Análises

Análise do HD Western Digital Scorpio Blue

No ano passado escrevi um artigo sobre Netbooks e tendências do mercado de PCs. Uma de minhas conclusões foi que, no médio prazo, o desktop seria substituído pelo notebook. Na verdade isso já está ocorrendo. No ano passado foram vendidos no Brasil mais notebooks/laptops do que os micros desktop. Essa é uma tendência mundial. No futuro os desktops deverão ser usados apenas por alguns entusiastas de hardware, jogadores, profissionais da área gráfica etc., ou seja, gente que precisa do maior desempenho possível.

Uma das partes em que o notebook que mais “perde” em relação ao desktop é no armazenamento. Os desktops podem ter vários Hard disks (HDs) e estes HDs costuma ter capacidades de armazenamento bem maiores. O Desktop tem espaço e energia de sobra para estes HDs. Já no notebook, espaço e energia são muito limitados. Até existem alguns notebooks que permitem dois HDs, mas são raros. E mesmo assim os HDs de notebook são de 2,5 polegadas enquanto que nos desktops a maioria é de 3,5 polegadas. A solução mais simples para usuários de notebook é usar HDs externos (como o BlackArmor que já foi testado aqui).

Western Digital Scorpio Blue
Western Digital Scorpio Blue

Felizmente os fabricantes de HD estão colocando no mercado produtos para suprir esta necessidade dos computadores portáteis. A Western Digital me enviou para teste o Western Digital Scorpio Blue 500GB, um HD para notebook com as seguintes características (fornecidas pelo fabricante):

  • Padrão: SATA II (300 MB/seg)
  • Capacidade: 500 GB
  • Velocidade de rotação: 5400 rpm
  • Tamanho do cache: 8 MB
  • Tempo médio de acesso: 12 ms

Uma comparação direta com as especificações da maioria dos HDs de desktop (que trabalham a 7200 rpm e possuem cache de 16 MB) pode levar a conclusões precipitadas sobre o desempenho do Scorpio Blue. Assim, utilizei dois programas bastante conhecidos para testar o HD:  HD Tune e HD Tach. Ambos realizam uma série de testes de desempenho no HD, tais como : tempo de acesso, taxa de transferência, etc.

No HD Tune a taxa de transferência média ficou em 64,2 MB/segundo e o tempo médio de acesso em 13,7 milisegundos. Já no HD Tach a taxa de transferência média ficou em 65,4 MB/segundo e o tempo médio de acesso em 15,7 milisegundos. É importante salientar que a taxa de transferência média é aquela obtida com as operações de leitura de arquivos do disco. As taxas que alguns vendedores anunciam como SATA II de 300 MB/seg são taxas teóricas máximas.

Western Digital Scorpio Blue: HD Tach
Western Digital Scorpio Blue: HD Tach
Western Digital Scorpio Blue: HD Tune
Western Digital Scorpio Blue: HD Tune
Western Digital Scorpio Blue: HD Tune
Western Digital Scorpio Blue: HD Tune

Pelos números dá pra concluir que o desempenho do Western Digital Scorpio Blue 500GB é muito bom! Só como termo de comparação um HD de 750 GB (7200 rpm e 16 MB de cache) atingiu no HD Tune a taxa de transferência média de 64,2 MB/segundo e o tempo médio de acesso em 13,6 milisegundos. Já no HD Tach a taxa de transferência média ficou em 67,5 MB/segundo e o tempo médio de acesso em 13,6 milisegundos.

Ou seja, mesmo com velocidade de rotação e cache menor, o Scorpio Blue consegue desempenho muito próximo aos HDs de desktop. Isso se deve principalmente pela “densidade” de informação do disco, pois os HDs de notebook têm tamanho menor (2,5 polegadas) que os de desktop.

Agradeço a Western Digital pelo envio do Scorpio Blue para testes. O preço no Brasil ainda não foi definido, mas o HD pode ser encontrado nos EUA por U$ 220,00.

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!