Problemas técnicos irritantes e baixa variedade de inimigos
Por fim, chegamos a hora de encontrar os grandes defeitos de BioShock, que, claro, não é totalmente perfeito.
Em alguns computadores, o jogo pode apresentar freezes (congelamentos) bizarros, até mesmo em PCs que superam de longe os requisitos recomendados do jogo. Quando testamos o jogo na configuração citada no final da análise, sempre enquanto estávamos tentando resolver um mini-game de hacking, o jogo congelava por alguns instantes e voltava ao normal em seguida. Nos piores casos, o congelamento ia e voltava, quase impossibilitando-nos de jogar. Felizmente, isso não acontece sempre, e a incidência desses problemas é baixa.
Outro defeito que ainda pode desanimar os jogadores que procuram por variedade ampla de combates e inimigos, é o fato de jogo ter uma variedade muito pequena deles – menos de 10. Os inimigos mais básicos são os Splicers, nome dado aos cidadãos malucos da cidade. Esses inimigos ainda se dividem em mais 5 categorias. Os “Thuggish Splicers“, que são os mais comuns e atacam com armas simples, como canos ou chaves-inglesas; os “Leadhead Splicers“, que já utilizam armas de fogo; os “Spider Splicers”, capazes de escalar paredes e atacá-lo com uma agilidade incrível; os “Houdini Splicers”, com capacidade de se tele-transportar; e por fim, os “Nitro Splicers”, que representam a classe mais durona desses inimigos. Todos eles com seus pontos fortes e fracos. O resto da escória inimiga é composta pelos Big Daddies e suas Little Sisters, além dos robôs voadores enviados como defesa dos aparelhos de segurança.
O jogo, até em suas dificuldades mais altas, é de certo modo fácil devido a sua penalidade “leve” de morte. Assim que o jogador é fatidicamente morto, você renasce dentro de uma Vita-Chamber, uma câmara encontrada por determinados pontos no cenário, possibilitando-o de continuar a missão normalmente a partir dali, como se você nunca tivesse morrido. É mais fácil entender a penalidade de morto de BioShock com uma regressão e não de fato uma penalidade. Para deixar o jogo mais fácil ainda, não importa quantas vezes você morra, você sempre irá renascer na Vita-Chamber mais próxima – não há um “game over”.