Dicas e tutoriais

Inicie o Windows Vista e 7 mais rapidamente

Tela de boot do Windows 7Insatisfeito com o tempo de boot do Windows Vista ou seus derivados, como Server 2008 e 7? Desativar alguns programas e serviços da inicialização pode ajudar (ou não). Entretanto, se seu hardware, mais especificamente o processador, tiver mais de um núcleo, é possível desfrutar do maior poder de processamento já no boot do Windows.

Essa dica rápida e simples faz com que o Windows use todos os núcleos do processador (ou apenas o número que você selecionou) para iniciar o sistema. Desse modo, teoricamente, a velocidade de carregamento dos arquivos deve aumentar. Consequentemente, o tempo de espera diminui. Explicações dadas, vamos ao que interessa.

Procure no menu Inciar por “msconfig.exe” e execute-o como administrador (clique direito, Executar como Administrador). Na guia Boot, selecione a entrada correspondente ao sistema que deseja modificar e, em seguida, entre em Opções avançadas. Por lá, ative a opção Número de processadores e, logo abaixo, selecione o valor correspondente ao número de cores que seu processador possui. Em um quad core, por exemplo, deixe “4” – a menos que não deseje aproveitar todos os quatro núcleos disponíveis.

Configurações do sistemaInfelizmente, como já comentado no início, essa opção se restringe a donos de processadores com mais de um núcleo (dual cores, quad cores, oct cores, etc). Se você tem um CPU single core, isso será indiferente. No geral, a dica não tem contra-indicação, mas é recomendada apenas se o tempo de carregamento do sistema estiver muito longo. Caso contrário, a melhora será insignificante.

No meu caso não notei diferença. São examente 19 segundos para o Windows 7 iniciar. Entretanto, optei por deixar a opção ativada para poder aproveitar ao máximo os dois núcleos do processador.

Tags: Microsoft, Windows, Windows 7, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!