Dicas e tutoriais

Usando o Windows XP com o Vista – Parte 2

No artigo passado, vimos que, basicamente existem duas formas de usar dois ou mais sistemas operacionais num mesmo micro:

  • A técnica “Dual-boot” onde instalamos os sistemas em partições distintas de um HD e escolhemos qual sistema usar na hora do boot;
  • A técnica da “Máquina virtual”, onde, com a ajuda de programas como o Virtual PC ou VirtualBox, por exemplo, podemos rodar dois ou mais sistemas operacionais diferentes em uma mesma máquina de maneira simultânea.

A técnica da Máquina Virtual foi descrita com detalhes no artigo passado. Alguns leitores escreveram ressaltando o fato de que o Virtual PC 2007 só é compatível com as seguintes versões do Windows Vista:

  • Business
  • Enterprise
  • Ultimate

Realmente é o que está escrito na página de download do programa. Mas o fato é que eu testei o mesmo em uma versão Home Premium e FUNCIONOU PERFEITAMENTE! Aliás, está funcionando até agora. De qualquer forma, se o leitor estiver com receio de usar o Virtual PC 2007 numa versão do Vista não suportada, sugiro o excelente VMware Server que também é gratuito (basta se registrar para conseguir um número de série válido) e funciona de maneira muito parecida (na verdade é até mais poderoso que o Virtual PC 2007).

A técnica de “Dual-BOOT”, que apresentaremos neste artigo, é um pouco mais complicada, mas tem uma grande vantagem sobre a técnica da máquina virtual: O sistema operacional adicional (no nosso caso o Windows XP) roda em uma partição independente do Windows Vista. Isto permite que TODOS os programas e drivers feitos para Windows XP irão funcionar sem problemas. Já vimos que quando se usa uma máquina virtual (Virtual PC, VMware, etc.) podemos ter problemas com alguns programas (principalmente jogos 3D, etc.), mas se usarmos o Dual-BOOT (ou Multi-BOOT, se forem vários sistemas operacionais) este problemas não irão acontecer. Porém existem algumas desvantagens na técnica que mostraremos a seguir. A principal é que só podemos usar um sistema de cada vez, e para alternar entre os sistemas devemos reiniciar o micro. Além disso, a instalação do sistema operacional adicional dá mais de trabalho na partição da máquina real que na máquina virtual.

Bem, feita esta pequena introdução, mãos à obra! Antes de qualquer coisa, você devemos fazer um backup de TODOS os dados importantes do PC. Isto porque vamos usar um programa que trabalha com redimensionamento de partições, e apesar do risco de perda de dados ser pequeno, ele existe. Assim, não tente usar esta técnica sem antes cuidar de seus dados importantes (e-mails, documentos, favoritos, etc.)

O primeiro passo da técnica de “Dual-BOOT” é criar uma partição onde o Windows XP será instalado. Se você tem um HD que nunca foi usado e pretende instalar em seu micro para rodar o Windows XP nele, basta conecta-lo à placa-mãe e, em seguida, iniciar a instalação do Windows XP via CD. Escolha o espaço não particionado para ser usado pelo Windows XP e depois utilize os passos finais deste artigo para criar um menu de inicialização que permita a escolha de um dos sistemas na hora do BOOT.

Infelizmente a maioria dos usuários tem apenas um HD em sua máquina e ele, normalmente, é ocupado por uma única partição onde está instalado o Windows Vista. Neste caso, temos que redimensionar essa partição para “sobrar” espaço para a instalação do Windows XP. Nem todo mundo sabe, mas o Vista tem uma ferramenta que permite redimensionar partições ou volumes. No Windows XP teríamos que usar programas como o Norton Partition Magic, Acronis Disk Director, etc. para a mesma tarefa. Para acessar essa ferramenta do Windows, clique com o botão direito do mouse em meu computador e escolha “Gerenciar”.

Vai abrir a janela do programa de Gerenciamento do Computador. Clique em “Gerenciamento de Disco”. Depois clique novamente com o botão direito do mouse e escolha “Diminuir Volume…”.

Vai aparecer uma janela que mostra o Tamanho total da partição (antes da diminuição), Tamanho do espaço disponível e pede para digitar o tamanho do espaço a diminuir. Eu usei todo o espaço disponível, mas o valor vai depender da necessidade de cada usuário. Quem ainda vai usar bastante o Windows XP deve escolher um tamanho que suporte o Windows XP e suas aplicações. Digitado o espaço a diminuir, basta clicar no botão “Diminuir”.

Depois de realizada esta tarefa teremos o Disco 0 com um espaço não alocado. Vamos usar o Gerenciador de Disco para criar e formatar a partição onde o Windows XP será instalado. Clique com o botão direito do mouse e escolha “Novo Volume Simples…”.

Vai aparecer um Assistente para novas partições simples. Clique em “Avançar”.

Na janela que aparecer, marque a opção “Formatar este volume com as seguintes configurações” e escolha o sistema de arquivos “NTFS” o tamanho da unidade de alocação “Padrão” e também marque a caixa: “Executar uma formatação rápida”. Clique em “Avançar”.

Clique em “Concluir” para fechar o assistente.

Feche o Windows Vista e inicie o computador com o CD de instalação do Windows XP no drive óptico. Não se esqueça de configurar o SETUP da máquina para dar BOOT via CD. Quando aparecer a frase “Pressione uma tecla para iniciar do CD…”, aperte a barra de espaço. O programa de instalação do Windows XP vai começar.

Inicie a instalação normalmente e escolha a partição recém criada para a instalação do sistema.

Na tela seguinte, como já formatamos a partição dentro do Gerenciador de Disco do Vista, escolheremos “Não alterar o sistema de arquivos atual”. Se não tivéssemos formatado a partição criada para o Windows XP, poderíamos escolher uma das outras opções. A instalação do Windows XP deverá ocorrer sem problemas.

Porém, após a instalação do XP, percebe-se que o Vista sumiu!

Na verdade o Windows Vista continua instalado, mas não é possível dar BOOT por ele. Para resolver este problema vamos precisar do disco de DVD ou CD de instalação do Windows Vista. Iniciamos o computador com o disco no drive óptico e pressionamos a barra de espaço quando aparecer a frase: “Pressione uma tecla para iniciar do CD ou DVD…”.

Clicamos em Avançar e escolhemos a opção “Reparar o Computador”.

Em “Opções de Recuperação do Sistema” escolhemos Microsoft Windows Vista e clicamos em “Avançar”.

Na janela seguinte clicamos em “Prompt de Comando”.

Na janela que se abrir digite:

Bootrec.exe /fixMBR e depois dê um ENTER

Bootrec.exe /fixBoot e depois dê um ENTER

Em ambos os casos você deverá receber uma mensagem de que a operação foi concluída com êxito.

Uma dica: se não estiver achando a barra ( / ) em seu teclado, faça o seguinte: mantenha a tecla ALT pressionada e digite no teclado numérico o número 47. Depois solte a tecla ALT.

Pode retirar o DVD do Vista e reiniciar o PC. Mas agora quem sumiu foi o Windows XP! Cadê o “Dual-BOOT”? Calma! Deixe o Vista carregar e clique com o botão direito do mouse no “Prompt de comando” (que fica dentro dos “Acessórios”). Escolha a opção “Executar como administrador”.

No Prompt de comando, supondo que a partição do Vista use a letra C, digite:

bcdedit –set {ntldr} device partition=C: e depois dê um ENTER

bcdedit –set {ntldr} path \ntldr e depois dê um ENTER

bcdedit –displayorder {ntldr} -addlast e depois dê um ENTER

bcdedit –set {ntldr} description “Microsoft Windows XP BR” e depois dê um ENTER

Em todos os casos você deverá receber uma mensagem de que a operação foi concluída com êxito.

Pronto! Agora é só reiniciar o Windows Vista e deverá aparecer um menu com a opção do Windows XP!

Espero que os dois artigos sejam úteis para quem precisa usar o Windows Vista e também o Windows XP no mesmo PC. Até a próxima e um grande abraço!

Tags: Windows Vista, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!