Dicas e tutoriais

Dica: Como adicionar novas fontes e novos modelos no Google Docs

O Google anunciou, há algum tempo, algumas melhorias para o Google Docs, que agora é integrado ao Drive, serviço de armazenamento de arquivos lançado há pouco tempo pela empresa. As novidades incluíam nada mais que 450 novas fontes e 60 novos modelos de edição, que já estão disponíveis para a maioria dos usuários, senão todos. Veja onde encontrar estes novos itens e adicioná-los ao seu documento.

Novas fontes no Google Docs.
Novas fontes no Google Docs.

Por padrão, qualquer tipo de documento criado pelo serviço do Google tem cerca de 20 fontes para uso do editor, mas é possível adicionar mais. Abra um documento qualquer, ou crie um, e vá no menu dropdown de fontes. No menu, escolha a opção Adicionar fontes…. Uma janela se abrirá e várias fontes estarão disponíveis. À medida que você vai baixando a lista, mais fontes vão sendo carregadas. Escolha algumas que fazem seu gosto e clique nelas para adicioná-las à lista principal.

Modelo de currículo do Docs.
Modelo de currículo do Docs.

Para adicionar modelos ao Docs, visite a respectiva página dentro do Google e escolha um dentre todos os modelos. Lá existem várias categorias de templates. Existem opções relacionadas a trabalho (currículo, relatório, etc.), casuais (newsletter, receita, etc.), escola (certificado, relatório, notas de alunos), diversão (viagens, fotos, músicas), e estas são apenas algumas variações. Clicando em Click here to browse all templates, todos os modelos serão mostrados, fica a seu critério encontrar o melhor e usá-lo. Ao selecionar um modelo, uma pré-visualização dele aparecerá. Se você gostou do modelo, basta clicar em Usar este modelo e adaptar seu texto a ele.

Então esta foi a nossa coluna Dicas desta semana. Cada vez mais a instalação de suítes de escritório no computador, tais como Microsoft Office, se faz menos necessária. Tanto a Microsoft como a Gigante das Buscas oferecem soluções bem maduras neste respeito e que rodam diretamente do seu navegador, sem a necessidade de instalar programas no seu disco rígido. Diga-nos: você já faz uso destas soluções na nuvem? Ou não abre mão da instalação física no seu PC?

Espero que a dica de hoje lhe tenha sido útil e lhe ajude posteriormente. Lembramos que você pode, a qualquer momento, nos enviar uma sugestão de pauta. Basta nos enviar o e-mail para o endereço [email protected] ou através deste formulário de contato. Veja outras dicas anteriormente publicadas aqui no Guia do PC:

Tags: Dicas, Google, Internet

Você também vai gostar

Leia também!