Análises

TweetDeck by Twitter e as outras novidades: um avanço ou um retrocesso?

Novo ícone do TweetDeck.

Junto da nova onda de atualizações e novidades do Twitter, o TweetDeck — comprado pela empresa em maio deste ano — ganhou uma atualização em todas as suas plataformas. O título pode ser polêmico, mas, apesar de tudo estar novo, não gostei da atualização.

O programa está disponível para Windows, Mac, Chrome e Web, Linux ficou de fora. O time do Twitter não quis dar mais suporte ao sistema operacional aberto. É meio triste né, o Linux carece de clientes de Twitter e usuários.

Novo ícone do TweetDeck.
Novo ícone do TweetDeck.

No post introduzindo o novo Twitter, o próprio microblog disse que quer que a experiência da web seja muito semelhante em smartphones. Digamos que eles levaram isso a sério. Todas as versões do novo TweetDeck são iguais. Se você entrar na versão web, e logo depois na versão do Chrome, e assim, sucessivamente, verá que não há nada de diferente. O TweetDeck para Windows e Mac é praticamente um frame para a versão web.

Novo TweetDeck.
Novo TweetDeck.

Uma boa característica que o TweetDeck manteve foi a possibilidade de adicionar uma conta do Facebook nele. Essa era uma feature que as pessoas temiam que seria retirada. Mas, para a felicidade de todos, essa possibilidade se manteve.

Retweet com comentário no novo TweetDeck.
"Quote Tweet" no novo TweetDeck.

Um dos problemas que eu já achei nessa nova versão foi a impossibilidade (mesmo com a opção para tal) de enviar imagens para a timeline. Eu tento enviar uma imagem pelo aplicativo em suas três versões possíveis aqui e não vai, alegando falha no envio. Não sei se isso é só comigo. Porém, para outros, enviar imagens continua normal no programa.

Notificação que aparece no canto superior direito do monitor.
Notificação que aparece no canto superior direito do monitor.

Inclusive agora é possível enviar imagens para o serviço de imagens do Twitter. Entre outras coisas, o retweet com comentário agora é “quote tweet”, com aspas no tweet que será comentado; as notificações ganharam uma pequena mudança e ficaram mais… engraçadas, se é que eu posso dizer, com janelinhas em Windows Aero. Eu confesso que eu ri quando eu vi uma notificação após instalar esse novo TweetDeck, não sei por quê. :P

Comparando com a versão antiga em Adobe AIR, o TweetDeck perdeu muitos recursos. Colocar localização e acessar perfis rapidamente a um clique foram para o além. Não há qualquer integração com o sistema operacional.

O antigo TweetDeck.
O antigo TweetDeck.

Não sei se essa foi uma boa atualização para o Twitter. Vi relatos que o novo aplicativo para Android ficou uma tragédia em smartphones de resolução baixa (240×320), como o Galaxy 5 e –com alguns teclados diferenciados — 320×480, como o LG Optimus One. Em determinadas ocasiões, não era nem possível ver o que estava sendo escrito no celular, graças à falta de espaço.

Outro problema do TweetDeck é a versão para Mac. Pelo que eu sei, o Twitter já dá continuidade a um projeto oficial para o sistema operacional da Apple, o Twitter for Mac. Aí é que eu pergunto, pra quê a redundância de clientes oficiais? O time do Twitter deveria ter focado mais no Windows (já que a versão para Linux foi descontinuada) e fazer um software mais consistente. Não que a versão atual seja ruim, mas ela pode ser melhor.

A conta usada para se cadastrar no TweetDeck poderia ser abolida e convertida para a atual conta no Twitter e as funções atreladas a ela poderiam ir para o Twitter inteiro em si, como por exemplo, os tweets agendados. Fica a sugestão, e esperamos que o Twitter melhore esses softwares com o tempo, como ele sempre faz, eu não deixo de acreditar nessa possibilidade.

Tags: Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!