Dicas e tutoriais

Panda USB Vaccine: Proteja seu pen drive

Um dos grandes problemas hoje para quem não usa antivírus são os pen drives. Com a popularização desses dispositivos, muitas pragas virtuais se espalham pelas portas USB alheias. E com a ajuda do autoexecutar do Windows, os vírus fazem a festa.

O que esses vírus de pen drive fazem é basicamente modificar o arquivo autorun.inf, o qual fornece informações para o Windows sobre o que executar quando um dispositivo é conectado ao sistema. Em versões antigas do sistema da Microsoft, o aplicativo informado nesse autorun.inf era executado automaticamente. No Windows Vista, uma janela intermediária foi implementada, deixando ao usuário a decisão de executar o autorun.inf, explorar o dispositivo, entre outras opções. Entretanto, isso não foi o suficiente para deter todas as ameaças. Algumas pragas conseguem disfarçar a opção de explorar os arquivos, enganando muitos usuários desatentos.

Ainda em desenvolvimento (beta), o Panda USB Vaccine é um pequeno e gratuito aplicativo que resolve esse problema. Resumidamente, ele desativa o que foi explicado acima.

Panda USB VaccinePara desativar o recursos de autoexecução do Windows, basta clicar em Vaccinate computer. Essa alteração também pode ser feita pelo registro do Windows, mas certamente é muito mais cômodo apenas clicar em um botão. Também é possível reverter o processo pelo menos botão, depois com o nome Remove vaccine.

Para “vacinar” seu pen drive, obviamente, conecte-o no seu computador. Antes de tudo, verifique se o dispositivo está formatado em FAT ou FAT32. Infelizmente, o Panda USB Vaccine só trabalha com esses sistemas de arquivos. Por fim, escolha a letra que o Windows atribuiu ao pen drive no Panda USB Vaccine e clique em Vaccinate USB, logo ao lado.

Ao vacinar um pen drive, o Panda USB Vaccine simplesmente cria um novo autorun.inf, não permitindo com que ele seja alterado ou deletado por nenhum programa (mal intencionado ou não) ou pelo usuário. O ponto negativo é que, para remover a “vacina”, é necessário formatar o pen drive.

Vale ressaltar que essa ferramenta não garante que seu pen drive fique livre de vírus. Ela apenas impede que pragas alterem o autoexecutar do pen drive e desativa esse recurso do Windows. Se você não utiliza antivírus, verifique periodicamente se existem arquivos ocultos no pen drive. A maioria desses são pragas escondidas. Entretanto, um antivírus é sempre bom nesses casos.

Fonte: Life Rocks.

Tags: Hardware, Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!