Veja mais notícias

Dicas para Windows: Como descobrir se alguém está usando seu PC

09 Comentários

O fato do seu computador ser conhecido como PC (Computador Pessoal, na sigla em inglês) diz tudo. E já que computadores são pessoais, você não vai querer que mais alguém mexa nele e fique vendo o que você tem guardado por aí, como suas fotos, documentos, bem como histórico de navegação. Mas também sabemos que nem sempre isso é possível e que uma hora ou outra, alguém pode usá-lo e acabar vendo os arquivos que você tem salvo ou por onde você anda navegando e… mais algumas coisas nada agradáveis.

Desta forma, não é difícil entender como é incômodo quando alguém passa a usar o seu computador sem o seu consentimento. Eu costumo dizer que computador é igual carteira, ninguém deve mexer, de tão pessoal. Mas se você suspeita que tem alguém usando o seu PC sem o seu conhecimento, existem formas de tirar isso limpo. E não, não estou falando de nenhum programa espião ou algo equivalente. Estou falando de recursos do próprio Windows. Ficou curioso, né? Bem, se você quer descobrir se mais alguém anda usando o seu precioso computador ou notebook enquanto você está fora, é só seguir as dicas abaixo.

Itens recentes

O Windows oferece uma  lista dos últimos documentos que foram acessados no seu computador, estejam eles no próprio disco, ou mesmo em um pendrive. Para acessá-la, vá ao Windows Explorer e digite o seguinte na sua barra de endereços: “%appdata%\Microsoft\Windows\Recent” (sem as aspas). Então tecle Enter. Os itens nessa pasta foram os últimos a serem acessados no seu computador. Basta organizá-los pela data de modificação e ver se algum foi acessado horário em que você não estava no computador.

Itens recentes do Windows

Não queiram saber o que acesso no meu computador.

Eventos do Windows

O Visualizador de Eventos do Windows, que mostra tudo que aconteceu de importante no seu sistema, não é usado para muita coisa, e você geralmente só precisa dele para tentar diagnosticar um problema qualquer no seu PC. Ou nessa dica que você está lendo, afinal, ele é um excelente modo de ver quando alguém usou o seu computador, sabendo os horários em que ele foi ligado. Vamos lá!

Primeiro, abra o menu ou a tela Iniciar, dependendo do seu sistema operacional (se for Windows 7 ou 8) e digite “eventos”. No caso do Windows 8, será necessário clicar em Configurações, na direita da tela. Aí, entre na opção principal que deve aparecer.

Encontrando o Visualizador de Eventos do Windows

Encontrando o Visualizador de Eventos do Windows

Agora, clique duas vezes em “Logs do Windows“, na esquerda da janela, e depois em “Sistema“. E depois clique em “Filtrar Log Atual…“, na direita. Na janela que abre, procure pelo menu drop-down “Fontes de evento“, e selecione nele a opção “Power-Troubleshooter“. Feito isso, clique em OK. Complicado? A imagem abaixo exemplifica perfeitamente os passos que você deve seguir.

Visualizador de eventos do Windows

Não se perca na ordem dos passos.

Feito isso, você deve ver, no meio da janela do Visualizador de Eventos, quando o seu sistema foi usado. Se ver algum horário estranho, em que você não usou o sistema ou até mesmo estava fora de casa, já sabe o que aconteceu. Alguém está usando o seu PC sem o seu consentimento.

Histórico

O histórico dos navegadores não serve apenas para denunciar quando você entra em sites… err… educativos, digamos. Ele também é útil na nossa dica para ver quando alguém anda mexendo no seu computador. E isso nem é tão difícil: é só abri-lo e ver quais foram os sites visitados. Se ver sites estranhos ou mesmo sites comuns acessados em algum horário onde você não estava usando o PC, pode começar a se preocupar. Veja como se abre o histórico de navegação em alguns navegadores na imagem abaixo:

Histórico de navegação

Assim se abre o histórico no Firefox, Chrome e Internet Explorer.

Outros programas

Não é só com os recursos já disponíveis no Windows que você pode ver quando alguém estranho anda usando ele. Muito pelo contrário, há uma gama de outras ferramentas adicionais, como  o Desktop Spy Camera, RamHook e KidLogger, onde é possível capturar tudo que é mostrado ou digitado no seu computador e não deixando nada passar despercebido pela sua vigilância. São programas de grande valia até para pais que querem controlar o que seus filhos pequenos andam vendo na internet ou com quem andam conversando.

Desktop Spy Camera

Olha aí o Desktop Spy Camera pronto para entrar em ação.

E se você quer ver o que se passa no seu computador em qualquer lugar, fica a dica: instale um programa de sincronização de arquivos na nuvem, como o Dropbox, Google Drive ou o SkyDrive, e mande todos os registros gerados pelos aplicativos que monitoram o seu computador para a pasta do programa de sincronização. Assim, você só precisa de um dispositivo com internet para vigiar o seu PC, não importa onde você esteja.

Com todas essas dicas, você acabou flagrando alguém usando o seu computador? Então, já pensou em usar uma senha nele? Nem é tão difícil assim, você protege os seus arquivos e mantém todas aquelas coisas pessoais que você faz no computador a salvo de olhares indiscretos. Bom, esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Espero sinceramente que tenha curtido! Se quiser mandar alguma sugestão de pauta, dica, crítica ou elogio (se merecermos) pode fazer isso através do e-mail contato@guiadopc.com.br ou pelo nosso formulário de contato. Aproveite e veja outras dicas que publicamos anteriormente nessa coluna:

sobre o autor
"Um estudante que gosta de internet, internet e... internet! E que também passa um bom tempo navegando pela grande rede de computadores em um monte de outros sites por aí."
  • Patrick Santos

    Resumo: Use senha no computador!.

    Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Maurício

    Como dito, nada melhor do que uma boa senha e uma conta de visitante básica sem privilégios.

    Usando Google Chrome 21.0.1180.83 Google Chrome 21.0.1180.83 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • knight

      Falou o xato de plantão, malditos velhos aposentados que não tem o que fazer, vai dar pão aos pombos, molhar planta, e tenta ser menos xato cara pqp.

      Usando Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 em Windows 7 Windows 7
      • Mauricio

        Tem o que fazer não? Porque não vai cuidar de sua vida Troll, só aparece aqui pra falar besteira e se preocupar com comentarios alheios.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
        • knight

          troll? uyy aprendeu rapido heim xatão.
          Errado muito antes de vc aprender a escrever eu ja frenquentava aki , viu a diferença?

          Besteira foi o q vc falou pra mim no GUIA respostas, e vem aki se mostrar o baum, to pensando em colar aki a porcaria que vc falou.

          CUIDADO NO GUIA DAS RESPOSTAS ESSE CARA SÓ FALA MER4@

          Usando Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 em Windows 7 Windows 7
  • Emerson

    Hj em dia coloco senha em tudo o que é possível: note, desktop, smartphone. Neste último, eu uso um “ligue 4″ do Android, que só entra se eu deslizar meu dedo pelos pontos certos. Facilita bastante…

    Usando Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 em Ubuntu x64 Ubuntu x64
  • Alderiva Maria

    Obrigadão por postar uma dica tão boa!! Valeu aí!!

    Usando Google Chrome 25.0.1364.97 Google Chrome 25.0.1364.97 em Windows 7 Windows 7
  • Homero Krempel

    Rodrigo, boa tarde… segui os passos indicados, mas percebi que posso deletar o que consta na pasta… e se o intruso souber disso e antes de sair apagar o rastro deixado… o que fazer?

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • http://www.guiadopc.com.br/ victor

    achei muito bom isso e descobri que tinha alguem mechendo no meu pc e descobri que era meu pai onde se viu isso? bom mas agora ta tudo certo valeu galera do guia do pc ;)

    Usando Beamrise 27.3.0.5964 Beamrise 27.3.0.5964 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition