Notícias

Possível “virus outbreak” amanhã!

Segundo informações divulgadas pelo G1, o vírus chamado de Conficker, criado para transformar vários computadores em zumbis, que já infectou 12 milhões de máquinas ao redor do mundo, deve executar um comando simultâneo amanhã, dia 1º de abril, dia da mentira.

É possível que ocorra um “oubreak” – surto, em português -, já que, segundo as empresas de segurança que acompanham a ameaça, os criadores do código malicioso do Conficker deverão assumir o controle dos milhões de computadores já infectados pela praga – formando algo conhecido como botnet – e enviem toneladas de spam ou pacotes de dados com o objetivo de derrubar servidores.

biohazard

Parece que o Conficker deverá causar um estrago bem significativo se seus criadores resolverem botar em prática seus planos de dominação mundial no dia de amanhã. Mas, de acordo com Richard Wang, pesquisador da empresa de segurança Sophos, não haverá nenhum tipo de cataclismo, já que não faz sentido “derrubar” a internet, sendo que os criadores da praga não teriam o menor lucro.

Aliás, há uma aliança que planeja deter o vírus – a Conficker Cabal – e um preço pela(s) cabeça(s) de seu(s) criador(es): a Microsoft está oferecendo US$ 250.000 para quem encontrá-lo(s). Jose Nazario, chefe de pesquisas da Arbor Networks, diz que o Conficker deve sim causar algum dano, mas não se sabe o que será e suas consequências.

Esquema de ação do Conficker (em inglês)
Esquema de ação do Conficker (em inglês)

Por fim, a única coisa que se sabe é que o vírus utiliza uma brecha no Windows (que já foi corrigida em outubro do ano passado). Para quem não atualizou o sistema operacional e não fechou o tal rombo, é como estar “jogando roleta russa”, segundo um engenheiro da gigante de Redmond. Se você quer ter certeza que o Conficker não está na sua máquina, as seguintes ferramentas podem ajudá-lo a detectá-lo e removê-lo:

Vale lembrar que segundo um levantamento da F-Secure, o Brasil é o segundo país mais infectado pelo Conficker com 34.814 IPs hospedeiros, superado apenas pela China, com 38.277 IPs. O que chama a atenção é a diferença desse número para o terceiro colocado, a Rússia, que tem 24.526 IPs carregando a praga. Veja a tabela abaixo.

IPs infectados País
38.277 China
34.814 Brasil
24.526 Rússia
16.497 Índia
14.767 Ucrânia
13.115 Itália
11.675 Argentina
11.117 Coréia do Sul
8.861 Romênia
6.166 Indonésia

Ok, e se for apenas uma mentira de 1º de abril dos criadores do Conficker?

Fonte: G1 Tecnologia

Tags: Microsoft, Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!