Notícias

Ubuntu 9.04 ganha novos temas

Para nós, meros mortais, que pensávamos em um novo visual apenas para outubro, cá estamos, com uma notícia bem interessante. O Ubuntu, atualmente uma das mais populares distribuições Linux no mercado, virá com novos temas já na próxima versão, o Jaunty Jackalope.

Ubuntu

Mas não se anime. Aquele tema fabuloso, assinado por um designer e pronto para bater o Mac OSX em visual – como esperam os mais fanáticos – irá aparecer mesmo, quiça, no Karmic Koala. Mas, para não deixar o Jaunty com aquele ar de decepção, a Canonical resolveu dar um tapinha na distribuição e adicionou três novos temas, Dust, Dust Sand e New Wave, todos criados pela comunidade. Não obstante, mais novidades acerca do visual foram acrescentadas.

A tela de boot do sistema, o USplash, também ganhou modificações. Ao invés daquela barra de carregamento laranja abaixo de um enorme logo do Ubuntu, uma barrinha mais fina e elegante, que vai do amarelo ao vermelho, sob uma logomarca igualmente discreta. Em paralelo, a tela de login foi completamente remodelada, recebendo um ar mais moderno, porém preservando a simplicidade característica da distro.

Para completar, novos papéis de parede! São duas imagens abstratas, uma marrom, para desespero de muita gente, e outra amarelada, que lembra muito o Oxygen, do KDE, mas bem no estilo Ubuntu de ser. Lembrando que o Jaunty já entrou em Feature Freeze, ou seja, a partir de agora, somente correções de bugs e aprimoramentos serão feitos. Portanto, não haverá mais mudanças.

Fora as alterações significativas no visual, outra modificações sutis foram feitas. Algumas opções no menu Sistema foram renomeadas, por exemplo, ao invés de Screen Resolution, agora temos Display. Para conferir estas novidades, baixe a última Daily Build do sistema. Lembre-se de que se trata de uma versão Alpha, altamente propensa a bugs. Instale por conta e risco, ou teste em uma máquina virtual.

E se você está contando os dias para o lançamento, anote aí: No dia 26 de março será lançada a versão Beta do sistema, 16 de Abril o Release Candidate, e dia 23-04, finalmente, a versão final. Depois, é só instalar e esperar pelo Koala.

Fonte: Softpedia

Tags: Apple, Linux

Você também vai gostar

Leia também!