Artigos

Compras na Web – A China toma conta

Comprar na Internet não deve ser novidade para ninguém. Porém, a maioria das pessoas ainda têm algum receio na hora de realizar negócios via web. E não podemos criticar quem tem medo de comprar via Internet, afinal de contas, todo dia aparece um novo golpe na praça. Isso não quer dizer que não se deve comprar pela web, na verdade, se tomarmos alguns cuidados básicos, a compra além de segura é muito mais prática já que nem precisamos sair de casa para conseguir determinado produto.

Quem navega pela Internet já deve ter notado alguns anúncios de sites como: AsiatronicCompre da China e outros parecidos. Normalmente esses sites oferecem produtos como celulares com TV, cartões de memória, gadgets, etc. a preços bastante atraentes. Estes sites têm uma coisa em comum: são lojas que vendem produtos diretamente da China para o Brasil (e pra todo mundo, é claro!).

Feito na China

Mas porque comprar numa loja dessas? A principal razão é o preço. Na maioria das vezes, produtos semelhantes vendidos aqui no Brasil custam bem mais. Além disso, estas lojas estão repletas de novidades que são difíceis de encontrar no mercado nacional. E como estas lojas conseguem oferecer os produtos com estes preços? Essa é fácil responder: É que elas estão situadas na China! Acreditem, eu já estive lá, e realmente os preços são absurdamente baixos! Mas, e o frete? Não vai aumentar o preço final do produto? Aí vem outro motivo para preços tão baixos: Na maioria das lojas o frete é GRATUITO! Isso mesmo! Não se paga nada para o transporte do item lá da China para a porta de sua casa! Mais ainda: estas lojas não têm estoque. Elas encomendam os produtos de fabricantes chineses (e isso pode causar alguns problemas como veremos adiante). Todos estes fatores reunidos levam a um preço final muito baixo.

Quem quer comprar produtos da China tem, basicamente, duas opções: Acessar as lojas “em português” ou usar as lojas “originais”. As lojas “em português”, tais como Asiatronic, Compre da China, etc. são mais conhecidas do Internauta brasileiro, pois seus banners de propaganda estão em vários sites conhecidos. Estas lojas “falam” português e os preços estão todos em Reais. Além disso, o pagamento pode ser feito com cartões de crédito nacionais e de outras formas, é claro. O problema é que nestas lojas os preços costumam ser um pouco mais altos, pois elas usam o sistema “Importa Fácil” dos Correios que taxa todos os produtos em 60%. Mesmo assim, o preço final ainda é bastante competitivo e as novidades costumam seduzir os brasileiros.

Outra maneira de conseguir produtos da China a preços inacreditáveis é acessar as lojas “originais”, ou seja, as que estão sediadas lá mesmo, quase sempre em Hong Kong. Algumas lojas têm escritórios em outros países, mas os produtos costumam sair todos da China. A mais conhecida de todas é a DealExtreme (DX para os íntimos), mas também temos: FocalPrice, Uxcell, Dealperfect, Bestbuyoffer, Strawberry etc. Nestas lojas os preços estão em dólares e tudo está em inglês. As lojas aceitam cartões de crédito internacional, mas a maioria das compras é feita através do PayPal. Para quem não conhece, o PayPal funciona como intermediário da transação, ou seja, você paga a loja usando o PayPal e o PayPal cobra o valor de você. Isso é uma grande vantagem e aumenta muito a segurança, pois o PayPal tem políticas rígidas com seus parceiros, e assim podemos ficar tranquilos quanto às fraudes, além de não precisarmos fornecer o número de nossos cartões de crédito para os sites onde fazemos as compras.

Comprando diretamente, os preços são mais baixos que nas lojas “em português”. Principalmente porque em muitos casos a Receita Federal libera os pacotes sem taxação alguma, apesar dela poder taxar TODAS as encomendas em ABSURDOS 60%! Antes de encomendar qualquer item, eu costumo fazer as contas supondo que serei taxado. Assim eu tenho uma estimativa do preço final do produto. Se estiver muito acima do preço de mercado, eu não faço o pedido.

É bom lembrar que nem tudo é uma maravilha. Por causa do frete gratuito e da ausência de estoque, as mercadorias costumam demorar mais de duas semanas para chegar no Brasil. Mas (pode ser sorte), nenhuma encomenda que fiz deixou de chegar, apesar de algumas terem demorado mais de um mês. Outro problema ocorre quando eles enviam produtos falsificados. Isto ainda não ocorreu comigo, mas basta visitar alguns sites na rede para ver algumas reclamações sobre o assunto. A culpa não é da loja e sim do fornecedor chinês que engana a loja. Nestes casos, as lojas devolvem o dinheiro, mas quem compra tem que remeter o produto falso de volta e isto envolve uma certa burocracia. Existe um blog nacional onde o autor testa uma série de produtos adquiridos da China, dando dicas, indicando problemas etc. Vale a visita: http://www.skooterblog.com/.

Uma coisa é certa: O domínio das lojas chinesas no mercado de Gadgets, eletrônicos etc. é uma questão de tempo. Ainda não temos a variedade de produtos de uma Amazon, mas, para quem conhece os chineses, sabe que isso vai acontecer num futuro próximo.

Tags: Eventos, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!