Análises

Edite seus textos no iOS com o Pages

A Apple praticamente inaugurou, ano passado, um novo segmento no mercado de tecnologia ao lançar o iPad. Com o incontestável sucesso feito pelo tablet, muitas empresas decidiram caminhar por essa vereda que estava sendo aberta por Steve Jobs e sua trupe, desenvolvendo e lançando aparelhos similares. Assim, os tablets viraram quase que uma febre entre os consumidores, sendo um dos produtos mais almejados dos últimos tempos.

No entanto, se você perguntar para qualquer pessoa, inclusive para vendedores em lojas especializadas, para quê serve um tablet, a maioria certamente tropeçará em suas respostas, não havendo um consenso. Na verdade, a finalidade de um tablet depende de quem o usa. A grande variedade de aplicativos na App Store transforma o iPad, por exemplo, numa poderosa ferramenta para qualquer pessoa! Desde um técnico em informática, escritor ou professor, até músicos, artistas e médicos.

Pensando nisso, decidi que vou usar o meu espaço aqui no Guia do PC para também analisar apps destinados ao iOS, dos mais variados tipos, para os mais diversos fins. Assim, se você já é dono de um iGadget, como eu, ou está pensando em adquirir um, terá semanalmente uma sugestão de um bom aplicativo. Isso vale também para android users, que poderão pesquisar aplicativos equivalentes para seus smartphones e tablets.

E para começar, vou falar sobre a suíte de escritório iWork, pertencente à própria Apple. Hoje analisarei o editor de textos Pages, e nos posts seguintes, se tudo certo, o Numbers, editor de planilhas eletrônicas e o Keynote, equivalente ao PowerPoint do nosso velho Office de guerra. E aí, será que o iPad serve para escrever!?

Tela Inicial

Com a última atualização lançada pela Apple, a tela inicial do Pages ficou mais simples e objetiva. Como você pode ver na imagem abaixo, a tela inicial mostra todos os documentos já criados e transferidos para o aplicativo, sendo classificados ou por nome, como é o caso da imagem, ou por data de modificação. Outra implementação muito bem vinda ao app, foi a possibilidade de se criar pastas para os documentos, permitindo uma melhor organização de nossos arquivos. Assim, documentos com temas parecidos, tais como arquivos da faculdade ou do trabalho, podem ser reunidos na mesma pasta.

Tela Inicial do Pages

No canto superior direito, temos o botão Edit, que obviamente serve para gerenciar os nossos arquivos. Tocando nele, podemos tanto deletar quanto fazer uma cópia do documento em questão. E do lado esquerdo um botão com o sinal de “+“, que como você pode imaginar serve para criar um novo documento. E aí entra outra faceta interessante do aplicativo. São os templates pré-definidos. Veja a seguinte imagem:

Escolha um dos vários temas disponíveis

Antes de efetivamente criarmos um novo documento, podemos escolher dentre vários temas disponíveis! E isso, em alguns casos, pode poupar um tempo precioso! Se você for escrever uma carta formal, há um tema pronto pra isso; se for escrever uma receita, já pode abrir um documento pré-formatado; se quer enviar um convite de uma festa, é só modificar. Enfim, os templates podem até salvar a sua vida, em alguns casos! Mas vamos no bom e velho documento em branco mesmo. E aí, depois de escolher o tema, como é a interface de edição?

Interface

A interface do aplicativo continua a manter a elegância e a simplicidade mesmo quando se está editando o documento. Uma barra na parte superior da tela, imitando o couro sintético, abriga alguns botões importantes. Ao lado esquerdo, o botão Documents retorna à tela inicial do Pages. E o Undo é o equivalente ao Ctrl + Z (SEU LINDO), que nos permite desfazer algum cagada erro.

Em destaque, os quatro botões da barra de título

Ao lado direito, quatro botões de suma importância. Da esquerda pra direita, temos o Info, que nos mostra as propriedades de alguma palavra, trecho, ou mesmo imagem selecionada, permitindo-nos fazer modificações. Ao seu lado está o Insert, usado para inserirmos alguma imagem, tabela, gráfico ao nosso texto. Em seguida vem o botão Tools que, dentre outras coisas, nos permite compartilhar e imprimir o arquivo, procurar alguma palavra nele e outras configurações. Por fim, o Full Screen, que dispensa apresentações né, gente?

Editando o documento

Finalmente, vamos pôr a mão na massa! Na hora de efetivamente escrever, mais duas barras surgem na parte superior da tela, e o teclado virtual também dá às caras. A primeira barra é uma velha conhecida nossa, com os típicos botões de negrito, itálico e sublinhado, alinhamento, tipo e tamanho da fonte, tabulação, dentre outras coisas. E imediatamente abaixo dela, temos a régua. Nada de novidade até aqui.

O teclado virtual, quando na posição horizontal, é bem espaçoso e confortável (para os padrões de um tablet) de digitar. Mas irônicamente, é na hora de digitar que o teclado atrapalha. Devido ao seu tamanho, ele ocupa quase metade da tela, e juntando o espaço das demais barras, temos uma área de visualização do texto minúscula. E se colocarmos o tablet na vertical, onde o teclado ocupa menos espaço, as teclas ficam muito pequenas e dificultam a escrita.

Teclado virtual - Irônicamente, ele atrapalha

Além dessa problemática, se faz necessário dizer que digitar um texto grande (como esse) no tablet é bem chato, visto que não dispomos do sentido do tato para saber qual tecla apertamos. Assim, se você é escritor, jornalista ou blogueiro e pretende usar o iPad como principal ferramenta de trabalho, a compra de um teclado físico é extremamente imperativa!

Concluindo

Portanto, mesmo com as limitações e dificuldades mencionadas acima, o Pages não faz feio na edição de textos, se mostrando uma das melhores opções na App Store para quem busca um aplicativo confiável, versártil e que ofereça uma boa gama de possibilidades na hora de se editar um texto.

Com total integração ao tablet, suporte à rotação da tela e aos formatos mais comuns de textos, o Pages é sem dúvida nenhuma a opção mais acertada para quem vai usar o iPad para editar textos. O preço dele é um tanto salgado, $ 9,99, mas vale a pena. Está disponível tanto para o iPad quanto para iPhone e pesa 87.9 MB. Se você possui os dois aparelhos, é uma boa tê-lo em ambos, pois no vindouro iOS 5, com o iCloud, haverá sincronização de documentos. Uma mão na roda! Abaixo, link para download do Pages:

Download | Pages

Tags: Apple, Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!