A Sun, agora Oracle, lançou há poucos dias a versão 3.1 do OpenOffice, pacote com diversos aplicativos voltados a produtividade, como o Writer, Calc e Impress. A nova versão chega repleta de melhorias e com novos recursos.
Para listar apenas o básico, podemos destacar as melhorias na visualização de imagens e gráficos, com a introdução de Antialiasing para renderiza-los. Além disto, temos agora a possibilidade de, ao arrastar um objeto, como uma figura, ver sua sombra, facilitando o manuseio de imagens no documento. O recurso File Lock, que impede outros usuários de modificar um documento em uma rede, foi aprimorado, possuindo agora seu próprio mecanismo para realizar o travamento, já que, segundo os desenvolvedores, não é possivel confiar no sistema operacional utilizado pelos usuários, uma vez que o software é multiplataforma.

Writer
No Writer, equivalente ao Word, do Microsoft Office, a mudança mais visível foi na seleção de texto, que, agora, é translúcida, ao invés daquela inversão de cores deixando-a em preto e branco. Como dizem os desenvolvedores, mais suave para os olhos, melhor para a produção. De fato é algo que contribui para um melhor visual do programa, tornando-o mais atrativo ao usuário, e só quem usa o OO.o (OpenOffice.org) sabe que isto é necessário. Os Comentários, aquelas pequenas notas ao lado do texto, ganharam algumas melhorias, como possibilidade de busca e de inserção de respostas, o que facilita a vida de quem compartilha o documento com outros autores. Uma maior integração do framework de gramática e a adição de um novo estilo de parágrafo, chamado Outline, que permite ao autor transformar um parágrafo no documento em um título, independente dos outros estilos pré-configurados, também merecem destaque.

Calc
Para o concorrente do Excel, o maior número de novidades. São coisas simples, implementadas para deixar as coisas mais práticas. A primeira delas, e a que mais chamou a atenção, foi a introdução de uma barra de zoom, no canto inferior direito, idêntico ao recurso já existente no Writer. O controle responde muito bem ao comando, sem lags ou travamentos. Entre outras, há também a opção de renomear uma planilha clicando duas vezes sobre ela, além de melhorias em recursos já existentes, como ordenamento de colunas mais dinâmico e inteligente, e fórmulas, que agora são mostradas junto às células.

Impress, Base e gráficos
No Impress, programa voltado a criação de apresentações, como o Powerpoint, foram inclusos botões para ajustar o tamanho das fontes diretamente na barra de ferramentas. O Base – como o nome já sugere, software de banco de dados – foi atualizado com algumas funções úteis. A edição de documentos SQL ficou mais prática, com esquemas de destaque da sintaxe, identificando termos em cores distintas, definidas pelo próprio usuário. A possibilidade de criar macros e inserir scripts em cada elemento do banco de dados também é possível, não limitando a execução apenas ao documento propriamente dito, mas em cada subelemento, como formulários, relatórios e tabelas.

A função de gráficos ganhou diversas opções para a inclusão de eixos – como na figura abaixo – e diferentes maneiras sobre como o OpenOffice irá lidar com informações faltantes, podendo deixar um buraco, presumir que o valor seja 0, ou, simplesmente, continuar o caminho.

Instalação
Instalar o OpenOffice.org 3.1, ou BROffice aqui no Brasil, é uma tarefa relativamente descomplicada. Em ambiente Windows é simples, basta seguir a velha fórmula. Desinstale o antigo, baixe o novo e prossiga com os passos. No Linux, entretanto, o negócio complica só um pouquinho. Mas, fique tranquilo, caro novato, pois não chegaremos perto da linha de comando.
O portal Linux da Softpedia montou um tutorial muito bom para atualizar a versão do OO.o para a atual. Então, deixo aqui a dica original, repleta de imagens, e passarei as estapas apenas em texto, para aqueles que não dominam inglês. Lembrando que o sistema em questão é o Ubuntu 9.04.
1- Em Sistema > Administração, vá em Canais de Software, clique na aba Programas de Terceiros e adicione ao repositório: deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu jaunty main Mude Jaunty para Intrepid, caso ainda utilize a versão 8.10;
2- Baixe a chave de autenticação e adicione-a clicando na penúltima aba, pressionando o botão Importar; Daí é só selecionar o arquivo baixado e clicar em OK;
3- Recarregue sua lista de repositórios;
4- Abra o Gerenciador de Atualizações e aguarde até que ele carregue as informações. Depois, será informado de que nem todas as atualizações podem ser feitas, dando-lhe a opção de realizar uma atualização parcial. Faça isso. Ele irá pedir para remover alguns pacotes, basta concordar;
5- Aqui, a Softpedia recomenda ir em Adicionar/Remover, no menu Aplicativos e instalar OpenOffice.org Suite, contudo, comigo não deu certo. Fui ao Synaptic, busquei pelo mesmo pacote e prossegui com a instalação. O problema é que alguns pacotes precisavam ser removidos, e isso só poderia ser feito através do Synaptic, ou pelo terminal. Após instalar, o que pode levar algum tempo, o OpenOffice 3.1 estará prontinho.
Obs: Como podem perceber pelos Screenshots, a suíte está em inglês. Lembramos que este pequeno tutorial foi seguido pela equipe e deu tudo certo. Mas, como de costume, siga por sua conta e risco, não nos responsabilizamos por eventuais problemas causados em seu computador. Caso tenha algum problema, utilize nosso fórum para gritar por socorro. Ajudaremos naquilo que estiver em nosso alcance.
Fontes: Softpedia, OpenOffice.org