Veja mais notícias

Como montar um PC para jogos

46 Comentários

Neste artigo, publicado há alguns dias aqui mesmo no Guia do PC, falamos que um dos motivos dos PCs desktops continuarem firmes e fortes no mercado, sem real previsão de obsolecência, é por causa de um nicho de mercado específico: os gamers. Quem pensa em comprar um computador especialmente para jogos, necessita de configurações muito específicas e poderosas. Assim, muitas vezes faz-se necessário montar você mesmo a sua máquina, para não gerar os famosos “gargalos”, que tanto atrapalham a nossa jogatina. Assim, surge a sagaz pergunta: Como montar um PC para jogos? É exatamente isso que ensinaremos neste artigo! Mas antes de começarmos, tenha em mente duas coisas: Primeiro, é quase impossível montar um computador realmente bom para jogos com pouco dinheiro. E segundo, tenha bastante paciência, pois você irá pesquisar muitos preços e comparar muitos componentes. Sabendo disso, vamos começar.

Placa-mãe

Quando se fala em PC para jogos, o primeiro componente que nos vêm à mente é a placa de vídeo. Sim, ela é a mais importante neste caso, mas primeiro temos de pensar na placa-mãe, que é onde você conectará a sua GPU. Placas-mãe voltadas para o mercado mid-end, vulgo intermediário, geralmente dão conta do recado. Para resumir, procure um modelo que ofereça pelo menos um slot PCI-E de 16x, que é a maior velocidade do barramento atualmente. Preste atenção também aos slots de memória, se for DDR3 e suportar Dual Channel, melhor ainda. E atente para que a placa-mãe dê suporte aos processadores mais parrudos da plataforma, seja ela Intel ou AMD.

Placa-mãe com suporte a SLI

Placa-mãe com suporte a SLI

Caso você queira mais desempenho, você pode apelar para uma tecnologia chamada SLI ou CrossFire. Estas duas técnicas consistem em rodar duas placas de vídeo em paralelo, o que em tese dobra a perfomance. Desta forma, a sua placa-mãe deve ter no mínimo 2 slots PCI-E de 16x. Outra dica importante, é checar se a MOBO oferece recursos para se fazer overclock com facilidade. Mas lembre-se, todo cuidado é pouco com esta técnica. Este é um jutsu proibido e só deve ser usado por geeks no nível Jounin. :P

Placa de vídeo

Agora sim vamos falar da placa de vídeo! Não preciso nem dizer que ela é o componente mais importante de uma máquina pensada para jogos. No que diz respeito às especificações técnicas, tenha em mente uma coisa: quanto maior o valor, melhor! Muitos usuários logo olham para a quantidade de memória. Ok, tudo certo, quanto mais memória, melhor. Mas saiba que só a quantidade não quer dizer nada. Veja também a frequência dela, medida em Hz (Hertz); a interface de comunicação, as melhores geralmente são as de 256 bits e também o tipo de memória. A mais recente é a GDDR5.

O chip gráfico, que faz todo o trabalho pesado de processamento e renderização das imagens, também merece atenção especial. As especificações relativas a este componente da placa de vídeo são relativamente complicadas e detalhadas. Você deve olhar quantos núcleos de processamento ela tem, em qual frequência eles trabalham, a frequência do shader, pixels por clock, etc. Novamente, quanto maior, melhor. Mas visto que os chips gráficos são construídos com arquiteturas diferentes, é impossível comparar com eficiência placas de fabricantes diferentes, como NVIDIA e ATI.

Placa de vídeo

Uma boa placa de vídeo é imprescindível

Assim, a melhor forma de escolher a sua placa de vídeo, felizmente é a mais fácil: verificando os benchmarks.O site Video Card Benchmark realiza testes de desempenho com inúmeros modelos de placa de vídeo, são mais de 900! Eles dão uma pontuação para cada placa, que quanto maior, melhor ela se saiu nos testes. É uma ótima fonte para se consultar antes de adquirir a sua placa gráfica. O respeitado site Tom’s Hardware também faz um trabalho parecido, disponibilizando tabelas comparativas. Ele ainda vai além, por permitir que a gente saiba qual placa é melhor para qual jogo. Alguns jogos, devido a forma como foram programados, exigem mais de alguns componentes específicos. Um exemplo clássico é o GTA IV, que deixa o processador trabalhando no máximo, enquanto a GPU nem tanto.

Processador e Memória

Montar um computador para jogos não é barato. Por que você tem de pensar também em outros componentes, fora a GPU e placa-mãe. Por exemplo, processador e memória são importantes também. Alguns jogos, como o já citado GTA IV, exigem bastante desse componente. Portanto, escolha um processador que tenha pelo menos dois núcleos físicos e que trabalhem a uma boa frequência. As memórias vão auxiliar a CPU, assim, uns 4 GB ligados em Dual Channel já é um ótimo começo. Isso servirá para evitar os famigerados gargalos existentes em máquinas destinadas a esse fim.

Armazenamento

A capacidade de armazenamento de um computador para jogos também é importante. É uma boa ideia comprar um HD espaçoso, principalmente se você for baixar e instalar muitos jogos. É comum um título ter uns 10 ou mais gigabytes. Às vezes, um jogo chega a ter os seus 20 GB. Assim, ter espaço de sobra para acomodar tudo será muito útil. Se você foi uma das poucas pessoas que nasceu rica, em vez de bonita, pode optar por comprar um SSD (Solid State Disk). Além de guardarem seus jogos, eles aumentarão a velocidade com que eles serão carregados na memória, o que impactaria na perfomance de seu computador e desempenho dos jogos. Infelizmente esta opção ainda é para poucas pessoas, devido ao seu preço.

SSD

SSD - Oferece mais desempenho aos seus jogos

Fonte de alimentação

Um computador montado especificamente para jogos , não gasta só muito dinheiro. Gasta muita energia também! Visto que a maioria, senão todos os componentes, são de alto desempenho, a quantidade de energia consumida também é enorme. Assim, certifique-se de dar uma atenção mais que especial à fonte de alimentação que você comprará. Para saber quanto ele consumirá de energia elétrica, o site eXtreme Power Supply Calculator lhe ajuda a calcular quanto cada componente gasta. Assim, basta dizer qual o seu processador, a sua placa de vídeo, quanto de memória está instalada, dentre outras coisas, que ele calculará qual a potência da fonte que você deve comprar, já incluso uma folga de 20% para futuras expansões.

Fonte de alimentação

Uma boa fonte de alimentação também é necessária para aguentar o tranco

E por falar em potência, lembre também de eficiência. Esse fator é tão importante quanto a potência. Quanto mais eficiente for a fonte, menos energia ela desperdiçará, e consequentemente mais barato será a sua dívida com a fornecedora de energia de seu estado. Fuja das fontes que oferecem apenas 70% ou menos de eficiência. As melhores, são as que garantem 80% ou mais, principalmente se ela apresentar a certificação 80 PLUS. À propósito, invista também em um bom sistema de arrefecimento. Você vai precisar.

Conclusão

Como você viu,montar um PC para jogos não é uma tarefa das mais fáceis. A máquina exige configurações poderosas, e é muito fácil chegar ao valor de R$ 3,000,00 ao montar um computador deste naipe. E é por que nem falamos em monitores e sistema de som, para você desfrutar ao máximo de seus títulos! Assim, você passará muito tempo comparando componentes e preços, para tentar amortizar um pouco o valor final de sua máquina. Mas tenha em mente que comprar produtos de qualidade, lhe garantirá uma máquina que dure por pelo menos uns três anos sem dificuldades. Espero que tenha gostado dessas dicas e que elas lhe sejam úteis quando você for comprar o seu PC especificamente para desfrutar de seus jogos favoritos.

sobre o autor
"Estudava Direito e trabalhava num órgão público. Para ele a área jurídica era a certa a seguir... até ter o seu primeiro computador. Após isso, estudava Direito Constitucional pensando em qual antivírus seria melhor e Direito Administrativo em qual sistema operacional deveria instalar. Não conseguiu conciliar os dois e decidiu largar as jurisprudências e adotar os bits. Hoje, é formado em Técnico em Informática e proprietário de um parrudo PC Frank e um mimado iPad. Trabalha como empreendedor da área tecnológica e agora é também editor do Guia do PC! E ele não se incomoda se você acompanhá-lo no Twitter: @Felipe__Alencar ou no seu blog pessoal."
  • MalarKeY

    É foda cara.

    O PC está perdendo grandes títulos devido a pirataria. E as vezes sai mais barato comprar um XBOX que sai gráficos em 1080p sem correr o risco de LAGS do que montar uma máquina parruda para jogar no seu monitor.

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Mesmo com pirataria desenvolvedoras ganham muito no PC pois não precisam pagar as taxas das fabricantes dos consoles. Sistemas de distribuição digital, como o Steam, ainda fizeram as vendas dispararem até em países como muita pirataria.

      Grandes títulos exclusivos pra consoles, na verdade, existem pq há acordos ou pq são feitos pelas próprias fabricantes do console, vide títulos como Heavy Rain, Uncharted, KillZone, God of War, Zelda, etc.

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
  • Richard

    Realmente é necessário pesquisar muito, seja micro para jogos ou micros para durar muitos anos. Eu por exemplo, estou montando um micro com foco na longevidade…. Pesquisei por mais de 1 mês, entre os diversos processadores, a melhor relação custo/benefício com foco em duração e acabo sempre comprando peças recomendadas para pc de jogos. E pq? Simplesmente porque essas placas são fabricadas com o que existe de mais avançado. No caso do processador, hj temos mais poder de processamento do que nossos Sistemas Operacionais demandam. O Phenom II X4 965 BE foi minha escolha. Placa mãe MSI 890FXA-GD65, com 2 slot PCI-E, 2 USB 3.0 e 6 SATA III. Fonte XFX 650W reais, 2x2GB Kingston HyperX de RAM. Faltam ainda a placa de vídeo e o HD. Tudo isso para montar um micro que dure 10 anos…..

    Usando Firefox 3.6.15 Firefox 3.6.15 em openSUSE openSUSE
    • NandoSS

      Cara, acho que é melhor você rever essa usa escolha ai…

      Se você quer um PC para 10 anos, esse seu processador já está meio ultrapassado.

      Já que você escolheu a AMD como marca para sua CPU recomendo comprar uma versão mais nova como o Phenom II X6 1090t. Acho que atualmente esse processador está muito bem encaixado na relação custo/benefício… E por conter 6 núcleos ativos, dá um banho em muitos processadores mais caros da Intel, como um Core i5…

      Fica ai a dica, abraço!

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
      • Celino Alcantara

        AMD sempre tem o melhor custo benefício.

        Faço upgrade direto, já tentei ficar no Intel, mas não dá, sempre que comparo Intel e AMD do mesmo preço, AMD tem sempre o melhor desempenho.

        Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Mauricio

          Atualmente a AMD só ganha da Intel no custo.. já quem em processamento a mesma não esta conseguindo acompanhar a Intel… Em algumas categorias os processadores Intel nem possui concorrentes AMD.

          Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Celino Alcantara

          Se for comparar pelo TOP da Intel, realmente não tem concorrentes.
          O mais importante é que se comparar AMD e Intel do mesmo preço, o AMD é melhor.

          Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Richard

        Caro amigo NandoSS, muito obrigado pela dica! Mesmo assim defendo minha teoria com 2 argumentos: 1º argumento é objetivo: na página http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-cpu-overclocking,3077-5.html do Tom’s Hardware, onde aparece a hierarquia de Processadores, o Phenom X4 965 e o X6 1090t possuem o mesmo desempenho para jogos. O 2º argumento é subjetivo: para quem (eu) ficou 7 anos com um Athlon XP 2400+, tenho certeza que esse Phenom atenderá minhas espectativas como PC doméstico, para jogos e conversões de vídeo casuais. Um abraço.

        Usando Firefox 3.6.15 Firefox 3.6.15 em openSUSE openSUSE
      • Mateus

        Acho que dura até mais de 10 anos,meu pc é de 2000 e funciona até agora =P

        Usando Opera 11.60 Opera 11.60 em Windows 7 Windows 7
        • Mauricio

          Com upgrades dura sim, principalmente upgrades de placa mães processadores (assim o pc é praticamente outro).

          Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Samuel

    comprei a GTX560TI e me arrependi logo no primeiro dia devido a travamento de memoria entre outros, tudo relacionado ao TDP da placa comprei da ECS que não oferece um suporte especial para dissipar o seu tdp de 205W ai resolvi pesquisar cooler especial para ela e achei o Cooler Arctic Cooling Accelero XTREME Plus II que resolveu o problema.. mais com isso se for compara compensava mais um play3. gente foi foda passar 4 meses jogando emulador de play1.. e depois que joguei xbox e play3 na casa de amigos tive que dar um jeito rs.

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Richter

    o mais “recomentendo” seria comprar um video game mesmo.. que é menos dor de cabeça.

    Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Compartilho da mesma opinião :)
      Comprando o console vc fica livre de incomodação até o fim da vida útil do console. Nada de se preocupar com atualizações, hardware, blá, blá, blá.

      Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • RSM

        exacto… quer jogar? compre um video game!

        Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Celino Alcantara

          Também acho mais fácil o videogame, é muito mais simples.
          Semana passada comprei o Forza Motorsport 4 (na verdade o primeiro game) depois que comprei o Xbox 360 nacional e resolvi não desbloquear. (resolvi dizer não a pirataria).
          É simplesmente inserir o DVD e jogar, sem engasgo, sem travamentos, sem instalação nem nada, é muito simples, não tem nada mais fácil, o problema é que a qualidade da imagem é muito inferior ao do PC.
          PC é muito mais poderoso, mas dá muito mais trabalho e gasto para ter uma máquina redonda.

          Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Celino Alcantara

          Mas não abro mão do PC.
          Ele tem suas exclusividades também.

          Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Celino Alcantara

          Para quem gosta mesmo de games, o idela é ter os 3: PC, Xbox 360, e PS3.
          Só assim para ter acesso a todos os títulos.

          Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Ricardo

    Cara, eu acredito que o melhor investimento sempre será o PC. Porque pra quem joga, pode reviver alguns titulos, e sem falar na manutenção, que é barata.. Agora, com as tecnologia dos processadores cada vez mas sofisticados, vai ficando mais barato. E, eu mesmo, tenho um PC montei e gastei no máximo 1,800 com, munitor. E roda RE5 tranquilo.(jogo bem pesado)!

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
  • http://GuiadoPC Klavierdll

    Para montar um bom PC é necessário também haver um equilíbrio de componentes. Migrei de uma XFX HD 4550 para uma ASUS GTX 560Ti. Resultado? Gargalo. O Core 2 Duo E6750 parece não dar conta da VGA.

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
  • Maurício

    Eu não saiu do meu conforto de montar uma maquina a meu gosto e necessidades para comprar um console… A poucos meses montei meu I5 760 e não tenho do que me queixar por em quanto em jogos. E como já foi citado equilíbrio de componentes é essencial.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Rodrigo Gonzalez

    Sinceramente, discordo de muitos aqui. Comprar um console de fato te traz a maioria (senão todos) os títulos dos PCs e alguns exclusivos. Bem bacana de fato. Não há engasgos, true story. Entretanto, uma vez obsoletos, a excessão do PS2 que se manteve vários anos no mercado, poucos jogos serão lançados para essa plataforma ultrapassada.

    Já o PC você consegue ter jogos para vida toda, obviamente será necessário um upgrade no meio do caminho. Mas o que a maioria diz ser o pior, você precisa fazer um upgrade na máquina de tempos em tempos, pode ser evitado se você investir um pouco mais na sua primeira compra. Por exemplo no meu PC eu tenho uma HD 5770, um Athlon II X3 3.1GHz, 4GB DDR2 800MHz. Até hoje, considerando que já tenho esse PC faz quase 2 anos, não tive problema algum com nenhum jogo e tudo em Full HD! O primeiro jogo que não consegui rodar nas configurações máximas mas simplesmente pq fica 2 FPS abaixo de 30 na média é Battlefield 3 que, e olha que chato, roda em High Settings que é quase tão bom quanto Maxed Out.

    Então cara, você vai investir 3000 numa máquina? Provavelmente. Entretanto, investindo 3000 agora você permanece com ela por pelo menos 2 anos. Nessa máquina eu investi uns 1500 e consegui manter por 2 sem upgrade – e nem pretendo fazer durante pelo menos mais 1 ano – que dirá com um processador mais avançado, DDR3 e Placa de vídeo de última geração?

    Agora, a questão da pirataria vai de cada um. Eu tenho alguns jogos piratas sim, mas sempre que tenho oportunidade eu compro o original. Por exemplo, eu tinha FIFA 11 pirata, comprei o original + FIFA 12 super barato só para ir para a legalidade. Outro exemplo foi GTA IV. Baixei pirata, mas arranjei uma promoção, 9 reais, comprei e estou baixando agora para o PC. Sem contar que a Steam tem milhares de jogos ótimos, além de Weekend Deals e outras promoções bem bacanas.

    Se você quer títulos exclusivos, vá com console. Se você simplesmente não se importa com isso (em outras palavras: tem amigo rico com um console) vá de PC. A experiência é maravilhosa!

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Felipe Alencar

      Onde eu assino?

      Falou tudo que eu queria dizer, mas eu quis evitar a fadiga. É isso aí Rodrigo, concordo com tudo que disse. Gastei 3000 no meu PC, e o único jogo que não consegui rodar no máximo foi GTA IV. Já vai fazer quase 3 anos que estou com ele e o único upgrade que estou pensando em fazer é de memória.

      Valeu, meu camarada!

      Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Daí vc supõe que todos tem muito dinheiro pra equipar um computador com 3 mil Reais e mais o dinheiro pro monitor bem grande, pra jogar com mais pessoas.
      Consoles são muito mais baratos e a vida útil é gigante. Xbox 360, por exemplo, é de 2005. São quase 7 anos sem gastar com atualização de hardware ou mesmo gastar tempo com isso. Além do preço a praticidade é muito melhor. Vc simplesmente compra o console e deu.

      Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Celino Alcantara

        Guilherme, na boa, games são um luxo para quem pode. Consoles são mais práticos, mas a qualidade de imagem do PC está longe de um console se igualar, muito mais de superá-los.

        Tem os games FPS para PC que são imbatíveis também.

        Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

          Montar um PC pra jogos é um luxo pra quem pode. É bem caro. Não é pra qualquer um.

          Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
      • Maurício

        Realmente sem duvidas consoles saem muito mais em conta… mais só o prazer de montar uma maquina com todas as peças escolhidas a dedo para mim ja vale o preço. Sem falar que com um PC vc não fica preso a apenas “Jogos”.

        Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Felipe Amorim

          PC é show!!!
          Mil e uma utilidades (com Windows, claro).

          Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
        • Maurício

          Certamente…. sem falar que é totalmente personalizável… coisa que não se faz com um console ( não sem perder a garantia).

          Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Carlinhos

    A fonte de alimentação é um componente muito importante e pouco notado na hora de se comprar um PC.

    Faz mais ou menos 3 anos que comprei meu PC desktop para games. Ele começou a desligar sozinho e deixou de ligar em torno de 2 meses de uso.

    Levei o PC para a loja onde o mesmo foi comprado e constatei que a sua fonte era uma genérica de 500w. Exigi a troca desta fonte por uma Seventeam de 620w e o problema foi resolvido.

    Usando Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 em Android 2.3.5 Android 2.3.5
    • KNIGHT

      Concordo com o amigo, meu pc é simples e colokei uma fonte de 500W da Thermaltake ( a original era de 250 ou 300W). E mais 2 Funs , uma grande e uma media.

      Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows 7 Windows 7
  • Rodrigo Gonzalez

    Cara, vamos lá. Guilherme. Se você quer jogar, você sabe que tem que gastar muito. Mesmo com console você tem que gastar muito. Vamos lá, você disse que você compra o console e acabou? E uma televisão decente pra se jogar o jogo? Pesquisando bem, uma televisão 32″ LED Sony Bravia Full HD na Americanas.com custa R$1499,00. Beleza, aí você compra um console. Assumindo não ser um gamer hardcore e usando o exemplo do Xbox 360 nacional, um console sai em torno de R$799,00. Só aí você já gastou R$2298,00. Vamos mais longe? Você, pessoa honesta, claro, sem dúvida, vai comprar jogo original. Encontrei jogos de 199,90, 179,90 e 129,00, então, fazendo uma média aritimética entre os três, o preço médio de um jogo original seria 169,60. O Xbox 360 está a 6 anos no mercado incluindo 2011. Vamos contar que você não seja um gamer hardcore novamente e anualmente você compre apenas 10 jogos. A cada ano com jogo você gasta R$1696. Isso tudo sem contar que o Xbox teve uma mudança de console, então nem estamos falando de R$799,00 agora, estamos falando de um preço bem mais salgado que foi quando ele foi lançado, em torno de R$1000,00.

    E o total disso tudo é R$3994,00 (sem ser console novo e a cada ano mais R$1696 dos 10 jogos x 6 anos no mercado = R$8480,00 + R$3994,00 = R$12474,00). Certeza de que ainda vale a pena ter um console?

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Felipe Alencar

      Sem falar que além do console, ele ainda vai ter um PC, mesmo que seja para tarefas simples e casuais. Um PC comum, não custa menos que R$ 1.000,00.

      Por que então não integrar tudo e ter uma máquina que atenda tanto às tarefas domésticas/casuais, quanto aos jogos mais recentes do mercado? Sem falar que comprar no Steam muitas vezes sai muito mais barato que numa loja física, e o jogo não se degrada com o tempo, como com uma mídia física.

      Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
    • Mangraviti

      Mas é claro que compensa ter um console.

      Honestamente… Quem aqui compra jogos para PC? Eu aposto que a MAIORIA monta um PC e baixa o Windows no Pirate Bay, bem como todos os jogos.

      Se você tem um console destravado, e uma TV de 32″ (duvido que seu monitor tenha esse tamanho e que sua cadeira seja tão confortável quanto o seu sofá), você pode simplesmente fazer o que todo mundo faz com PC’s: pode baixar os jogos no Pirate Bay, gravar em DVD-DL e pronto!

      Eu tenho um desktop, digamos, “top de linha” e um laptop meia boca. Me arrependo de ter gasto tanto no desktop. Por mais que a gente faça investimento, um ou outro jogo sempre dá lag. No console isso não acontece. Foi aí que decidi comprar o XBOX 360 e estou felicíssimo com ele.

      Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Slackware Slackware
      • Felipe Alencar

        Eu compro jogos para PC, Mangraviti. E conheço uma porção de gente que também compra. Serviços como Steam vieram para tirar muitas pessoas da pirataria. Eu só compro meus jogos por lá. Ah! Meu Windows 7 Ultimate também é original.

        Concordo que a minha poltrona não é tão confortável quanto meu sofá e meu monitor não é nem sequer uma TV. Mas… ei! Você joga pelo conforto ou pela diversão? Eu posso muito bem conectar a minha TV de 32″ no PC. A maioria das pessoas não compra uma TV dessas apenas para usar como monitor. Os outros membros da família também fazem uso dela, seja para assistir novela ou mesmo filmes.

        Meu PC tem quase 3 anos, e até hoje roda os jogos mais atuais perfeitamente.

        Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
      • Celino Alcantara

        Tela grande não é desculpa, vc deve saber que o conforto oferecido pelo tamanho da tela é proporcional a distancia que você fica da mesma.
        Pela distancia que ficamos do monitor do computador, qualquer tela maior do que 22/23″ passa a ser extremamente desconfortável, e uma TV de 32″ pode ser muito pequena se você estiver muito longe dela.
        Ainda fico com o monitor de 22″, o qual sempre estou bem próximo.

        Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Lucas ^^

    A uns 6 meses montei uma nova maquina, pois usar um celeron D + 512 de RAM estava soda. O Felipe falou certo “tenha bastante paciência, pois você irá pesquisar muitos preços e comparar muitos componentes.” Fiquei quase 1 mês pra montar uma maquina, sendo que meu objetivo não era ter um pc fodástico pra gamers, mas sim um PC com vida longa. Nesse caso o segredo pra mim foi escolher uma excelente configuração de placa mãe, no fim comprei uma placa que suporta até 16GB DDR3 em dual channel, processadores socket LGA 1156 (familia core i), PCI-E de 16x, DVI, HDMI etc… a única coisa que ela não suporta é UBS 3.0 e essa tal de CrossFire, mas meu foco não é games. Agora caso eu fique insatisfeito é só colocar, basicamente, mais pentes de 4GB pra rodar em dual channel ou subir de categoria de processador.

    “Se você foi uma das poucas pessoas que nasceu rica, em vez de bonita, pode optar por comprar um SSD” e as que nasceram pobre e feias como ficam? kkk

    Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Richard

      Lucas, desculpe a crítica, mas é construtiva… se vc acabou de montar uma máquina nova e não atentou para as novas tecnologias (USB 3.0, SATA 3), sua máquina já nasce defasada tecnologicamente. Daqui uns 2 anos as HD externa com tecnologia USB 3.0 serão comuns e para transferir um filme para o HD externo com essa tecnologia é 10x mais rápido. Abraços

      Usando Firefox 3.6.15 Firefox 3.6.15 em openSUSE openSUSE
  • KNIGHT

    Jogo pra mim tem que ser em plataforma para jogos. Nunca me adptei jogando em pc, não sei pq. Gosto de ver esses pcs ai tunados…

    Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows 7 Windows 7
  • FILIPE

    Legal…

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
  • Miquéias Reges

    Bem, observando todos os comentários me levei em conta que o tópico fala de um computador virado para o lado dos gamers, no caso pode custar até R$ 3,000.

    Mas, há um porém, eu tive a oportunidade de comprar um computador simples da positivo (UNION 1000), levando em conta o preço de apenas R$ 1,189 e sua configurações consideradas não tão boas,
    ele roda quase 90% dos jogos perfeitamente, se eu colocasse mais uns R$ 500 de upgrades, consiguiria rodar todos sem problema algum.

    Como o caro Rodrigo Gonzalez postou, vamos colocar o preço de um console XBOX mais simples de R$ 799 e a TV mais barata de R$ 1499 que já dá uns R$ 2298, isso já é mais caro que meu pc com vários upgrades, fora os jogos que os mais baratos talvez saiam por R$ 100 (talvez) para pc tem de R$ 20, o original.

    Alguns usuários disseram que é mais barato manter um console, bem, podemos concluir que não é, fora que daqui a alguns anos ele irá estar ultrapassado e um novo poderá estar com um preço bem salgado, emquanto uns meros upgrades sejam uma micharia.

    Fora ainda o fato do pc funcionar não só para os jogos como também para Filmes, Música, tarefas diárias e casuais. Quem conseguiria fazer um relatório de 30 páginas e envia-lo para o seu chefe no XBOX ou no PS3?

    Concluindo, o Computador tem de melhor:

    -Custo-Benefício

    -Produtividade

    -Resolução Gráfica

    -Acesso a Diversos outros tipo de mídia interativa

    -Qualidade na experiência Audio-Visual do Gamer

    -Opção Eterna de se fazer um Upgrade (coisa que não há no console)

    -Economia nos Preços dos Jogos

    -Emuladores (um novo leque de possibilidades se abre)

    OBS.: ainda prefiro ter os 2 juntos (console e pc) mas na luta PC vs. Console, o PC ganha bonito!

    Usando Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Sergio

    Interessante o artigo, amigo!

    Antes de mais nada, vou me apresentar.
    Meu nome é Sérgio e eu sou o usuário Serginho1984 dos fóruns gdh e adrenaline.

    Sou autor desse tópico nesses dois fóruns de hardware.
    http://www.hardware.com.br/comunidade/pc-jogos/1150331/
    http://www.adrenaline.com.br/forum/hardwares-em-geral/354750-pc-completo-sem-perifericos-para-jogos.html

    Peço para o pessoal dar uma olhada nesse tópico, principalmente no primeiro post, que é o principal onde contém as configurações de PC “gamer” de baixo custo.

    Como curiosidade, também tenho esse tópico com a proposta de um PC básico de baixissimo custo.
    http://www.hardware.com.br/comunidade/pc-basico/1163135/
    http://www.adrenaline.com.br/forum/hardwares-em-geral/354942-pc-completo-com-perifericos-basico-e.html

    Acessem os links.
    Tenho esses dois tópicos a mais de seis meses!

    Vocês vão mudar alguns conceitos, como exemplo que é preciso investir muita grana como em torno de 2000 ~ 3000 reais em um PC gamer.

    Não sou contra, se tiver 2000 ~ 3000 reais, ótimo.
    Sorte sua.

    Mas é possível montar PC gamer de razoável pra bom sem monitor, em torno de 800 ~ 1000 reais.
    E com monitor simples de 15,6 ou 18 polegadas em torno de 1000 ~ 1300 reais.
    Para o pessoal com restrições orçamentárias.

    Ah sim, e não coloquei componentes meia boa, não.
    Coloquei peças de baixo custo, mas boas, como placa-mae, processador, fonte com eficiencia acima de 80% e com PFC Ativo, etc.
    Em todas as configurações desses dois tópicos.

    Se alguém tiver cadastro nos dois fóruns que citei, fiquem a vontade para perguntas, sugestões e críticas no tópico que citei.
    Se não tiverem cadastro é só realizar, é bem simples e o cadastro é gratuito.

    E peço uma gentileza.
    Se for cadastrar no fórum, cite o nickname Serginho1984, pois estou sugerindo os fóruns a quem quiser se cadastrar lá. :-)
    No fórum GdH, é o campo “Referência”, se for seu primeiro cadastro, favor coloque meu nickname lá.

    Abraços
    Sérgio

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • keverton

    blz pessoal eu vou amontar um pc para jogos e vo colocar essas peça akui mas so naum sei c encaixa , naum intendo muito sobre pc me da uma ajuda…

    placa mae – asus m4a785td-v evo
    porcessador core i7 mas e caro de + me fala de um bom q e mas barato mas e q naum seje ruim tb
    placa de video – ge-force 1gb gtx 480 256 c tiver outra melhor me fala.
    memoria ddr3 8gb
    hd 1 tera sata 2 7200
    fonte 650 w c tiver outra melhor fala pra eoo
    drive – lg-gh22np20
    gabinete – leadership atx gamer transforme 2 sera q da ?
    eu queru um pc q dura mas q 5 anos
    e q naum de bug quando eu jogo

    Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Victor Denity

      Mano recomendo pra você !

      Processador: AMD Phenom II X4 955 de 3.2 GHz
      Preço: R$ 300

      Placa mãe: Asus AM3 M4A78LT-M LE
      Preço: R$ 299

      Memória Ram: Kingston 4GB DDR3 DIMM 1333MHZ PC3-10600
      Preço: R$ 85

      Disco Rígido: WD Caviar Blue
      Preço: R$ 120

      Placa de Vídeo: EVGA GeForce GT 430
      Preço: R$ 255

      Gabinete: Aerocool RS4
      Preço: R$ 185

      Fonte de Alimentação: Seasonic S12II-520
      Preço: R$ 130

      Teclado e Mouse: Teclado K291BRP e mouse B193 da Mtek
      Preço: R$ 40

      Drive Ótico: LG GH22NP20
      Preço: R$ 60

      Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic de 64-bit
      Preço: R$ 199 (OEM)

      Monitor: LG W1643C

      Super BARATO !

      Usando Firefox 22.0 Firefox 22.0 em Windows 7 Windows 7
  • ismael

    amd é phoda barato e bom tenho um processador amd x2 240 a 5 anos e nunca deu pau loogo logo vou compra um phenom

    Usando Opera 11.61 Opera 11.61 em Windows 7 Windows 7
  • thiagão

    foda!

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Victor Denity

    Eu vou montar meu PC assim… Será que ele roda jogos “monstros”? Por que eu quero jogar todos os jogos sem limitação e sem nada pra me atrapalhar…

    Comprar um PC exatamente assim:

    Processador: AMD Phenom II X4 955 de 3.2 GHz
    Preço: R$ 300

    Placa mãe: Asus AM3 M4A78LT-M LE
    Preço: R$ 299

    Memória Ram: Kingston 4GB DDR3 DIMM 1333MHZ PC3-10600
    Preço: R$ 85

    Disco Rígido: WD Caviar Blue
    Preço: R$ 120

    Placa de Vídeo: EVGA GeForce GT 430
    Preço: R$ 255

    Gabinete: Aerocool RS4
    Preço: R$ 185

    Fonte de Alimentação: Seasonic S12II-520
    Preço: R$ 130

    Teclado e Mouse: Teclado K291BRP e mouse B193 da Mtek
    Preço: R$ 40

    Drive Ótico: LG GH22NP20
    Preço: R$ 60

    Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic de 64-bit
    Preço: R$ 199 (OEM)

    Monitor: LG W1643C
    Preço: R$ 299 (OEM)

    Usando Firefox 22.0 Firefox 22.0 em Windows 7 Windows 7