Em que situação pode ser deixado de lado, para 98% dos usuarios:

          Jogos = Não

          ERPs = (SAP, Microsiga, Oracle, Datasul, etc) = Não

          Office = Desculpa, mas dizer que o OpenOffice compete com M$-Office é sacrilegio = Não

          Autocad, Catia, Solidworks, Solidedge, Nastram, Cosmos, UG, Mastercam, e outros trilhões de softwares de engenharia = Não

          Alguma outra categoria ?

          Sim, edição de filmes (Como disseram aqui, o Maya) = Pode ser, mas no computo geral, quantas pessoas usam o SO para isso ? O máximo que eu uso é o MovieMaker, e olha lá.

          Servidores de Internet e Roteadores = Sorry, isto é um trabalho para a Sun, não para Linux,

          Em tempo : Eu adoro usar o Linux, mas nem por isso sou inocente para dizer que substituiria o Windows, e nem recomendaria a algum cliente.

          Gosto de usar o OpenSuse.

          Usando Google Chrome 2.0.172.2 Google Chrome 2.0.172.2 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Vc citou mercados restritos, um nichos muito específicos. Esses, como falei, são usados por um número mínimo de pessoas. Até softwares de engenharia que vc citou são mais restritos, pois imagina que grandes empresas como montadoras de carros, empresas petrolíferas usam Linux nos seus projetos de engenharia. Mas repetindo, são mercados restritos e que é preciso, além de tudo, ver a característica do projeto.

          Quanto servidores de internet, Linux não é recomendado? O_o viagem sua. O mercado de internet é um grande consumidor de soluções Linux.

          Edição de vídeos domésticos tem muitas soluções simples e melhores que o MovieMaker, é só procurar.

          Quanto ao modelador Maya no Linux, é referência pelo desempenho. DreamWorks, Fox, Warner, e muitas outras usam modeladores e renderizadores no Linux. Mas como eu repito, isso é um mercado restrito.

          MS Office é raro alguém precisar de todas as funções. Tanto é que o governo, empresas e outros segmentos de pessoas jurídicas estão passando pra OpenOffice e economizando milhões, aliás, o bom ainda é que qdo a questão é de governo, estão economizando milhões do dinheiro público.

          Quando se vê o custo-benefício a maioria tende ao OpenOffice.

          Então sobra o resto, que é a maioria absoluta da humanidade, que em em maioria pode, sim, usar Linux sem perdas.

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
        • http://www.dlvinfo.com.br Gambler

          Sem querer entrar na briga, pois acho que cada um dos sistemas, windows e linux, tem seu papel.

          Dentro de uma empresa, invariavelmente, você terá os dois.

          Sobre o ERP e CRM, a título de informação, existe o Compiere.

          Um ERP que utiliza banco de dados PostgreSQL ou Oracle, totalmente free, com versões para Linux e Windows.

          (http://www.compierebrasil.com.br/2006/index.php)

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    O Ubuntu 9.04 tá ótimo. Certamente a melhor versão já lançada. Mas, sinceramente, estou mais ansioso para ver é a próxima versão do Linux Mint (que será inspirada no Ubuntu 9.04). Mint = Ubuntu ainda melhor.

    Usando Firefox 3.5b4 Firefox 3.5b4 em Windows 7 Windows 7
    • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

      Ah, o Mint? Ele vai ser sensacional. Tudo graças ao 9.04.

      Usando Firefox 3.1b3 Firefox 3.1b3 em Windows 7 Windows 7
  • Pingback: Julio Cesar Duarte

  • Felipe

    O Ubuntu é otimo mas falta fazer muito ainda, pra eu largar meu Mandriva, essa distro é perfeira espero um analise dele também. Mandriva 2009.1 ai vou eu

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
    • DeathCrawler

      Mandriva é uma ótima distro, pena que a empresa está em uma crise. =(

      Usando IceWeasel 3.0.9 IceWeasel 3.0.9 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

        A lucrativa Conectiva salvou a quase falida Mandrake, e o que aconteceu? os executivos franceses é que tomaram conta e conseguiram deixar a agora Mandriva capengando. Apesar das perspectivas de novos mercados, como Europeu e da América do Norte, acho q os brasileiros da Conectiva entraram pelo cano. Deveria ter ficado com o mercado latino e se consolidado nos mercados emergentes.

        Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
        • DeathCrawler

          Em 2005 eles estavam muito felizes pela fusão, várias distribuições(empresas) se fundiram com a Mandrake que depois se fundiu com a Conectiva, só se via projeções otimistas pela "gigante" que tinha se formado…

          Em 2007 vi que a empresa estava entrando em declínio, eu ainda me pergunto como essa gigante caiu tão vergonhosamente. =(

          Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Agora até tava lembrando. A Mandriva que tem sede em Paris, perdeu um contrato com o parlamento francês pra Canonical, que é uma empresa britânica (Ilha de Man). Nunca pensei que fosse ver isso.

          Usando Konqueror 4.2 Konqueror 4.2 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          O Mandriva é uma senhora distribuição. Não espero que ele entre pelo cano, como aconteceu com o Netscape graças a mão de merda da AOL.

          Usando Firefox 3.5b4 Firefox 3.5b4 em Windows 7 Windows 7
  • GoGoBoy

    Paulo Seikishi Higa,

    Não custumo escrever para os blogs que leio, mas sua matéria merece um elogia: excelente!

    Parabéns e sucesso!

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • Bruno

    Eu tinha instalado a última versão do ubuntu juntamento com o windows vista e trabalhei com durante um mês. Não tenho nada do que reclamar, gostei do sistema. Mas desinstalei e voltei a utilizar somente o vista – é o costume, difícil de mudar. E como não tem nada que faça no ubuntu que faça a diferença no meu trabalho e estudo, continuo com o Vista.

    Mas vou baixar essa nova versão e fazer novo teste.

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows Vista Windows Vista
    • http://vidaeinfo.blogspot.com/ ()ne()n

      Bruno, Sinceramente?

      Uso o Ubuntu desde o 5.04, e, do 8.10 para o 9.04 na minha maquina, não mudou tanto assim.

      Continua atrasado (e muito) em alguns pacotes como o mono (Se quiser a versão mais nova é um parto), continua com problemas com o compiz e não reconhece a WebCam do meu Note (coisa que o Opensuse consegue numa boa).

      O Boot esta mais rápido, mas, essa é uma feature pra mim, inútil.

      Do resto o desempenho esta (me parece) melhor, continua feio (mas, ja esta mais bonito que anterior e dizem que vai estar melhor de verdade no próximo).

      Não sei, mas, há mim, não empolgou muito.

      Assim como Seven também não.

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • http://twitter.com/vegbrasil Veg

    Eu também não vi grandes diferenças do Ubuntu 8.10 para o 9.04…

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Mas nem vai notar. Com esse ciclo de lançamento de 6 em 6 meses as mudanças são poucos se comparada à versão anterior. Só dá pra notar diferença se comprar versões de períodos maiores.

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
      • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15928961493799727266 João Pedro

        uhum, comparem o Jaunty(9.04) com o Hardy (8.04,minha primeira distro de linux que usei *-*) vai notar uma diferença grande, como por exemplo, o suporte de hardware no 9.04 está infinitamente maior que o do Hardy

        Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
  • JuaAo

    Eu que sou um usuario FIEL a o Windows tenhu que ser sincero.

    já usei o ubuntu 8.04 e como não sabia mexer em nada eu pus o XP de volta..

    mas essa versão ai ta muito SHOWWWW eu quase que ia baixar para por no meu pc,nessa screen que mostra o Ubuntu 9.04 após algumas modificações está melhor que o seven no meu ver.

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows 7 Windows 7
  • Felipe

    O Ubuntu é 10 mas fiquei sabendo de uma nova versão customizada do proprio vem com com todos os repositórios de pacotes (programas, bibliotecas, documentação, …) já configurados, codecs multimídia instalados, vários programas extra instalados (aMSN, aMULE, Skype, extrator de CDs de áudio, cliente Twitter, …), vários plugins para o Firefox (suporte a flash, vídeos em vários formatos, java e adblock), Wine (permite a instalação e execução de programas aplicativos feitos para o Windows®), OpenOffice 3 com o corretor ortográfico VERO do BROffice (com suporte ao novo acordo ortográfico, a partir de 1º de janeiro de 2009 mudanças na escrita irão se incorporar à norma culta da língua portuguesa), vários manuais e documentos de dicas gravados na pasta “Manuais”, um novo tema visual bastante agradável e muito mais. e um monte de coisas fiquei muito curioso vou testar http://www.linuxnopc.com.br/lpc/

    Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows XP Windows XP
  • albfneto

    olha, não precisa usar limpadores de registro (não tem) e ne desfragmentadores em Linux (ele não fragmenta, ou muito pouco).

    tirando os jogos e o MSN, nas outras coisas o Linux é bem melhor. O tocadores de mídia (Amarok, Banshee, Kaffeine, xMMS etc…) são melhores que o midia player.

    os gerenciadores de arquivos são muitos e bons (mc, Nautilus, Thunar, Dolphin, Konqueror, fileman, krusader) em win, vc só tem um e sempre igual..

    no wi vc śo tem bloco de notas, no linux, vc tem gedit, kedit, kwrite, xedit, kate etc…

    para ver PDF, no win tem que baixar adobe reader, em linux é direto, e Okular é melhor e mais leve que Adobe Reader…

    e para gravar discos (CD, DVD) não tem comparação… K3B, Brasero e Genome Baker, são muito melhores e não perdem mídia, com o Nero e o Roxio….

    Os ambientes gráficos, sem se fala, com mandriva por exemplo, vc pode scolher usar KDE hoje e GNOME amanhã e ainda pode usar E17, XFCE, LXDE, window maker, fluxbox etc….

    O Windows sempre abra com a memsoa cara….

    Compiz Fusion, Cairo Doc, Superkaramba, Metisse então nem se fala….superam e muito a 3D de windows e o aereo do vista, sem levar embora a RAM da máquina….

    Testei umas 40 distros linux, inclusive Ubuntu… atualmente uso Poseidon Linux, Sabayon, Gentoo e Mandriva Free

    Também uso Windows Vista, mais muito pouco, só quando vou rodar coisas que não funcionam em linux (programas químicos), pq não gosto muito de wine,

    não sou gamer, quase não jogo

    Usando Firefox 3.1b3 Firefox 3.1b3 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://vidaeinfo.blogspot.com ()ne()n

      Isso é muito relapso e complicado, albfneto.

      Linux tem vários players (bashee, kaffeine, etc…) e windows só tem WMP? E o Itunes? JetAudio? Real Player? Bsplayer? Quicktime? Vlc? Winamp? Foobar?

      Gerenciadores de arquivos?

      Pra que tantos? o que isso realmente altera meu dia a dia, a tal ponto de achar que isso é fundamental pra mim?

      Gravar midias no Windows não se limita a Roxio ou Nero (que se não fossem tão BloatWare, seriam maravilhosos), temos o FreeBurner, StarBurner, ImgBurn e o melhor deles em leveza e simplicidade: BurnAware.

      Um usuário nunca vai deixar de usar um sistema só porque ele tem mais gerenciadores gráficos ou embelezamento. Aliás, mais de 90% das pessoas, sequer mexem no tema do próprio Windows.

      Então essa é uma discussão longe.

      E não conheço nenhuma distro que por default seja tão estilosa como o Seven, ainda.

      Linux tem que ganhar pela simplicidade e desempenho, não em piroctécnia.

      Não que eu seja contra, também uso Compiz, mas dizer que linux é melhor que windows por isso é bobagem, na minha opinião.

      Ambos tem lado forte e fraco, isso é fato.

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
      • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

        Engraçado, se tem pouca customização e possibilidades de ótimos programas reclamam, se tem muitas possibilidades tbm reclamam… decidam-se :-P

        Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
  • Vinicius

    Eu só espero que não seja difícil demais fazer os novos usuários entenderem a máxima do Linux is not Windows. Até onde eu posso dizer, dissuadir o homeuser mimado de que "não funciona porque é linux" não é tão simples assim… Principalmente se neles já se calcificou a fobia a forums ou se eles não tem conhecimento algum de inglês — o que, de um jeito ou de outro, é necessário para quem começou agora.

    Vamos esperar que esse tipo de pessoas não passem de 20% daqueles que se aventurarem a um novo OS. Desde que os outros 80% entendam a proposta linux e queiram também evoluir ao usar seus computadores…

    Usando Opera 9.64 Opera 9.64 em Linux Mint Linux Mint
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Inglês não vejo necessidade, nunca precisei, talvez pra configurações que não são pra usuários comuns, mas quem não é usuário comum tende a entender inglês um pouco. Mas fóruns são necessários, e até é uma benção. A comunidade Linux já foi até reconhecida por grandes revistas especializadas nos EUA pela sua qualidade. Muitas vezes fóruns chegam a ser melhores que o próprio suporte pago.

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
    • Entusiasta

      "Vamos esperar que esse tipo de pessoas não passem de 20% daqueles que se aventurarem a um novo OS. Desde que os outros 80% entendam a proposta linux e queiram também evoluir ao usar seus computadores…"

      Isso é um sonho muito distante, a maioria de usuarios que usam computadores sem dar a minina para saber como funciona, ainda é muito menor o numero de pessoas que tem interesse nisso

      O Linux jah conquisto seu espaço no meio tecnologico e entre as pessoas q se interessem por informatica

      Agora tem q conquistar seu espaços entre os usuarios "homeuser mimado", que não dao a minina em informatica, que não quer saber como funciona o computador, que não querem resolver problemas referentes ao computador, que qr ter o jogo q o vizinho tem, qr ter os programas que o vizinho usa, o linux tem que conquistar aquele user que nunca abriu o Setup de um pc, um usuario assim quer um sistema que da confiança a usar o pc de uma forma simples e direta e quando surgir um problema, pode pedir ajuda ao vizinho, ao seu amigo de msn, ao a tecnica de "50 reias da esquina"

      "Linux tem que ganhar pela simplicidade e desempenho, não em piroctécnia."(1)

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
      • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

        Concordo.

        Só que para o Linux conseguir tudo isso precisa de popularidade. E para conseguir popularidade precisa de tudo isso. É realmente complicado. =/

        Usando Firefox 3.5b4 Firefox 3.5b4 em Windows 7 Windows 7
        • Entusiasta

          Pior é faze isso tudo sem perde a personalidade do sistemaE

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
      • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

        É, mas tem um ponto que não foi tocado. O marketing. É com isso que se cria necessidade por alguma coisa e boas recomendações. É só ver a Apple, ela consegue fazer muita gente comorar seus produtos mesmo tendo outros melhores e mais baratos, ainda consegue muitos (muitos mesmo!) falarem que o Mac OS X é o melhor sistema do mundo, mais fácil, mais tudo, mesmo sem nunca ter usado! (!!!).

        Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
        • Entusiasta

          Tem muita empresa que usa linux, e muita empresa "graúda", mas não levanta um dedo para divulgar o sistema, marketing é desculpa, divulgação tem e muita divulgação esse não é o motivo para não popularização do linux.

          A Apple tem historia, e peso no mercado ela não faz sucesso somente por causa do marketing

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Mas claro que marketing não é o motivo pra dificuldade de penetração no mercado doméstico (doméstico é o problema), é só um dos muitos, das muitas variáveis que passa pelo marketing sim (pq quem vai trocar o certo pelo incerto, pelo desconhecido?), lobby entre as montadoras, inércia coletiva, até a pirataria, são muitas variáveis.

          Mas a Apple tem um marketing (não entenda só como propaganda direta) muito bom sim. Nas teorias da administração e economia já se sabe que o único jeito de criar necessidades é com marketing. Aliás, a Red Bull sabe muito bem disso. Ela é talvez a empresa que mais gasta com marketing e o retorno é imenso.

          No Linux o divulgação no mercado doméstico é falha pois não há grandes empresas nesse setor. Red Hat, Novell, IBM e outras são do ramo corporativo.

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
  • rodpaulo

    Desde já parabéns pela matéria Paulo.

    Eu aproveitei e formatei a minha máquina de trabalho que rodava o 8.10 e escolhi formatar em ext4 e estou muito satisfeito com o resultado, que se traduz em mais desempenho e estabilidade na minha máquina

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • http://twitter.com/ramon82 Ramon

    Uso o Ubuntu 8.10 no meu notebook. Instalei ele "em cima" do Windows, pra fazer dualboot, que pra mim só vai servir pra jogar e testar sites no IExplorer. Testei o 9.04, tá meio bugado, mudou pouca coisa, dai voltei pro 8.10. O Ubuntu nunca foi bonito pra mim, na minha opinião, esse laranja, é a pior coisa do Ubuntu. E infelizmente nunca vai mudar.

    Usando Google Chrome 2.0.172.8 Google Chrome 2.0.172.8 em Windows XP Windows XP
    • rodpaulo

      Estou a usar o 9.04 também no meu notebook que é um Satellit A75-S229, que já tem uns aninhos e não deu qualquer tipo de problemas, o meu Pc é um Core 2 Duo 7400 placa da Gigabyte e roda que é uma beleza.

      Estranho ter dado problemas no seu, qual a marca e modelo do seu notebook?

      Não gosta do laranja? É simples

      Repositório com temas para o Gnome
      http://ubuntued.info/2009/02/repositorio-com-tema

      Usando Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
      • Reinaldo

        RodPaulo,

        Gostaria de saber mais sobre a instalação do Linux no notebook Satellite A75-S229, pois tenho um com o Windows XP e fico preocupado em instalar o
        Linux e depois ele não reconhecer os hardwares (placa mãe, vídeo, modem etc)
        existentes neste note.

        O Ubuntu 9.04 funciona bem ? Vc já tentou também instalar o Debian ?

        Qual é melhor ?

        Obrigado.

        Usando Firefox 3.0 Firefox 3.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      O Ubuntu nunca foi bonito pra mim, na minha opinião, esse laranja, é a pior coisa do Ubuntu. E infelizmente nunca vai mudar.

      Engano seu. :P

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
  • http://www.jfpro.com Anderson Marinho

    Eu baixei e instalei o Ubuntu e tb testei o Fedora 10 pra conhecer os sistemas, qual foi a minha decepção, os sistemas baseados em Linux, só são válidos quando não se quer pagar licença de software pq tirando isso, não chega nem perto do Windows ou MAC OS, acho essa galera fanática em Linux, mas como forma de ser do contra ainda mais em relação ao Windows do que realmente ver que o Linux ainda fica longe demais dos demais softwares pagos.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Só falta argumentos.

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
  • Vinicius

    Como o amigo acima apontou, o novo ext4 realmente parece ser bem interessante. Não acho que a redução do boot time do ubuntu se deva só a isso, mas deve ter alguma relação. O problema é que já li que o ext4 tem sido criticado por ocasionar perda de dados no caso de um desligamento de emergência.

    Alguém ficou sabendo disso?

    Ah, e isso de marketing, tem já uns comerciais da redhat no youtube. Mas não acho que custaria muito para essas empresas que usam o sistema, colocarem no canto de suas propagandas algo "Linux Supporter".

    Usando Opera 9.64 Opera 9.64 em Linux Mint Linux Mint
    • rodpaulo

      Oi Vinicius.

      Ter formatado em ext4 o que mais me realçou foi o desempenho no geral, ter várias e muitas coisas abertas ao mesmo tempo e ele está mais rápido e estável do que o 8.10 formatado em ext3.

      Já tive uma situação de ter um monte de coisas abertas e faltou a luz, quando voltou a luz vi que nada perdi e nem o sistema teve que corrigir algum erro.

      Eu também li essa do ext4, mas o facto é que tive uma dessas ditas situações e nada aconteceu.

      E com as actualizações que tem existido nestes dias desde o lançamento, tudo tem ficado estável e sem qualquer tipo de erros ou de problemas.

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • Rodrigo

    Achei o Ubuntu 9.04 demais! tá muito melhor que as outras versões, eu uso ubuntu desde a versão 7.04, de lá pra cá muita coisa melhorou. Dou parabéns a canonical, mas o visual não é tão atraente. só o fundo de tela, isso vai mudar se deus quiser na 9.10!

    Usando Konqueror 4.2 Konqueror 4.2 em Windows Windows
  • NoƘa

    "Visual: pode não ser bom, mas pode ficar bom"

    Dêem uma olhada no meu Ubuntu xD

    http://www.youtube.com/watch?v=zWLEAZ-f6FI

    Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Ubuntu 8.04 Ubuntu 8.04
  • rodpaulo

    Estava fuçando por aqui e descobri que a firewall ufw agora tem como instalar a parte gráfica, eu só sabia pelo terminal.

    http://picasaweb.google.com.br/rodpaulo/UFWFirewallGrafica?authkey=Gv1sRgCPvxqZq5qbLrGA&feat=directlink

    Achei prático e bem mais amigável

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      eu uso o Gufw :-)

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
  • Tiago

    Dos usuários de Windows ai acima…dizem preferir o software “pago”. Só pergunto: Qual de vocês tem o sistema ORIGINAL? Pagou por ele? Certamente a maioria não desembolsou 1 centavo para isso…ai é moleza mesmo.

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
    • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

      [2]

      Neguinho vem aqui, defende o Windows feito fanboy e no fim nem ter sistema original tem. Com linux eu posso ir ali na esquina, comprar um CD e ainda assim ser original.

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows 7 Windows 7
      • http://vidaeinfo.blogspot.com/ ()ne()n

        Eu uso tudo original.

        Desde o Xp, Vista, Visual Studio 2008.

        E ainda assim, se as pessoas continuam a querer usar software pirata (o que desaconselho veementemente!), ao inves de algo "Livre e de graça", é porque, o outro sistema precisa mostrar ou melhorias, ou, facilidades que faça com que esse usuário, mude seu conceito.

        Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          "é porque, o outro sistema precisa mostrar ou melhorias, ou, facilidades que faça com que esse usuário, mude seu conceito."

          Não tem nada a ver isso. O "problema" é que Windows é bom de usar. As pessoas gostam de rotina, não gostam de mudar. Só mudariam por algum motivo especial. Vou fazer uma analogia pra entender. Vc tem uma namorada que vc gosta muito. Ele é bonita e funcional (hahaha), pq vc trocaria por outra que é igualmente bonita mas é desconhecida? Vale a pena trocar o certo pelo incerto e ter que reaprender um conceito novo? Se não existisse a pirataria o custo-benefício iria ser levado em questão e logo teríamos uma horda de pessoas passando a usar Linux e como consequência "o desconhecido" passaria a ser conhecido e daí teríamos concorrência de verdade.

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
        • http://vidaeinfo.blogspot.com/ ()ne()n

          Guilherme, seguindo sua analogia.

          Se minha namorada me satisfaz, e, tem uma outra garota que quer minha atenção, ela, por sua vez, deve me mostrar algo que me faça olhar para ela e aos poucos, ser conquistado.

          Ninguem vai procurar o desconhecido, ainda mais, se o desconhecido não mostra nada de interessante, pra você. ;)

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
        • Joel

          Calma, mas não custa nada dar uns "pegas" na outra também. Talvez ela se mostre melhor…rs

          Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • Roger

      Comentário corretíssimo.

      Concordo 200%.

      Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1
  • Felipe

    Qual foi o tema usado pro Ubuntu ficar lindo daquele jeito? quase superou o KDE 4

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
    • Felipe

      Ai gente antes de me apedrejarem deixem eu dizer: Só uso Windows por obrigação devido eu possuir apenas um PC (T_T) mas vai ser por pouco tempo assim que eu montar o novo bichinho a primeira coisa a fazer instalar meu Mandriva 2009.1

      Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
  • http://winove.net Lucas Monteiro

    Eu amo Linux, ubuntu e tdo que vem do Linux

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows Vista Windows Vista
  • Pingback: vinicius luiz

  • Joel

    Ubuntu, cada vez melhor! karmic koala esta começando a pontar o nariz. Até o momento estra tudo tranquilo com o alpha.

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Pingback: Linux Mint 7 disponível para download » Guia do PC

  • http://hp-tx2532la.blogspot.com diegobalangione

    para Ramires:

    CATIA V5 en UBUNTU:

    Ya funciona en forma nativa en Linux a través de PlayOnLinux y Wine.

    En este enlace explico PERFECTAMENTE como instalar CATIA V5 en UBUNTU:

    http://hp-tx2532la.blogspot.com/2009/06/catia-v5-

    Usando Firefox 3.0.11 Firefox 3.0.11 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • b

    Quando que poderemos usar linux sem lembrar que a linha de comando existe?

    Usando Firefox 3.0.11 Firefox 3.0.11 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Análise do Ubuntu 9.10 Karmic Koala » Guia do PC

  • Pingback: Análise do Ubuntu 9.10 Karmic Koala - Bem vindo!

  • http://wilsonadorador.spaces.live.com/ Wilson Martins

    Minha experiência no Linux
    Minha gente, usei windows por muito tempo até conhecer a “gata” do Guilherme. Minha gata “bonita mas funcional” era boa, mas só no “papai e mamãe” todo dia.
    Até que ela começou a travar na hora H. Quando eu tava pra gozar e terminar o serviço dava uma nóia nela, fechava a perna, pow! Quando recomeçava ficava lenta e cansativa.
    Perdia o tesão e todo o processo. Então, conheci a “gata” do Guilherme “feia e complicada”, só que tinha o seguinte: um milagre, a cara dela podia ser mudada, num travava na hora H, e eu poderia ir até final do processo, acelerar e gozar com tranquilidade.
    Além do mais ela não tinha vírus, nesse tempo em que vivemos a AIDS é foda, acaba com a alegria do prazer.
    Mas “gata” do Guilherme não pegava vírus, desde então voltou minha alegria.
    Não pago nada pra estar com ela nem por isso é uma vagabunda, como a anterior que queria me cobrar muito caro pelos seus serviços, mas se vendia pra um monte de hipócritas críticos a preço de bananas. Sem falar que o cafetino Gates ganha bilhões explorando a coitada.
    Minha gata, hoje, tem muitos nomes, muitas faces e interfaces, muitos fundos e profundidades, e mais do milagre, ela se multiplica. Hoje ela é perfeita pra mim tenho duas no meu humilde Celeron 44x, 1,66 GHZ com 768 MB RAM e 2 HDs(20 e 40 GBs):
    Xubuntu(20) com LXDE, rápida, enxuta e superleve, maravilhosa; BigLinux(40) com KDE, rápida, mais robusta, um pouco acima do peso, mas gostosa e supercompetente em todas as posições, maravilhosa.
    Bom, não sou engenheiro, nem arquiteto, eles podem reclamar a vontade dos serviços complicados que as “gatas” não fazem AINDA, mas eu não posso e digo porque:
    Meu Writer e Abword fazem tudo que o Word faz e um pouco mais.
    Meu Impress, produz e roda todas as apresentações que preciso.
    Meu Pidgin, AMSN, Kmess me comunicam com todos e todas sem problemas.
    Meu SMPlayer, Kaffeine e Totem rodam todos os formatos de videos que quero assistir.
    Meu Amarok, Listen e MOC (Music On Console-fantástico e supereconômico de RAM), fazem da minha experiência musical um deleite.
    Meus Firefox, Opera, Konqueror me descortinam um mundo de informações e imagens que nunca me fizeram sentir saudades da porcaria do IExplorer.
    Meu Gnomebaker e K3B me satisfazem completamente que nem lembro do terrível Imperador.
    Meu Gimp, Kolorpaint, Inkscape, Image View sobram naquilo que preciso em imagens e fotos.
    Meu Skype é suficiente pra falar com quem desejo.
    Bom, sobre Jogos, destesto desde o dia em que passei 24 horas jogando e não consegui eliminar a porra de um “fantasma” no “Man in Black”, isso é coisa do “demônio”. Acabei de desinstalar todos no Xubuntu. Não perco tempo com isso no computador (playstation existe é pra isso mesmo).
    Enfim, desde que conheci a “gata” do Guilherme já provei de várias amigas dela.
    Pra um usuário comum como eu que aprendeu a mexer na “gata” devagar e sempre(meu fascínio por ela continua altíssimo), digo, essas “deusas” são maravilhosas.
    Contudo, enquanto elas não fazem os trabalhos “difíceis” que a “puta” do Gattes só faz pagando, sugiro um dual boot (de CD original pago ao cafetão), mas use camisinha, falows??
    Como não sou engenheiro e arquiteto, vou curtindo, trabalhando e descobrindo mais das minhas “gatas”.
    Ah ia esquecendo, a poderosa linha de comando é um espetáculo a parte dessa gata, mas isso é só pra quem quer uma vida de aventuras e não tem medo da escuridão do console.
    Eu já apresentei essas “gatas” a vários amigos meus e eles estão começando a se relacionar com elas e gostando. Como alguém disse no forum um pouco de marketing ajudaria sim, a primeira experiência pode ser chata, mas como disse a “feiura” e o “serviço” podem ser contornados.
    Quando vou a um cybercafé e tenho que usar a “bonita mas funcional” é que percebo a diferença do que eu tenho em casa. Não tem comparação. Bom, mas essa é a minha experiencia, tá?
    É isso ai, elas estão ficando cada vez melhores….o resto é questão de gosto.
    Um abração a todos.

    Usando Firefox 3.0.16 Firefox 3.0.16 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • http://wilsonadorador.spaces.live.com/ Wilson Martins

    Ah desculpa….seu comentário sobre o Ubuntu está fantástico!! Parabéns!

    Usando Firefox 3.0.16 Firefox 3.0.16 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • Pingback: Ubuntu 10.04 is Out! | Operating System Blog

  • Felippe

    Instalei o jogo brasfoot 2010 no meu notebook e não sei como desinstalar porque tá dando pau alguém pode me ajudar?

    Usando Firefox 2.0.0.16 Firefox 2.0.0.16 em Ubuntu 7.10 Ubuntu 7.10
  • :):):):):)

    kara muito foda seu comentario Wilson Martins essa eu vo lembra sempre :)

    Usando Opera 10.60 Opera 10.60 em Windows XP Windows XP
  • http://myanimelist.net/blog.php?eid=142201 Cristopher Hackman

    Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s really informative. I am going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing. Cheers!

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Windows XP Windows XP
  • http://escarpins-louboutin6.webnode.fr 0p39yal7ij
  • http://www.camisasprecio.com nbouqegi7698

    dos han sido verdaderamente increíble. había probado todas las dietas bajo el sol y nada funcionó. pero sentí la cirugía real era demasiado arriesgado, así que parecía como la alternativa perfecta. en una banda gástrica op real, el tamao del estómago se reduce con una banda ajustable para que el paciente sólo puede comer pequeas comidas antes de sentir full.instead joh, de twickenham, en el sud
    Dc Snow Prendas De Abrigo
    s tenido que ser honesto con lisa y michael aquí. lamentablemente, el pronóstico es malo. los primeros días después del parto será fundamental, ya que es entonces cuando los gemelos se someterán a pruebas para evaluar si la separación será factible. va a ser muy importante para evaluar la situación después de nacer. cómo se gemelos joinedthe están unidas por el pecho, cada uno con sus propias
    Polo Ralph Lauren
    n del escocés como su pre- torneo práctica partner.and wawrinka – que ganó un 2008 medalla de oro olímpica junto a roger federer en dobles – imagina sus posibilidades cuando se reúnan el centre court tomorrow.wawrinka , la semilla 19 que venció 5-7 75 jesse levine por 6-3 y 6-3 , dijo: somos buenos amigos y la práctica muchas cosas juntos – . , pero cuando estás en el partido que se centran en el ju
    Lacoste Camisas – hombres
    l de 15 salidas , incluyendo victorias en el ao pasado ” s jockey club cup en newmarket y en dubai a principios de este murtagh year.johnny se redujo a 1-2 favorito (de 4-6) con totesport para el trofeo de clubes de londres para el corredor de cabeza del real semana.el irlandés , prohibido para los dos últimos días de la lámpara de 2009, finalizó ayer en la cima de la tabla de posiciones con cuatro vict
    DC

    Usando Safari 5.1.7 Safari 5.1.7 em Windows 7 Windows 7