Dicas e tutoriais

Dica: Como fazer declaração do Imposto de Renda pela internet

Nota do editor: Este texto nos foi enviado pela prezada leitora Cristina Fortes. Agradecemos muitíssimo pela disponibilidade e disposição em ter escrito e nos enviado o post. Valeu! :D Caso queira fazer como ela e ver seu texto publicado aqui, basta nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou preencher o formulário de contato. Conversaremos a respeito.

Brasileiro tem uma mania feia que eu, inclusive, compartilho: deixar tudo para a última hora! É incrível! Todas as contas, compromissos, etc.. só são pagos ou cumpridos na data limite, no prazo final. O mesmo não poderia deixar de ocorrer com a declaração do imposto de renda. Todo ano, religiosamente, os brasileiros têm de sentar e prestar contas com o Leão do Fisco, ou seja, a Receita Federal. Declaramos nossos ganhos, bens, dependentes e tudo o mais que for relevante para destinar uma parte de nosso salário à educação, saúde, segurança, transporte público e todo o resto. Bem, pelo menos em tese, né? Já faz algum tempo a declaração do IR pode ser feita pela internet. é uma forma muito cômoda e segura de fazer isso. No entanto, muitos ainda cultivam dúvidas sobre o assunto. Com este artigo, pretendemos sanar todas essas dúvidas e lhe ensinar como declarar seu imposto de renda pela internet. Vamos lá?

O meio pelo qual a declaração do imposto de renda deve ser feita é o programa da Receita Federal (IRPF), que pode ser baixado diretamente em seu website. O software é multiplataforma, ou seja, possui versões para os principais sistemas operacionais do mercado (Windows, Linux e Mac OS X) e exige o plugin de Java instalado em seu computador. Se não tem esse plugin instalado ainda, clique aqui para ser direcionado até o site da empresa e efetuar o download. A instalação é muito simples e pode ser feita por qualquer pessoa, bastando seguir os passos do instalador. É o bom e velho Next>Next>Finish. Porém a sua operação requer atenção e alguns conhecimentos mais específicos sobre o significado de cada seção. Esta é a tela inicial do IRPF:

programa-receita-federal
Tela inicial do programa da Receita Federal

A primeira parte do programa traz campos que devem ser preenchidos com informações pessoais, números de documentos e outros dados, incluindo o número do recibo da declaração feita no ano anterior. Todas essas informações são obrigatórias. A seção seguinte requer informações sobre dependentes, ou seja, pessoas que dependem diretamente de você. Filhos, esposas, pai e mãe podem ser considerados como dependentes, dentro de certas condições.

Os ganhos auferidos no ano imediatamente anterior devem ser informados em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular“. Essas informações normalmente constam em um documento que é fornecido pelo RH das empresas, com dados como contribuição à Previdência Oficial, 13º salário e imposto retido na fonte. O contribuinte ainda terá que informar outros rendimentos, como férias e verbas de rescisões trabalhistas de “Rendimentos Isentos e não Tributáveis“. Rendimentos de cadernetas de poupança também devem ser informados nesta seção.

Em “Bens e Direitos” o contribuinte presta esclarecimentos sobre seus bens materiais, como casas, terrenos, carros, caderneta de poupança e outros que podem ser encontrados em uma listagem do próprio programa. É importante informar tudo para que a Receita possa acompanhar, no decorrer dos anos, a evolução do seu patrimônio. Uma vez concluído o preenchimento da declaração, clique em “Verificar Pendências” para checar se algo deixou de ser feito de forma correta. Em seguida, clique em “Cálculo do Imposto” para visualizar o quanto tem a pagar ou receber, além de preencher os dados relativos à sua conta bancária. Finalizando todas as etapas, faça uma revisão detalhada e use o comando “Transmitir via Internet” para enviar a sua declaração do imposto de renda para a Receita Federal.

imposto-de-renda

O programa da Receita Federal oferece ainda uma série de recursos para detalhar outras fontes de renda, incluindo recebimentos do exterior, ganhos com atividade rural ou renda variável, geração de DARF para pagamento de imposto devido ou multa. Basta ler as opções do programa com calma e tirar um tempo para preencher a sua declaração, de forma a evitar erros por equívoco provocados pela pressa. Uma última dica para o contribuinte que está fazendo sua própria declaração é acessar um tutorial do programa da Receita Federal. Isso poderá ajudar a fazer a sua declaração de forma mais segura e evitar problemas posteriores.

É isso. Espero que tenham curtido a dica e que ela seja útil para você que, assim como eu, deixa tudo para a última hora. Declarar o imposto de renda pela internet exige paciência e atenção, mas não é difícil. Espero que tenhamos ajudado e até a próxima semana, com uma nova coluna Dicas. Enquanto isso, por que não dar uma olhada nos textos anteriores desta coluna?

 

Tags: Dicas, Downloads, Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!